Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compra de um novo computador gamer


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Boa noite, galera. A primeira vez que comprei um computador gamer - lá em meados de 2018, que está comigo até hoje - utilizei dessa plataforma para solicitar ajuda na compra dos hardwares. Atualmente, meu pc está muuuito defasado e queria comprar um novo, mas não tenho tanto conhecimento nos novos hardwares. Queria uma ajuda:

Pensei em comprar o processador i5 12400F, já que o da 13ª ainda está caro e existe a possibilidade de upgrade para ele no futuro, devido ao mesmo soquete de ambos FCLGA1700. Mas eu não consigo decidir entre a placa-mãe, quais vocês indicam? Eu não penso em gastar muito, mas também não quero ser ''mão-de-vaca'' ou avarento. Deem uma ajuda, se possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

As placa-mãe estão caras, as básicas H610 - OK para i3-12100/F e i5-12400/F:

 

ASUS Prime H610-A - dissipador no VRM (Vcore)  - R$ 720,00.

ASUS Prime H610M-E-  mais "pelada", não tem o dissipador no VRM(Vcore) e só 4 portas USB no painel traseiro - R$ 640,00 ou 590,00 vendida pela Impower no market place da K'bum.

Gigabyte H610M H - sem dissipador - R$ 600,00

MSI H610M-A PRO - sem dissipador - R$ 540,00

 

B660 que tem - em alguns modelos; VRM melhor e permite overclock de memória:

 

Gigabyte B660M Gaming ou a Gigabyte B550M D2H - dissipador no VRM (Vcore) - R$ 880,00

 

ASUS TUF B660M-PLUS - R$ 999,00

 

Exceto pelo possível overclock da memória, o desempenho do i5 será o mesmo que qualquer uma. As B660 são também adequadas para um i5-12x00K ou i7.

 

Do ponto de vista custo beneficio o Ryzen 5 5600 é escolha melhor que o i5-12400F, custa mais barato (R$ 930,00) e tem desempenho até melhor na maioria dos jogos, a placa-mãe vai ter custo equivalente, 500-600,00 para uma A520, 700-750,00 para uma B450 e 850-1.000,00 para uma B550.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites