Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações colegas.

Venho aqui, humildemente, requisitar vossas ajudas.

Recentemente comprei um PC Gamer para trabalhar e jogar um pouco. Durante o processo de instalação está tudo dando certo. Todavia, na hora que fui instalar o Water Cooler fiquei na dúvida onde devo colocar o cabo de 4pinos da bomba do Water Cooler. Na minha placa-mãe não tem a conexão AIO_PUMP, apenas CPU_FAN, CHA_FAN e CPU_OPT.

Neste caso, devo instalar a bomba no CPU_FAN?

Tenho ciência que, após a instalação devo entrar na BIOS e configurar a curva de rotação da bomba para 100%

Obrigado pela atenção de vocês.

Informações necessárias:

Processador: Ryzen 7 5700x

Placa-mãe: TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II

Water Cooler: Water Cooler Rise Mode Gamer Black, RGB, 240mm, Preto - RM-WCB-02-RGB

• 7 meses depois...
  • 3 meses depois...
Postado
Em 08/12/2022 às 23:13, Tiago_Alves. disse:

..apenas CPU_FAN, CHA_FAN e CPU_OPT.

Neste caso, devo instalar a bomba no CPU_FAN?

Não, o ideal é ligar os fans do radiador no CPU_FAN, porque esse conector gerencia dinamicamente a RPM dos fans em função da temperatura do CPU.

Ligue a bomba no CPU_OPT e no BIOS mude para que este conector mantenha 100% de RPM ou full speed (depende do BIOS). A bomba deve girar RPM constante.

Claro, pode ligar em qualquer conector e reconfigurar de acordo no BIOS, mas vai ter mais trabalho para ter o mesmo resultado.

Postado
36 minutos atrás, Leo Collette disse:

@1lokos Em meu caso que não tenho o CPU_OPT, conectaria a bomba no CHA_FAN ?

Sim, fará o mesmo efeito, seja qual conector que conectar o cabo da bomba certifique-se de ajustar no BIOS para que o conector mantenha rotação constante - 100% ou "full speed".

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!