Ir ao conteúdo

ESP-01 não respondendo a comandos AT

Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos... Este é o meu primeiro post na comunidade. Enfim, vamos ao problema:

Comprei um ESP8266-01 e conectei ele ao meu Arduino UNO para poder rodar comandos AT nele. Nesse caso, utilizo o Arduino como ponte USB-TTL. Atualizei o firmware e fui bem sucedido ao tirar o ESP do modo de configuração e ver a mensagem "ready" no terminal.

O próximo passo seria enviar os primeiros comandos AT, porém, até os mais simples como o "AT" e o "AT+GMR" não funcionaram de jeito nenhum. Me certifiquei de que não errei baudrate, terminação "\r\n" nos comandos e testei a comunicação com três terminais diferentes, o do Arduino IDE, PuTTY e biblioteca serial do Python. Nenhum dos 3 firmwares que testei funcionaram, e estou prestes a jogar este módulo no lixo para comprar outro modelo mais eficiente, apenas decidi vir aqui antes para ver se alguém tem alguma ideia que eu ainda não testei.

Se isso for útil, esses foram os firmwares que já testei (ignore o blink.bin, por favor):

img1.png.46cc4663641190667c360d25d7c301d9.png

Esse é o melhor flasher que encontrei:

img2.png.b595674e4d2ef16cca5799910bda5100.png

Agradeço desde já a atenção.

Postado

@DetestableBot ,

Você usou os resistores para ajustar o nivel TTL ?

image.png.135c2e6fee7541f4d3f909e6bd4f8e15.png

Se sim, muito provávelmente o problema é a configuração da velocidade na Serial, experimente mudar várias velocidades até 250k ok ?

Paulo

Postado

@aphawk , muito obrigado pela sua resposta.

Acabei de testar várias velocidades aqui na Arduino IDE. Reiniciei o ESP várias vezes enquanto fazia isso e apenas agora, de volta à velocidade padrão de 115200, ele começou a dar estes retornos:

img1.png.935bca04087aaf6255ab1fb4c0266c75.png

img2.jpg.f37d98cf6a0a19c04cc3307823accdb4.jpg

Estou começando a achar que o conversor pode estar causando algum delay no envio de informações. Já vi em alguns tutoriais que sempre que o ESP responde a um comando ele repete esse mesmo comando na resposta. Por exemplo, o usuário envia "AT" e o módulo responde isto:

AT

OK

Tendo isso em mente, faz sentido que ele esteja retornando "ERROR", pois na resposta dele ao comando, podemos ver que ele interpretou o "AT+GMR" como ":5I5".

Com este novo teste, alguma sugestão do que posso tentar a seguir?

Grato.

• Solução
Postado

@DetestableBot ,

Você usou os resistores que eu indiquei no esquema acima ? Porque a impressão é justamente a de erros na comunicação serial por ruídos ou por nível lógico não-adequado. Os três resistores resolvem esse problema.

E lembre-se de comunicar no formato padrão : 8N1 , ou seja 8 bits, sem paridade, e 1 stop bit.

Paulo

Postado

@aphawk

CONSEGUI!!! Pouco antes de visualizar sua resposta, comecei a questionar a eficiência desse conversor de nível lógico. Foi só colocar os resistores que ele começou a responder certinho, já consegui rodar vários comandos nele.

Muito obrigado por sua ajuda, foi definitiva para este projeto.

• Curtir 1
Postado

@DetestableBot ,

O Arduino trabalha com 5V, e o ESP8266 com 3,3V.... não existe nenhuma conversão de nível lógico , e nem ponte USB-TTL neste caso.

Os três resistores fazem a ADEQUAÇÃO dos níveis para ambos funcionarem dentro de seus parâmetros ok ?

Boa sorte com seus testes !

Paulo

• Curtir 1
Postado

O conversor de nível lógico faz o serviço reverso também (transforma nível lógico de 3.3V para nível lógico de 5V), tipo esse:https://www.eletrogate.com/conversor-de-nivel-logico-33-5v-bidirecional-2-cls?utm_source=Site&utm_medium=GoogleMerchant&utm_campaign=GoogleMerchant&gclid=Cj0KCQiA14WdBhD8ARIsANao07jiojgms6wmvhTAS3gPX8Sf_yCW_OaRJnqVLNHKq0fWDfe9vZbOy2IaAuS0EALw_wcB

Por sinal eu recomendaria transformar o ESP em Master e o Arduino ser o slave, já que o processamento do ESP é bem melhor.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...