Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

No dia 31/12/22 fui "presenteado" com o PC reiniciando aleatoriamente após alguns segundos ligado depois que houve uma queda de luz. Na hora que faltou luz eu estava jogando.

Algumas tentativas de ligar novamente e em menos de 1min na tela inicial o PC reiniciava. Depois foi acusado alguns erros no Windows após o boot, então iniciei o processo de recuperação do sistema, que reiniciou no meio do processo e acusou erro de reparo, mas mesmo assim, voltou a entrar no sistema.

Minhas primeiras suspeitas eram a placa de vídeo ou a fonte, talvez a placa-mãe. Quase tentei fazer a instalação limpa do sistema para ver se não tinha pifado parcialmente o SSD NVMe.

Eu já estava planejando em "remontar" o PC, pois quando havia mudado de kit a uns 2 meses eu praticamente coloquei as pressas, faltando alguns parafusos na placa-mãe e pouca organização geral nas demais peças, mas devido a este problema repentino acabei fazendo tudo na mesma hora. Retirei peça por peça, limpei o gabinete nos mínimos detalhes, troquei pasta térmica, reorganizei os cabos, etc.

Após terminar o processo, o PC simplesmente voltou ao normal, e não sei se seria efeito placebo, mas parece que até melhorou a fluidez nos jogos (mesmo que com as mesmas taxas de FPS).

Por fim, no final não descobri o que estaria de fato causando o problema. Talvez algum curto devido a queda de energia que foi corrigido após alguma peça ser recolocada?

Devo ficar de olho em alguma peça?

O setup seria:

CPU Ryzen 5700X

Cooler Gammaxx 400 V2

GPU GTX 1070

PSU Corsair CX550

*Filtro de linha iClamper

*Tomada sem aterramento

Postado

eu creio q foi so mais uma coincidência mesmo e nesse mundo de informatica você ve muitas coisas as vezes q não fazem o menor sentido... (eu ja vivi muitas dessas situações)

se o pc mesmo com a montagem anterior funcionava bem até a tal queda de energia e ficou assim por um tempo pode ter sido até o proprio sistema operacional mesmo q zicou e se recuperou depois, vai saber

se tá tudo funcionando, ótimo.. eu apenas passaria um memtest nas memórias pra ver se elas estão bem, verificaria o S.M.A.R.T. do SSD e só... no meu caso q ainda tenho um testador de fontes, verificaria as tensoes pra ver se tá tudo beleza e desencanaria de boa

• Curtir 1
Postado

@rodrigo.dcvieira

Pois é, não é o primeiro caso que me acontece deste tipo, mas sempre eram com peças depois de muito tempo de uso ou alguns problemas que eram resolvidos de forma bem simples.

Mas como são peças novas, bate aquela ansiedade pra tentar correr atrás por garantia. Até agora ainda continua normal e sem algum outro sintoma estranho, então ao que tudo indica, foi apenas um susto temporário.

Obrigado pelas dicas, fiz os procedimentos referentes a RAM e SSD e estão OK.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...