Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Atualmente tenho um Pc com as seguintes peças:

ASRock A320M-HD R4.0

Ryzen 5 1600AF

2 Memórias Corsair DDR4 2400MHZ

SSD M.2 Adata de 240gb

Fonte EVGA 430W

VGA Powercolor RX 5500 xt 4gb

A minha dúvida se dá porque comprei o FIFA 23 e pra jogar sem caírem muito os fps's tenho que deixar o jogo em todas as configurações mínimas. Tipo; resolução em 1280x720, todos os filtros desativados e os gráficos no baixo. Isso me dá uma média de 100 fps durante o jogo e nas cutscenes o jogo ainda trava um pouco, às vezes até abaixo de 5 fps.

De acordo com as recomendações da ea minha placa de vídeo está apenas um pouco (na teoria) abaixo da recomendada, que é a RX 5600 XT. Minhas memórias tem capacidade maior que as recomendadas que são 12gb, e eu tenho 16gb. Já o meu processador é o mínimo, que no caso é um Ryzen 5 1600af.

Bem, minha dúvida é a seguinte; já pensei em trocar minha placa de vídeo ex 5500 xt por uma rx 5600 xt. Na atual circunstância, pra jogar o FIFA 23 com mais estabilidade, seria melhor trocar o processador ou a VGA?

Muito obrigado por sua atenção!

Postado

@llessan Possivelmente é gargalo(limitação) do Processador na hora que tem muitos personagens juntos, com base em benchmarks o FPS nas cutscenes ficaria em 30 FPS. Essa Placa de Vídeo não tem nenhum problema para rodar FIFA.

Postado
9 horas atrás, llessan disse:

já pensei em trocar minha placa de vídeo ex 5500 xt por uma rx 5600 xt.

Essa troca não é interessante, mire numa rtx2060 ou 3060 se possível.

Fonte EVGA 430W

A fonte também é de baixa qualidade e pode já estar impactando no desempenho também, o recomendado é substituir ela junto com o upgrade que for fazer. No caso uma MSI MAG 550w, Pylon 550w ou Nidus 500w seriam o suficiente para as futuras placas de vídeo que citei. 

33 minutos atrás, llessan disse:

Meu medo é pegar um Ryzen 5 3600 e não dar certo.

Vai melhorar sim, o 3600 é bem superior ao 1600, mas só ele não faz milagre sozinho o resto tem que ajudar também.

2 Memórias Corsair DDR4 2400MHZ

Ryzen trabalham melhor com memórias de frequência alta, substituir estas por 3200mhz faria diferença também na estabilidade.

Postado
25 minutos atrás, llessan disse:

@gutopereira Então... Meu medo é pegar um Ryzen 5 3600 e não dar certo.

Tenta um overclock no seu 1600. Só pra ver se dá uma melhorada. Se melhorar é porque era gargalo de CPU, se não, pode ser outra coisa. Quem sabe os 4GB VRAM não são a causa dos stutters?

Mas fico receoso em recomendar upgrade de CPU, sendo que você precisa limitar a resolução a 720p. Eu recomendaria um upgrade de GPU antes pra você colocar, no mínimo, a 1080p. (pra resolução, e diversas outras configurações gráficas a CPU não importa).

• Curtir 1
Postado

@Alex Weiss 😱😱😱 Rapaz, minha ideia é melhorar um pouco apenas o cpu e a VGA. Não tenho bala pra tudo isso não. 😂😂😂

Mas, brincadeiras a parte, muito obrigado pelas sugestões!

@rinshun Overclock não é possível porque minha placa-mãe é a320.

O FIFA 22 rodava muito liso. Agora pro 23 as cutscenes ficaram zoadas. Complicado.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Amigo, tenho praticamente a mesma configuração e acredito que seja do jogo, está muito mau otimizado e processador esta sempre com 70%, algo que não acontecia em outros fifas. Mas eu recomendo trocar de processador, irei fazer isso logo, porque o processador não esta dando conta da placa de vídeo, principalmente no CS, jogo com 130 fps, muito abaixo do que a placa consegue produzir. Vou ficar no aguardo da EA para lançar uma atualização para tentar corrigir esse erro.

Postado

@Yan Quadros Então, eu comprei um Ryzen 5 3600 hoje. Vou esperar chegar pra fazer uns testes. E estou mirando uma RX 6600. Talvez com a venda da RX 5500XT e do meu Ryzen 5 1600AF eu consiga chegar perto do valor de uma RX 6600 usada.

Postado

@Yan Quadros Instalei o Ryzen 5 3600 hoje. Fiz alguns testes e não houve mudança significativa nas cutscenes referentes a replays, entrada em campo dos jogadores, lances de cartões amarelo e vermelho e etc. Os fps às vezes caem pra 5 a 10. Aparentemente pra ter melhor performance quanto a quadros por segundo em cutscenes é necessário trocar a VGA mesmo. 😔

• 2 semanas depois...
Postado
Em 27/12/2022 às 19:31, llessan disse:

@Yan Quadros Instalei o Ryzen 5 3600 hoje. Fiz alguns testes e não houve mudança significativa nas cutscenes referentes a replays, entrada em campo dos jogadores, lances de cartões amarelo e vermelho e etc. Os fps às vezes caem pra 5 a 10. Aparentemente pra ter melhor performance quanto a quadros por segundo em cutscenes é necessário trocar a VGA mesmo. 😔

Nessa semana troquei a VGA também. Peguei uma RX 5600XT. E fiz um over das memórias de 2400mhz pra 3200mhz. Pronto! Estou jogando em 1080p com cerca de 156fps de média. E as cutscenes rodam em torno de 55~60 fps.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!