Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte a320m-h com Ryzen 5 5600g com travamento no sistema operacional


Posts recomendados

Ola a todos.

Estou tendo problemas com o novo PC que comprei, assim que as peças chegaram ja fui correndo pra montar e instalar o Windows 10, até ai tudo Ok ... o problema começa quando o windows inicia, a tela congela, aparece alguns chuviscos e interferencias e quando congela só resetando no botão e quando volta continua a mesma coisa.

 

O setup é o seguinte:

 

Gigabyte A320M-H 

RAM 8gb 2666MHz

Ryzen 5 5600G

SSD 240gb

 

Eu ja tentei atualizar a BIOS, estava na versão F55 e vi no site do fabricante que havia uma mais recente a F56a, assim que atualizei a BIOS o PC voltou e funcionou normal por uns 30 minutos ai torno os travamentos e chuviscos na tela.Tambem atualizei o driver do chipset da placa-mãe e nada, baixei o driver de vídeo do processador direto do site do fabricante, atualizei e nada tambem.

Eu só consigo usar o PC normal quando no gerenciador de dispositivos a saida de vídeo ta como 'Adaptador de vídeo básico da microsoft'.

 

Troquei a memória RAM de slot, limpei com borracha (mesmo sendo nova) e tambem troquei a pasta termina que veio de fabrica e nada, ja estou desesperado sem saber o que fazer se alguém puder ne dar uma luz. 😕

 

Agradeço desde ja.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, renanF7 disse:

Troquei a memória RAM de slot, limpei com borracha (mesmo sendo nova) e tambem troquei a pasta termina que veio de fabrica e nada, ja estou desesperado sem saber o que fazer se alguém puder ne dar uma luz. 😕

 

 

 

faca um teste dessas memórias com o memtest

https://www.memtest86.com/

 

se tiver mais de 1 pente, cada um de uma vez

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, renanF7 disse:

Eu só consigo usar o PC normal quando no gerenciador de dispositivos a saida de vídeo ta como 'Adaptador de vídeo básico da microsoft'.

A pergunta parece ser a resposta! Driver errado.

 

Atente para o aviso de atualização DO BIOS:

NO Bristol Ridge processors support. 

 

SEM suporte a processadores Bristol Ridge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

 

faca um teste dessas memórias com o memtest

https://www.memtest86.com/

 

se tiver mais de 1 pente, cada um de uma vez

Levando em conta que o PC funciona normal quando desabilito o vídeo integrado do processador pelo gerenciador de dispositivos ja da pra descartar problemas com as memórias, ou não?

 

2 horas atrás, Mega Blaster disse:

A pergunta parece ser a resposta! Driver errado.

 

Atente para o aviso de atualização DO BIOS:

NO Bristol Ridge processors support. 

 

SEM suporte a processadores Bristol Ridge.

 

No site do fornecedor apenas uma atualização do BIOS tem essa descrição e no caso ela é mais antiga da qual eu possuo no momento, tem algum problema eu 'voltar' pra essa versão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, renanF7 disse:

tem algum problema eu 'voltar' pra essa versão?

Não acho que seja o caso. Parece mais incompatibilidade da VGA com o CPU ou conflito. Na pg. 4 das especificações alerta sobre isso (incompatibilidade) e na 10, sobre instalação de expansões de novo. Reveja as configurações do BIOS. Pode estar havendo conflito. Desabilite manualmente a onboard.

 

https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_ga-a320m-h_e_1201.pdf?v=bc0c020ee8a1f2e55357b7f7070368f7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Não acho que seja o caso. Parece mais incompatibilidade da VGA com o CPU ou conflito. Na pg. 4 das especificações alerta sobre isso (incompatibilidade) e na 10, sobre instalação de expansões de novo. Reveja as configurações do BIOS. Pode estar havendo conflito. Desabilite manualmente a onboard.

 

https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_ga-a320m-h_e_1201.pdf?v=bc0c020ee8a1f2e55357b7f7070368f7

Fiz isso e depois não deu mais vídeo, tive que resetar o BIOS tirando a bateria da placa-mãe. Eu acabei de instalar a versão F54 do BIOS e vou habilitar os graficos integrados do processador pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, renanF7 disse:

Levando em conta que o PC funciona normal quando desabilito o vídeo integrado do processador pelo gerenciador de dispositivos ...

 

Afinal, esse PC tem uma uma placa de vídeo dedicada?

 

Se tem, qual a razão habilitar o gráfico integrado do 5600G?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mega Blaster disse:

@renanF7 Desculpe, entendi errado. Direcionei a resposta para conflito de VGA offboard. Então parece ser mesmo problemas com driver errado.

Sim, algumas versões do BIOS funcionam bem por um tempo mas depois torna a travar.

Acho que vou testar mais algumas ... no site da Gigabyte eu vi que tem duas placas com o mesmo nome que a minha, o que muda é as versões do BIOS que cada uma possui numeraçoes diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, renanF7 disse:

vi que tem duas placas com o mesmo nome que a minha

 

3 minutos atrás, renanF7 disse:

muda é as versões do BIOS

CUIDADO! Um erro aqui e terá que regravar o BIOS. Use apenas a versão do SEU modelo, EXATAMENTE. Leia o que está gravado/impresso na própria placa para ter exatidão. Tome muito cuidado nessas atualizações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Mega Blaster disse:

 

CUIDADO! Um erro aqui e terá que regravar o BIOS. Use apenas a versão do SEU modelo, EXATAMENTE. Leia o que está gravado/impresso na própria placa para ter exatidão. Tome muito cuidado nessas atualizações.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-A320M-H-rev-3x/support#support-dl-driver

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-A320M-H-rev-1x/support#support-dl-driver

 

Esses dois modelos tem o mesmo nome e versões de BIOS diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!