Ir ao conteúdo

Overclock Memória xpg spectrix 3000mhz no Ryzen 7 2700

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Opa, bom dia!

Tenho uma duvida, recentemente mudei pra plataforma AMD, e comprei uma ab350 ds3h v2, e um Ryzen 7 2700 usados, e possuo 2 memórias xpg spectrix de 3000mhz, ao utilizar o xmp da BIOS, ele seta 3000mhz tudo automático, tentei subir o multiplicador para 3200 e o Pc liga normal mas qualquer frequência acima de 3000 os jogos começam a apresentar problemas...

É devido a memória não aguentar ? Ou o processador que veio azarado mesmo ?

Peguei uns vídeos e já até alterei a tensão para 1.4/1.45 porém sem sucesso, teve um vídeo que subi para 3400mhz com uns timmings diferentes, com Cl maior, e o Pc ligou, porém ao reiniciar, não ligou mais kkkk.

É azar do processador mesmo ?

Fiquei na dúvida, pois, se eu comprar memórias 3600 e setar o xmp automático, ele vai cravar nós 3600, não ?

Uso ele com um overclock de 3.85 GHz com + 0,132v, que se mantel estável.

Fonte do Pc é boa e tal, acho que foi azar mesmo, só postei aqui pra tirar a dúvida, ou as vezes estou fazendo algo errado também kkkk

Postado
46 minutos atrás, Luisin5 disse:

É devido a memória não aguentar ? Ou o processador que veio azarado mesmo ?

Peguei uns vídeos e já até alterei a tensão para 1.4/1.45 porém sem sucesso, teve um vídeo que subi para 3400mhz com uns timmings diferentes, com Cl maior, e o Pc ligou, porém ao reiniciar, não ligou mais kkkk.

É, tem várias coisas aí.

Começando pela parte fácil, a BIOS está na versão mais recente?

Segundo, coloque a tensão em 1.4 sim, mas altere todos os timings primários, não só CL; depois você tenta baixar o excesso, mas a princípio você não sabe qual deles que precisa subir para a RAM ligar. E tente alterar mais de um nível acima também.

Por fim, lembre que no fim das contas ainda é um Ryzen de 2a geração. Eu não diria que é "azar" não conseguir bom overclock na RAM por causa da IF. Ah, e por falar nisso, não esqueça de setar manualmente para ficar com paridade de 1:1:1 de Memclk, Fclk e Uclk (deveria ser automático, mas as vezes a placa-mãe é burra e erra nisso, detonando a performance).

Postado

@Imakuni Então, a BIOS coloquei na última versão esta semana, f52f se não me engano, algo assim, e os timmings eu alterei todos sim, só citei o cl pois era o que me lembrava, assisti alguns tutoriais, e um cara chamado Tito Tech ensinou os timmings pra subir pros 3200 e etc, os timmings eram ( 18-19-19-19-39 ) e a tensão ele setou em 1.40.

O pc em 3200mhz tanto com o xmp ou com os meu timmings ou tensões liga normal, porém em jogos como warzone, no meio da partida apresentam problemas, e se eu voltar para 3000mhz ( que é o xmp automático da placa-mãe, seu eu mexer em nada ) fica normal...

Quando subi muito a tensão ( tipo 1.43/1.5 volts ) a placa-mãe bipava 3 vezes e desligava, indicando erro de memória...

E por fim voltei pros 3000mhz, pois o que quero ganhar é pouco, no máximo 3200, mas creio que algo esteja barrando, mesmo mudando timmings, tensão, não consigo estabilizar nos jogos...

E pra você, vale a pena ? Subir os timmings pra ganhar MHz ? Pois de acordo com uns comentarios alheios no youtube, as vezes não é tão compensador, aumentar timmings...

Sou beeem cru em OC de memória RAM, mexo mais em processador e etc, porém fiquei "despontado por não conseguir alterar nada acima do limite da própria memória kkkk

• Solução
Postado
3 minutos atrás, Luisin5 disse:

E pra você, vale a pena ? Subir os timmings pra ganhar MHz ? Pois de acordo com uns comentarios alheios no youtube, as vezes não é tão compensador, aumentar timmings...

Sou beeem cru em OC de memória RAM, mexo mais em processador e etc, porém fiquei "despontado por não conseguir alterar nada acima do limite da própria memória kkkk

Se a latencia total continuar a mesma, a resposta é fácil: claro que vale. O exemplo clássico é 3000mhz CL15 ou 3200 CL16; ambos tem a mesma latência, só que um tem frequência maior que outro. Se não for, aí já complica um pouco. Pode tanto valer como não, vai depender de vários outros fatores.

De qualquer forma, você tem uma placa de primeira geração com um processador de segunda. E sabe-se lá a RAM, mas assumindo que tenha sido fabricada na época de lançamento da placa-mãe, também não é lá essas coisas todas. Em resumo, não é tanta surpresa assim que você não esteja conseguindo subir, apenas é um pouco decepcionante.

Postado

@Imakuni Exato, é decepcionante (um pouco apenas), porém nada que me desmotive do kit, pois saí de um i3 9100f com uma b360m mortar, e aquele kit sim era beem limitado.
Obrigado pelas respostas haha, um ótimo natal pra você (atrasado haha) e um próspero ano novo mano !!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...