Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O mais estável e com melhor desempenho pra usar ele sem placa vídeo, só com a  APU mesmo?

o técnico montou meu pc e não baixou driver algum, mas o desempenho tá bom cs go por exemplo 250-350 fps no competitivo na dust 2 e mirage com preset competitiv

resident evil 3 remake full HD com fsr qualidade e tudo no médio 45-50 fps

tem como melhorar? as memórias já estão em 3200mhz q é o limite da minha e em dual channel, não pretendo fazer over

devo baixar drivers de placa-mãe também?

Postado

@Garibaldicj14 Tem que baixar o driver da Vega no site da AMD.

Pega os drivers da placa-mãe também.

Driver de chipset é no site da AMD também, esse aqui você precisa fazer de uma forma meio diferente para achar, pega o CPU-z para descobrir o modelo da sua placa-mãe.

Quando descobrir o modelo da sua placa coloca no Google assim: "Driver chipset A320 Ryzen 5 PRO 5600G", que vai aparecer. O A320 ali é exemplo, troque pelo da sua placa-mãe, se não souber identificar coloca print aqui.

Postado
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Garibaldicj14 Tem que baixar o driver da Vega no site da AMD.

Pega os drivers da placa-mãe também.

Driver de chipset é no site da AMD também, esse aqui você precisa fazer de uma forma meio diferente para achar, pega o CPU-z para descobrir o modelo da sua placa-mãe.

Quando descobrir o modelo da sua placa coloca no Google assim: "Driver chipset A320 Ryzen 5 PRO 5600G", que vai aparecer. O A320 ali é exemplo, troque pelo da sua placa-mãe, se não souber identificar coloca print aqui.

eu atualizei a BIOS da placa-mãe pra versão f13 porque não tava ativando o xmp na f10 que veio, sei que não eh a BIOS mais recente,mas me aconselharam em pegar primeiro essa porque oficialmente foi a partir da f13 q reconhecia o 5600g,mas bizarramente o meu funcionava na f10, porém não ativava xmp

eu perguntei dos drivers do 5600g porque dizem q driver da amd maioria são ruins, ai nem sei se vale a pena atualizar ou não, sabe o mais estavel e melhor? driver de de placa-mãe e driver de chipset sao coisas diferentes? a minha é A520m Ds3h rev 1.0

e quais drivers devo baixar primeiro ou a ordem não importa?

tem algum risco de dar problema como no caso de atualização de BIOS? relutei pra atualizar a BIOS porque tinha medo de perder a placa-mãe em queda de energia kkk

Postado
2 minutos atrás, Garibaldicj14 disse:

eu atualizei a BIOS da placa-mãe pra versão f13 porque não tava ativando o xmp na f10 que veio, sei que não eh a BIOS mais recente,mas me aconselharam em pegar primeiro essa porque oficialmente foi a partir da f13 q reconhecia o 5600g,mas bizarramente o meu funcionava na f10, porém não ativava xmp

Não tem problema aqui, se conseguiu para uma versão que começa o suporte, já está bom.

2 minutos atrás, Garibaldicj14 disse:

eu perguntei dos drivers do 5600g porque dizem q driver da amd maioria são ruins, ai nem sei se vale a pena atualizar ou não, sabe o mais estavel e melhor?

Todo lugar vai ter alguém reclamando de algo.

E você não tem um opção, é usar o driver do site da amd ou não usar nada, e se não usar nada, fica aquele gráfico péssimo no pc, e sem desempenho.

https://www.amd.com/pt/support/apu/amd-Ryzen-processors/amd-Ryzen-5-5000-g-series-desktop-processors-Radeon-graphics/amd

Pega de acordo com o seu sistema operacional, para Windows 10 pode pegar o Adrenalin 22.11.2 Recommended (WHQL), que inclusive é o mais recente, para Windows 11 vai ser o mesmo inclusive.

Driver de chipset aqui: https://www.amd.com/pt/support/chipsets/amd-socket-am4/a520

5 minutos atrás, Garibaldicj14 disse:

driver de de placa-mãe e driver de chipset sao coisas diferentes? a minha é A520m Ds3h rev 1.0

São diferentes.

Drivers da placa-mãe se refere as outras questões dela, esses você pega no site do fabricante da placa-mãe, e driver de chipset é no site da AMD.

Drivers da placa-mãe pegue aqui: https://www.gigabyte.com/Motherboard/A520M-DS3H-rev-1x/support#support-dl-driver

Baixa o driver de áudio e o LAN, o restante vem embutido no driver da AMD para chipset.

6 minutos atrás, Garibaldicj14 disse:

e quais drivers devo baixar primeiro ou a ordem não importa?

Para baixar a ordem não importa, para instalar também tanto faz, eu tenho hábito de instalar uns 10 programas tudo junto quando formato o pc, é mais rápido assim.

7 minutos atrás, Garibaldicj14 disse:

tem algum risco de dar problema como no caso de atualização de BIOS? relutei pra atualizar a BIOS porque tinha medo de perder a placa-mãe em queda de energia kkk

Não, porque é driver, é coisa que você vai poder mexer depois se precisar e é dentro do sistema mesmo.

Se der algum problema no de vídeo, por exemplo, você usa o DDU e desinstala ele, depois é só instalar uma versão mais nova e pronto.

Não precisa ficar mantendo esses drivers sempre atualizados, só mexa com atualização de driver, e até de BIOS mesmo, quando de fato precisar, como no caso de algum jogo estar tendo problema de desempenho, ai você atualiza os drivers para tentar resolver.

• Curtir 1
Postado
53 minutos atrás, Garibaldicj14 disse:

eu perguntei dos drivers do 5600g porque dizem q driver da amd maioria são ruins, ai nem sei se vale a pena atualizar ou não,

Não tem nada de errado com os drivers. Pode atualizar sem medo. Pode ser que um driver ou outro tenha um bug, que é corrigido na versão subsequente... mas isso é exceção, não regra.

Tem muita desinformação sobre os drivers da AMD.

Ela poderia ser melhor nos drivers? Sim.

É horrível como dizem? Não.

Os drivers da Nvidia são perfeitos? Não!

Fazem o mesmo escândalo quando a Nvidia faz ********** nos drivers dela? Não.

Porque? Não tenho a menor ideia.

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Não tem problema aqui, se conseguiu para uma versão que começa o suporte, já está bom.

Todo lugar vai ter alguém reclamando de algo.

E você não tem um opção, é usar o driver do site da amd ou não usar nada, e se não usar nada, fica aquele gráfico péssimo no pc, e sem desempenho.

https://www.amd.com/pt/support/apu/amd-Ryzen-processors/amd-Ryzen-5-5000-g-series-desktop-processors-Radeon-graphics/amd

Pega de acordo com o seu sistema operacional, para Windows 10 pode pegar o Adrenalin 22.11.2 Recommended (WHQL), que inclusive é o mais recente, para Windows 11 vai ser o mesmo inclusive.

Driver de chipset aqui: https://www.amd.com/pt/support/chipsets/amd-socket-am4/a520

São diferentes.

Drivers da placa-mãe se refere as outras questões dela, esses você pega no site do fabricante da placa-mãe, e driver de chipset é no site da AMD.

Drivers da placa-mãe pegue aqui: https://www.gigabyte.com/Motherboard/A520M-DS3H-rev-1x/support#support-dl-driver

Baixa o driver de áudio e o LAN, o restante vem embutido no driver da AMD para chipset.

Para baixar a ordem não importa, para instalar também tanto faz, eu tenho hábito de instalar uns 10 programas tudo junto quando formato o pc, é mais rápido assim.

Não, porque é driver, é coisa que você vai poder mexer depois se precisar e é dentro do sistema mesmo.

Se der algum problema no de vídeo, por exemplo, você usa o DDU e desinstala ele, depois é só instalar uma versão mais nova e pronto.

Não precisa ficar mantendo esses drivers sempre atualizados, só mexa com atualização de driver, e até de BIOS mesmo, quando de fato precisar, como no caso de algum jogo estar tendo problema de desempenho, ai você atualiza os drivers para tentar resolver.

Valeu amigo excelente explicação, mas os jogos estão rodando bem aqui, vi videos com a exata mesma config no youtube dos mesmos jogos e estão com fps um pouco menor que o meu, acho q vou deixar assim, so baixar os da placa-mãe mesmo

e concordo contigo, não precisa ficar atualizando sempre, ainda mais a BIOS que sempre tem o risco de dar *****, só fiz o da BIOS mesmo pra conseguir o XMP e deu certo e provavelmente mexo nunca mais em driver de BIOS nesse pc kkkk

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Garibaldicj14 disse:

...eu atualizei a BIOS da placa-mãe pra versão f13 porque não tava ativando o xmp na f10 que veio, sei que não eh a BIOS mais recente...

...e provavelmente mexo nunca mais em driver de BIOS nesse pc kkkk

Bom, como atualizar o BIOS resolveu o problema do XMP, viu que atualizar BIOS as vezes é necessário.

Existe atualização posterior - para a A520M DS3H;  importante, a F-14 que supostamente corrige falha de segurança e dá adequa o fTPM para o Windows 11. Mas claro, se optar por não atualizar da mesma forma que com a F10 o PC continuará funcionando.

Citação

F-14

• Major vulnerabilities updates, customers are strongly encouraged to update to this release at the earliest.

Credits to "Assaf Carlsbad and Itai Liba from SentinelOne"

• Introduce capsule BIOS support starting this version.

Checksum : FD8C

Update AGESA ComboV2 1.2.0.5

Change default status of AMD PSP fTPM to Enabled for addressing basic Windows 11 requirements (https://support.microsoft.com/windows/1fd5a332-360d-4f46-a1e7-ae6b0c90645c)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!