Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, sou novo aqui, já estou sem opções para resolver esse problema, então resolvi vir pedir a ajuda de vocês, segue o problema:  Fogão de indução não desliga o cooler nem mesmo após o resfriamento, fica 24 horas por dia ligado, alguém poderia me dar uma luz ?

Postado

@Higor Oliveira Quadros

Fica difícil sem conhecer o esquema. Enfim o fogão deve ter os seguintes circuitos numa placa só ou distribuídos em várias:

1- uma fonte que vai fornecer corrente contínua.

2- Pode ter um oscilador de alta frequência só mas é mais provável ter um para cada “boca”. Ele(s) tem mosfets na saída para as bobinas que são os componentes que esquentam mais.

3-Um circuito de controle do cooler onde obviamente está o defeito que pode ser:

- o componente que controla o cooler em curto. Pode ser um triac no caso do cooler ser de corrente alternada 110/127/220 volts ou um transistor mosfet no caso de ser de 12 volts DC mas pode ser de 24 volts também. Tanto o Triac como o transistor são componentes com três pinos. Eventualmente pode ser um relê também, funciona pra qualquer cooler e é mais difícil de entrar em curto e a bobina dele geralmente é controlado por um pequeno transistor que pode até ser SMD que eventualmente pode estar em curto também.

Existe a possibilidade também do relê ser ligado no modo “normalmente fechado” ou seja, ele só desliga se a bobina dele for energizada. A vantagem é que em caso de defeito o cooler vai ficar ligado direto, o que é obviamente melhor do que não ligar,

E pode também ser um problema no sensor (ou eventualmente sensores) de temperatura. Existem vários tipos com múltiplos formatos.

É pouco provável mas existe também a possibilidade do cooler ser controlado por um simples termostato, minha mãe tem dois fornos elétricos de baixo custo e em ambos as temperaturas são controladas por termostatos mecânicos , não sei se são mais baratos ou eventualmente são mais imunes a altas temperaturas já que são instalados em uma divisão não muito isolada termicamente do gabinete.

Enfim se puder poste fotos do interior, dos circuitos e, se conseguir identificar, do sensor de temperatura. Os códigos eventualmente escritos no sensor e no componente que controla o cooler podem ajudar muito.

• 2 meses depois...
Postado

Infelizmente o autor do tópico não deu retorno e pela "ficha" dele a única participação dele por aqui foi fazer a pergunta. Na época eu dei uma estudada, achei até vídeos sobre esse fogão com outros problemas e é um circuito bem complicado. Se voce tem alguma noção de eletronica uma solução seria montar um timer com o CI 555 com uma fonte de alimentação independente do forno que desligasse o cooler com um rele após alguns minutos depois de desligada a última "boca". A informação de "ligado" poderia ser colhida de diversas formas, aumento de corrente, algum LED do painel. Um opto acoplador seria bastante útil pra fazer isso, é um CI que tem dentro um Led e um foto transistor, acendendo o led o transistor conduz sem que haja nenhum contato elétrico entre eles. Desculpe por não poder ajudar mais.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...