Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troco CPU ou VGA pra jogar FIFA 23?


Ir à solução Resolvido por Yan Quadros,

Posts recomendados

Olá!

 

Atualmente tenho um Pc com as seguintes peças:

 

ASRock A320M-HD R4.0

Ryzen 5 1600AF

2 Memórias Corsair DDR4 2400MHZ

SSD M.2 Adata de 240gb

Fonte EVGA 430W

VGA Powercolor RX 5500 xt 4gb

 

A minha dúvida se dá porque comprei o FIFA 23 e pra jogar sem caírem muito os fps's tenho que deixar o jogo em todas as configurações mínimas. Tipo; resolução em 1280x720, todos os filtros desativados e os gráficos no baixo. Isso me dá uma média de 100 fps durante o jogo e nas cutscenes o jogo ainda trava um pouco, às vezes até abaixo de 5 fps.

 

De acordo com as recomendações da ea minha placa de vídeo está apenas um pouco (na teoria) abaixo da recomendada, que é a RX 5600 XT. Minhas memórias tem capacidade maior que as recomendadas que são 12gb, e eu tenho 16gb. Já o meu processador é o mínimo, que no caso é um Ryzen 5 1600af.

 

Bem, minha dúvida é a seguinte; já pensei em trocar minha placa de vídeo ex 5500 xt por uma rx 5600 xt. Na atual circunstância, pra jogar o FIFA 23 com mais estabilidade, seria melhor trocar o processador ou a VGA?

 

Muito obrigado por sua atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, llessan disse:

já pensei em trocar minha placa de vídeo ex 5500 xt por uma rx 5600 xt.

Essa troca não é interessante, mire numa rtx2060 ou 3060 se possível.

9 horas atrás, llessan disse:

Fonte EVGA 430W

A fonte também é de baixa qualidade e pode já estar impactando no desempenho também, o recomendado é substituir ela junto com o upgrade que for fazer. No caso uma MSI MAG 550w, Pylon 550w ou Nidus 500w seriam o suficiente para as futuras placas de vídeo que citei. 

33 minutos atrás, llessan disse:

Meu medo é pegar um Ryzen 5 3600 e não dar certo.

Vai melhorar sim, o 3600 é bem superior ao 1600, mas só ele não faz milagre sozinho o resto tem que ajudar também.

9 horas atrás, llessan disse:

2 Memórias Corsair DDR4 2400MHZ

Ryzen trabalham melhor com memórias de frequência alta, substituir estas por 3200mhz faria diferença também na estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, llessan disse:

@gutopereira Então... Meu medo é pegar um Ryzen 5 3600 e não dar certo.

Tenta um overclock no seu 1600. Só pra ver se dá uma melhorada. Se melhorar é porque era gargalo de CPU, se não, pode ser outra coisa. Quem sabe os 4GB VRAM não são a causa dos stutters?

 

Mas fico receoso em recomendar upgrade de CPU, sendo que você precisa limitar a resolução a 720p. Eu recomendaria um upgrade de GPU antes pra você colocar, no mínimo, a 1080p. (pra resolução, e diversas outras configurações gráficas a CPU não importa).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss 😱😱😱 Rapaz, minha ideia é melhorar um pouco apenas o cpu e a VGA. Não tenho bala pra tudo isso não. 😂😂😂

 

Mas, brincadeiras a parte, muito obrigado pelas sugestões!

@rinshun Overclock não é possível porque minha placa-mãe é a320.

 

O FIFA 22 rodava muito liso. Agora pro 23 as cutscenes ficaram zoadas. Complicado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Amigo, tenho praticamente a mesma configuração e acredito que seja do jogo, está muito mau otimizado e processador esta sempre com 70%, algo que não acontecia em outros fifas. Mas eu recomendo trocar de processador, irei fazer isso logo, porque o processador não esta dando conta da placa de vídeo, principalmente no CS, jogo com 130 fps, muito abaixo do que a placa consegue produzir. Vou ficar no aguardo da EA para lançar uma atualização para tentar corrigir esse erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan Quadros Instalei o Ryzen 5 3600 hoje. Fiz alguns testes e não houve mudança significativa nas cutscenes referentes a replays, entrada em campo dos jogadores, lances de cartões amarelo e vermelho e etc. Os fps às vezes caem pra 5 a 10. Aparentemente pra ter melhor performance quanto a quadros por segundo em cutscenes é necessário trocar a VGA mesmo. 😔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 27/12/2022 às 19:31, llessan disse:

@Yan Quadros Instalei o Ryzen 5 3600 hoje. Fiz alguns testes e não houve mudança significativa nas cutscenes referentes a replays, entrada em campo dos jogadores, lances de cartões amarelo e vermelho e etc. Os fps às vezes caem pra 5 a 10. Aparentemente pra ter melhor performance quanto a quadros por segundo em cutscenes é necessário trocar a VGA mesmo. 😔

 

Nessa semana troquei a VGA também. Peguei uma RX 5600XT. E fiz um over das memórias de 2400mhz pra 3200mhz. Pronto! Estou jogando em 1080p com cerca de 156fps de média. E as cutscenes rodam em torno de 55~60 fps.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!