Ir ao conteúdo

é possível montar placa de vídeo externa?

Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

Postado

Meu objetivo é montar uma placa de vídeo para meu notebook (possui 2 portas USB e um HDMI disponível).

Mas me dá um nó na cabeça pois acredito que a placa consuma mais energia e tem a questão de fonte, estabilizador e afins.

Eu gostaria de manter o meu Notebook e não precisar de comprar um Desktop.

Podem me dizer se é possível? Se sim, o que devo comprar?

Postado

@Raturso

12 minutos atrás, Raturso disse:

Mas me dá um nó na cabeça pois acredito que a placa consuma mais energia e tem a questão de fonte, estabilizador e afins.

NUNCA utilize estabilizadores, não serve pra nada, se quer proteção, use um filtro de linha, uma marca que recomendam bastante é a iclamper.

Agora para o tópico em mãos, sim é possível fazer o que você quer, recomendo dar uma estudada antes de comprar qualquer coisa, olhe em tópicos mais antigos e vídeos de youtube, eu mesmo já pensei em fazer essa façanha, mas não é tão simples assim.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Raturso disse:

estabilizador

Pra que você quer uma praga dessas ?

Enfim.

Melhor dar uma avaliada em como fazer, pois como o amigo @PlayerUzumaki  citou, não é uma coisa tão simples.

Dos eGPU que já vi ser feito, usava conexão da placa de rede Wi-Fi do note para conectar a placa de vídeo com adaptador, os mais recentes vi usar a conexão M.2.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Só lembrando que nesse tipo de conexão a placa de vídeo funciona de forma "capada" em PCIe x4 no caso da conexão M2, portanto não adianta colocar uma placa de vídeo muito forte como a RX 6600 ou a RTX 2060 pois ficarão muito limitadas. Neste caso recomendaria no máximo uma GTX 1650...

Se o seu notebook for mais antigo talvez a unica opção seja utilizar a conexão mini PCIe x1 da placa wifi. Nessa situação recomendo usar placas bem mais simples como a GTX 750 ou a RX550 pois como a conexão é x1 então a limitação é bem maior.

Postado

@gutopereira Existem placas externas que usam conexão thunderbolt também se não estou enganado (lembro de ter visto um vídeo do Linus onde ele colocou uma 3090 em um notebook via um cabo externo, não lembro qual era, acho que era thunderbolt mesmo), seria a melhor opção, mas nem todo notebook tem essa entrada.

• Curtir 1
Postado

A vantagem da conexão thunderbolt é que voce não precisa abrir o notebook, pois bastaria conectar a eGPU na porta USB-C, mas a limitação da largura de banda continuaria sendo PCIe 3.0 x4

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...