Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

5. Escreva um programa que, a partir de um nome informado pelo usuário, exiba suas iniciais.

As iniciais são formadas pela primeira letra de cada nome, sendo que todas deverão aparecer em maiúsculas na saída do programa. Note que os conectores e, do, da, dos, das, de, di, du não são considerados nomes e, portanto, não devem ser considerados para a obtenção das iniciais. As iniciais devem ser impressas em maiúsculas, ainda que o nome seja entrado todo em minúsculas.

Exemplos:

Maria das Graças Pimenta => MGP

Fulano de Tal => FT

José da Silva => JS

Saulo Henrique Cabral Silva => SHCS

Bom dia, boa tarde e boa noite a todos, poderiam me ajudar com esse exercício, é mais um com matriz de strings e, eu real não sei nem começar esse código, sei que deveria postar um código, mas não sei começar esse, se puderem me ajudar.

Valeu!!!

• Amei 1
Postado

@João Parolini

1 hora atrás, João Parolini disse:

eu real não sei nem começar esse código

Sabe sim...

a partir de um nome informado pelo usuário

Consegue fazer um programa pra ler uma string? Provavelmente isso já te foi ensinado, se não, não cobrariam essa tarefa.

Acredito que vai ser um pouco mais complicado tratar o nome digitado apenas com letras minúsculas. Que tal tentar primeiramente com iniciais maiúsculas?

Exemplos:

Maria das Graças Pimenta => MGP

Fulano de Tal => FT

José da Silva => JS

Saulo Henrique Cabral Silva => SHCS

Bastaria um loop percorrendo a string lida, e verificando se uma letra é maiúscula. Como verificar?

image.png.0f04f2d36bcba687ffe7dd0a4abece11.png

A letra deve estar no intervalo 65 a 90 em valores inteiros. É só isso que você precisa verificar, você poderia imprimir a letra logo em seguida.

E como fazer pro caso das minúsculas? Basta saber que os nomes são separados por espaços, e a inicial de cada nome fica logo depois de um caractere de espaço, exceto a do primeiro nome. No mais, você vai ter que identificar cada um dos conectores pra não ter confusão, mas tente fazer com iniciais maiúsculas primeiro pra praticar.

Poste um código.

• Obrigado 1
Postado

@João Parolini    em C uma  string  é um char que tenha uma dimensão com mais de um espaço ,   e um vetor de string é um char com duas dimensões  sendo que a segunda precisa ter mais de uma espaço , e uma Matriz de string tem três dimensões e a terceira dimensão com mais de um espaço ,  como postei no seu outro post

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1625820-exercício-em-c-usando-matriz/

no tópico   #9

char Matriz [30][4][10] = {0}; /// [30] esse primeiro par de colchetes são a qtd de Linhas
                               /// [ 4] esse segundoo par de colchetes são a qtd de Colunas
                               /// [10] esse Terceiro par de colchetes são a qtd de Caracteres das Strng's

e para pegar um nome qualquer  , que vai ter os sobrenomes também , é melhor usar a Função fgets  , que lê todos os caracteres  que for digitados , 

• 1 ano depois...
Postado

Boa Noite!

Scanf meus jovens

O nome completo é um composto separado por espaço em branco, certo? A função scanf argumenta com especificador '%s' e juntos correspondem a qualquer caractere que não seja espaço, OK!

Em 18/12/2022 às 11:24, João Parolini disse:

Exemplos:

Maria das Graças Pimenta

Use scanf!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...