Ir ao conteúdo

Windows 10 Pro congelando por 20 segundos

Ir à solução Resolvido por RM30,

Posts recomendados

Postado

O meu pc tem congelado uma vez por dia no WIndows 10. A última vez eu estava assistindo um vídeo, congelou e descongelou em 20 segundos.

O que pode ser isso? Já verifiquei o disco com chkdsk e não deu nada. O problema começou tem uns 3 dias, talvez mais.

Meu PC:

Win10 Pro 64bits

FX 6300

8GB ram - 2x4GB

Fonte genérica de 500W

Pl. de vídeo AMD R7 240 2GB DDR3

HDs - Seagate 500GB e Seagate 1TB ambos saudáveis

É possível que seja a memória? Se fosse memória acho que não descongelaria.

Agradeço desde já por qualquer ajuda!

Ok, fiz uma pesquisa no Google e cheguei à conclusão de que se trata de um problema de memória.

Entrei nas Opções Avançadas do Sistema e aumentei a quantidade de memória virtual, estava com 512MB, 

aumentei para 2048MB. Se o problema não acontecer mais nos próximos dias, deve ser essa a solução.

• Curtir 1
Postado

@RM30 pode ser memória, mas 8gb é difícil ter problema a menos que você esteja levantando um jogo pesado.

é provavel que o windows defender esteja exigindo mt do seu fx ou da ram durante as varreduras.

experimente se afastar do pc por uns 10 min e verifique se do nada o fan do processador acelera, se for, é o chato do windows defender fazendo varredura.

Postado
5 horas atrás, Swalls disse:

@RM30 pode ser memória, mas 8gb é difícil ter problema a menos que você esteja levantando um jogo pesado.

é provavel que o windows defender esteja exigindo mt do seu fx ou da ram durante as varreduras.

experimente se afastar do pc por uns 10 min e verifique se do nada o fan do processador acelera, se for, é o chato do windows defender fazendo varredura.

O meu Windows Defender está desabilitado.

Postado
13 horas atrás, RM30 disse:

O meu Windows Defender está desabilitado.

Como?

Postado
Em 19/12/2022 às 13:34, Swalls disse:

@RM30 como e porque? outro antivirus? qual?

Eu desabilitei porque não estava usando, prefiro o Malwarebytes.

Postado
19 horas atrás, RM30 disse:

Eu desabilitei porque não estava usando, prefiro o Malwarebytes.

Se desinstalar vai melhorar.

Postado

Desinstalei o Malwarebytes e continua paralizando por 20 ou 30 segundos, normalmente durante jogos.

Os congelamentos continuam. Eu tenho instalados os Windows 10, 11 e 7 e o problema persiste pelo menos no WIndows 10 e 11.

Acabei de reparar que o problema acontece nos jogos, o Windows paraliza por 30 segundos depois n'ao paraliza mais. 

O problema é que depois que descongela, a placa de vídeo perde muito desempenho. 

Será que é a placa de vídeo? Ou pode ser tb drivers? 

Postado

Ok, acho que descobri o problema das paralizações, eu aloquei mais memória virtual nas configurações avançadas do sistema

e o problema acabou. 

Agora a minha placa ainda está rodando abaixo do desempenho normal. Eu já desmontei ela, limpei os contatos e tirei o pó, não adiantou.

A temperatura da placa está normal, mesmo quando o problema acontecia.

Postado
2 horas atrás, RM30 disse:

Ok, acho que descobri o problema das paralizações, eu aloquei mais memória virtual nas configurações avançadas do sistema

e o problema acabou. 

Agora a minha placa ainda está rodando abaixo do desempenho normal. Eu já desmontei ela, limpei os contatos e tirei o pó, não adiantou.

A temperatura da placa está normal, mesmo quando o problema acontecia.

Agora sim, o problema era a minha placa de som usb. Desinstalei o driver dele e instalei de novo no Gerenciador de Dispositivos e até agora nenhum problema.

Postado

@RM30

1 - clica com direito no windows e vai em sistema > configurações avançadas do sistema > avançado > desempenho > configurações > clique em ajustar para obter um melhor desempenho > aplicar > ainda na mesma guia vá em avançado > alterar > desmarque "gerenciar automaticamente..." > marque "sem arquivo de paginação" > vá em definir > ok > aplicar >reinicie o pc.

2 - quando reabrir refaça o processo acima mas clique em "tamanho gerenciado pelo sistema" em vez de "sem arquivo de paginação". (isso vai resetar a alocação de paginação)

3 - windows + R > digite "msconfig" sem aspas > aperte ctrl + shift + enter > vá em serviços > ocultar todos os serviços microsoft > desativar tudo!

3.1 windows + R > digite "taskmgr" sem aspas > ctrl + shift + enter > vá em inicialização > com o botão direito em cada um, desative eles.

3.2 - windows + R > digite "regedit" sem aspas > ctrl + shift + enter > vá até esses caminhos e apague tudo que tiver dentro deles:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run 

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce

3.3 - pesquise por agendador de tarefas no windows > abra como administrador > clique em biblioteca do agendados de tarefas > apague tudo que aparecer na lateral.

3.4 - aperte windows + R > cole a seguinte pasta e apague tudo quanto é nome de programa que tiver lá:

%appdata%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

3.5 - repita o mesmo para o abaixo:

%programdata%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

3.6 na barra de pesquisa, procure "indexação" > opções de indexação > avançado >  procure todas as opções de reparo que podem aparecer.

4 - faça desfragmentação do HD

5 - reinstale todos os drivers de som, wireless, placa de rede e vídeo.

6 - windows + R > digite "cmd" sem aspas e cole o seguinte:

powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

vá nas configurações de energia e você verá um plano chamado "desempenho máximo", selecione ele.

7 - se nada disso funcionar:

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite sfc /scannow

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite chkdsk /r /f

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite dism online /cleanup-image /restorehealth

8 - se mesmo assim não funcionar, formata essa coisa.

Postado
1 hora atrás, Swalls disse:

@RM30

1 - clica com direito no windows e vai em sistema > configurações avançadas do sistema > avançado > desempenho > configurações > clique em ajustar para obter um melhor desempenho > aplicar > ainda na mesma guia vá em avançado > alterar > desmarque "gerenciar automaticamente..." > marque "sem arquivo de paginação" > vá em definir > ok > aplicar >reinicie o pc.

2 - quando reabrir refaça o processo acima mas clique em "tamanho gerenciado pelo sistema" em vez de "sem arquivo de paginação". (isso vai resetar a alocação de paginação)

3 - windows + R > digite "msconfig" sem aspas > aperte ctrl + shift + enter > vá em serviços > ocultar todos os serviços microsoft > desativar tudo!

3.1 windows + R > digite "taskmgr" sem aspas > ctrl + shift + enter > vá em inicialização > com o botão direito em cada um, desative eles.

3.2 - windows + R > digite "regedit" sem aspas > ctrl + shift + enter > vá até esses caminhos e apague tudo que tiver dentro deles:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run 

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce

3.3 - pesquise por agendador de tarefas no windows > abra como administrador > clique em biblioteca do agendados de tarefas > apague tudo que aparecer na lateral.

3.4 - aperte windows + R > cole a seguinte pasta e apague tudo quanto é nome de programa que tiver lá:

%appdata%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

3.5 - repita o mesmo para o abaixo:

%programdata%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

3.6 na barra de pesquisa, procure "indexação" > opções de indexação > avançado >  procure todas as opções de reparo que podem aparecer.

4 - faça desfragmentação do HD

5 - reinstale todos os drivers de som, wireless, placa de rede e vídeo.

6 - windows + R > digite "cmd" sem aspas e cole o seguinte:

powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

vá nas configurações de energia e você verá um plano chamado "desempenho máximo", selecione ele.

7 - se nada disso funcionar:

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite sfc /scannow

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite chkdsk /r /f

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite dism online /cleanup-image /restorehealth

8 - se mesmo assim não funcionar, formata essa coisa.

Em 19/12/2022 às 13:34, Swalls disse:

@RM30 como e porque? outro antivirus? qual?

Ok, copiei a sua solução para um .txt e guardei.

Acho que encontrei o problema, parece ser o meu adaptador usb de som que depois de ser reencaixado, acabou usando um driver errado no Windows 10 e no 11.

O que eu fiz, foi ir em  Gerenciador de Dispositivos, desinstalar o driver dele e instalar de novo.

Até agora nenhum problema, nenhum congelamento.

Obrigado a todos!

• Solução
Postado
1 hora atrás, RM30 disse:

Ok, copiei a sua solução para um .txt e guardei.

Acho que encontrei o problema, parece ser o meu adaptador usb de som que depois de ser reencaixado, acabou usando um driver errado no Windows 10 e no 11.

O que eu fiz, foi ir em  Gerenciador de Dispositivos, desinstalar o driver dele e instalar de novo.

Até agora nenhum problema, nenhum congelamento.

Obrigado a todos!

Só pra poder fechar este tópico, 

O problema era que no Gerenciador de Dispositivos dentro de Dispositivos de Interface Humana, havia um item que estava apto a desligar o funcionamento

da porta USB da minha placa externa para economizar energia. Desabilitei essa opção e até agora mais nenhum problema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...