Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 Pro congelando por 20 segundos


Ir à solução Resolvido por RM30,

Posts recomendados

O meu pc tem congelado uma vez por dia no WIndows 10. A última vez eu estava assistindo um vídeo, congelou e descongelou em 20 segundos.

O que pode ser isso? Já verifiquei o disco com chkdsk e não deu nada. O problema começou tem uns 3 dias, talvez mais.

 

Meu PC:
 

Win10 Pro 64bits

FX 6300

8GB ram - 2x4GB

Fonte genérica de 500W

Pl. de vídeo AMD R7 240 2GB DDR3

HDs - Seagate 500GB e Seagate 1TB ambos saudáveis

 

É possível que seja a memória? Se fosse memória acho que não descongelaria.

 

Agradeço desde já por qualquer ajuda!

 

Ok, fiz uma pesquisa no Google e cheguei à conclusão de que se trata de um problema de memória.

Entrei nas Opções Avançadas do Sistema e aumentei a quantidade de memória virtual, estava com 512MB, 

aumentei para 2048MB. Se o problema não acontecer mais nos próximos dias, deve ser essa a solução.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RM30 pode ser memória, mas 8gb é difícil ter problema a menos que você esteja levantando um jogo pesado.

é provavel que o windows defender esteja exigindo mt do seu fx ou da ram durante as varreduras.

experimente se afastar do pc por uns 10 min e verifique se do nada o fan do processador acelera, se for, é o chato do windows defender fazendo varredura.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Swalls disse:

@RM30 pode ser memória, mas 8gb é difícil ter problema a menos que você esteja levantando um jogo pesado.

é provavel que o windows defender esteja exigindo mt do seu fx ou da ram durante as varreduras.

experimente se afastar do pc por uns 10 min e verifique se do nada o fan do processador acelera, se for, é o chato do windows defender fazendo varredura.

 

O meu Windows Defender está desabilitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desinstalei o Malwarebytes e continua paralizando por 20 ou 30 segundos, normalmente durante jogos.

 

Os congelamentos continuam. Eu tenho instalados os Windows 10, 11 e 7 e o problema persiste pelo menos no WIndows 10 e 11.

 

Acabei de reparar que o problema acontece nos jogos, o Windows paraliza por 30 segundos depois n'ao paraliza mais. 
 

O problema é que depois que descongela, a placa de vídeo perde muito desempenho. 

 

Será que é a placa de vídeo? Ou pode ser tb drivers? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, acho que descobri o problema das paralizações, eu aloquei mais memória virtual nas configurações avançadas do sistema

e o problema acabou. 

 

Agora a minha placa ainda está rodando abaixo do desempenho normal. Eu já desmontei ela, limpei os contatos e tirei o pó, não adiantou.

 

A temperatura da placa está normal, mesmo quando o problema acontecia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RM30 disse:

Ok, acho que descobri o problema das paralizações, eu aloquei mais memória virtual nas configurações avançadas do sistema

e o problema acabou. 

 

Agora a minha placa ainda está rodando abaixo do desempenho normal. Eu já desmontei ela, limpei os contatos e tirei o pó, não adiantou.

 

A temperatura da placa está normal, mesmo quando o problema acontecia.

Agora sim, o problema era a minha placa de som usb. Desinstalei o driver dele e instalei de novo no Gerenciador de Dispositivos e até agora nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RM30

1 - clica com direito no windows e vai em sistema > configurações avançadas do sistema > avançado > desempenho > configurações > clique em ajustar para obter um melhor desempenho > aplicar > ainda na mesma guia vá em avançado > alterar > desmarque "gerenciar automaticamente..." > marque "sem arquivo de paginação" > vá em definir > ok > aplicar >reinicie o pc.

 

2 - quando reabrir refaça o processo acima mas clique em "tamanho gerenciado pelo sistema" em vez de "sem arquivo de paginação". (isso vai resetar a alocação de paginação)

3 - windows + R > digite "msconfig" sem aspas > aperte ctrl + shift + enter > vá em serviços > ocultar todos os serviços microsoft > desativar tudo!

3.1 windows + R > digite "taskmgr" sem aspas > ctrl + shift + enter > vá em inicialização > com o botão direito em cada um, desative eles.

3.2 - windows + R > digite "regedit" sem aspas > ctrl + shift + enter > vá até esses caminhos e apague tudo que tiver dentro deles:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run 

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce

 

3.3 - pesquise por agendador de tarefas no windows > abra como administrador > clique em biblioteca do agendados de tarefas > apague tudo que aparecer na lateral.

 

3.4 - aperte windows + R > cole a seguinte pasta e apague tudo quanto é nome de programa que tiver lá:

%appdata%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

 

3.5 - repita o mesmo para o abaixo:

%programdata%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

 

3.6 na barra de pesquisa, procure "indexação" > opções de indexação > avançado >  procure todas as opções de reparo que podem aparecer.

 

4 - faça desfragmentação do HD

 

5 - reinstale todos os drivers de som, wireless, placa de rede e vídeo.

 

6 - windows + R > digite "cmd" sem aspas e cole o seguinte:

powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

vá nas configurações de energia e você verá um plano chamado "desempenho máximo", selecione ele.

7 - se nada disso funcionar:

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite sfc /scannow

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite chkdsk /r /f

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite dism online /cleanup-image /restorehealth

 

8 - se mesmo assim não funcionar, formata essa coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Swalls disse:

@RM30

1 - clica com direito no windows e vai em sistema > configurações avançadas do sistema > avançado > desempenho > configurações > clique em ajustar para obter um melhor desempenho > aplicar > ainda na mesma guia vá em avançado > alterar > desmarque "gerenciar automaticamente..." > marque "sem arquivo de paginação" > vá em definir > ok > aplicar >reinicie o pc.

 

2 - quando reabrir refaça o processo acima mas clique em "tamanho gerenciado pelo sistema" em vez de "sem arquivo de paginação". (isso vai resetar a alocação de paginação)

3 - windows + R > digite "msconfig" sem aspas > aperte ctrl + shift + enter > vá em serviços > ocultar todos os serviços microsoft > desativar tudo!

3.1 windows + R > digite "taskmgr" sem aspas > ctrl + shift + enter > vá em inicialização > com o botão direito em cada um, desative eles.

3.2 - windows + R > digite "regedit" sem aspas > ctrl + shift + enter > vá até esses caminhos e apague tudo que tiver dentro deles:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run 

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce

 

3.3 - pesquise por agendador de tarefas no windows > abra como administrador > clique em biblioteca do agendados de tarefas > apague tudo que aparecer na lateral.

 

3.4 - aperte windows + R > cole a seguinte pasta e apague tudo quanto é nome de programa que tiver lá:

%appdata%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

 

3.5 - repita o mesmo para o abaixo:

%programdata%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

 

3.6 na barra de pesquisa, procure "indexação" > opções de indexação > avançado >  procure todas as opções de reparo que podem aparecer.

 

4 - faça desfragmentação do HD

 

5 - reinstale todos os drivers de som, wireless, placa de rede e vídeo.

 

6 - windows + R > digite "cmd" sem aspas e cole o seguinte:

powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

vá nas configurações de energia e você verá um plano chamado "desempenho máximo", selecione ele.

7 - se nada disso funcionar:

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite sfc /scannow

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite chkdsk /r /f

windows + R > digite "cmd" sem aspas > digite dism online /cleanup-image /restorehealth

 

8 - se mesmo assim não funcionar, formata essa coisa.

Em 19/12/2022 às 13:34, Swalls disse:

@RM30 como e porque? outro antivirus? qual?

 

Ok, copiei a sua solução para um .txt e guardei.

 

Acho que encontrei o problema, parece ser o meu adaptador usb de som que depois de ser reencaixado, acabou usando um driver errado no Windows 10 e no 11.

O que eu fiz, foi ir em  Gerenciador de Dispositivos, desinstalar o driver dele e instalar de novo.

Até agora nenhum problema, nenhum congelamento.

 

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, RM30 disse:

 

Ok, copiei a sua solução para um .txt e guardei.

 

Acho que encontrei o problema, parece ser o meu adaptador usb de som que depois de ser reencaixado, acabou usando um driver errado no Windows 10 e no 11.

O que eu fiz, foi ir em  Gerenciador de Dispositivos, desinstalar o driver dele e instalar de novo.

Até agora nenhum problema, nenhum congelamento.

 

Obrigado a todos!

Só pra poder fechar este tópico, 

 

O problema era que no Gerenciador de Dispositivos dentro de Dispositivos de Interface Humana, havia um item que estava apto a desligar o funcionamento

da porta USB da minha placa externa para economizar energia. Desabilitei essa opção e até agora mais nenhum problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!