Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC com interrupção - Desligando / Não liga


Ir à solução Resolvido por celomorais,

Posts recomendados

Placa-mãe: ASRock B450M Steel Legend

CPU: Ryzen 5 3600

Cooler: Water Cooler (Cooler Master Masterliquid 240)

memória RAM: Patriot Viper Steel 2x 8G 3000MHz (slot 2 e 4)

Fonte: Cooler Master MWE White 650w

SSD: 1x M.2 Kingston A2000 250gb NVMe

VGA: 1x GeForce GTX 3060

FANs: 1x traseira / 2 frontais mais as fans do watercooler

 

Overclock CPU/RAM: XMP profile 1

 

Onde o PC está ligado: Em um filtro de linha KF 4 tomadas

Rede elétrica aterrada: Sim

 

Sistema operacional: Windows 10

Drivers: Baixados dos sites dos fabricantes (placa-mãe, placa de vídeo etc)

Versão BIOS: P2.90

 

Problema:

 

O problema começou a apresentar depois de exibir no monitor, telas nas cores de azul, vermelho e desligamento de vídeo na minha antiga placa de vídeo, uma GTX 1050 ti. Então resolvi comprar uma RTX 3060 (desejo meu também) e realizei a limpeza do computador, desmontando o PCpor completo para limpar com pincel e limpa contato, e montei novamente. Agora o PC não liga ou liga quando quer. Quando liga o PC em alguns momentos dura 3h / 4h e depois desligada tudo, ai preciso desligar a fonte e ligar novamente para energizar a placa-mãe, só que quando aperto o botão de ligar não liga e as vezes liga minutos depois sozinho. Fato é que depois que consigo ligar e ficar um tempo ligado quando desliga, não consigo ligar imediato, precisando esperar ela energizada para ligar quando quer. Ontem teve um caso diferente, desliguei pelo SO, tudo desligado e a placa-mãe continuo desligada, fui forçado a desligar na fonte e até então não liguei mais.

 

O que eu já fiz:

 

Já desativei o XMP / Já deixei uma memória / Já troquei os slots das memórias / já testei a fonte separada no clip deixando ligada e não teve desligamento / Até testei com multímetro  a entrada de 12v do processador e não tem curto (não sou técnico mas por vídeo de yt dá para ter uma noção) / já testei os 24 pinos com multímetro, sem curto também / Resete de CMOS / Já troquei o botão do power pelo reset / Já montei uma bancada sem o gabinete apenas com a placa-mãe, placa de vídeo e as 2x memórias ligando direto na placa-mãe e ficou 4h ligada, depois disso montei no gabinete e apresentou problema aqui descrito / Já testei a memória no "diagnóstico de memória do windows" e não encontrou problemas. Agora não quero ligar o PC porque esse desligamento repentino pode danificar outras peças e queria ajuda de vocês neste sentido. É muito difícil eu pegar outra placa-mãe, placa de vídeo, memórias e outras peças para substituir, não tem ninguém que conheço com peças similares =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Bom dia!

 

Update (Resolvido)

 

Então, a última coisa que eu realizei foi a atualização da BIOS de 2.90 para 4.20 e resolveu a questão de desligamento. Muito provavelmente por conta a nossa versão do microcódigo AGESA. Segue a versão da BIOS que eu utilizei

 

1. Support Microsoft Windows 11

2. Update AMD AM4 AGESA Combo V2 PI 1.2.0.3 Patch C

3. Enable AMD CPU fTPM in BIOS default

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!