Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera. Sou novo no fórum, e antes de abrir esse tópico dei uma olhada em outros para ver se conseguia uma solução pro meu problema, mas infelizmente não foi o caso 😞

Meu pc estava funcionando normalmente na semana passada, exceto por algumas desligadas repentinas que ele dava durante um tempo de jogatina em algum jogo pesado. Há algumas semanas eu já vinha imaginando que este problema poderia ser da minha fonte (CX500 Corsair), pelo fato de que já venho utilizando ela há muito tempo (algo por volta de 8-9 anos), então troquei na segunda feira pra uma XPG Pylon 650W. Acontece que após fazer a instalação, percebi que meu pc não tava dando vídeo, e fui procurando com bastante cuidado pra ver se tinha alguma coisa errada (literalmente montei o pc novamente umas 2x, só não removi a placa-mãe).

Após diversas tentativas, percebi que o problema estava nos meus sockets 3 e 4 da placa-mãe, que aparentemente não estão lendo as memórias. As duas memórias estão boas, se eu uso qualquer uma das duas sozinhas, o pc liga, a mesma coisa se eu ligar utilizando as duas no primeiro e segundo socket, respectivamente. Estou usando o pc neste exato momento e funciona perfeitamente. O problema é que minha placa-mãe possui 4 sockets, e colocando as memórias nessa ordem (socket 1 e 2), acabei ficando sem o dual channel. 

OBS: Fiz o teste em jogos com a fonte nova e as memórias nessa posição, e percebi que o problema realmente era a fonte, porque forcei bastante e o pc não desligou. Além do mais, não percebi muita diferença no fps devido as memórias estarem em single, mas minhas peças agora são literalmente todas novas (menos de 3 meses), preciso saber se algo deu problema para realizar a troca.

Essa é a lista do que eu já fiz:

- Verifiquei se todos os cabos estão encaixados corretamente

- Limpei as memórias com borracha

- Retirei o cooler e processador pra conferir se não tinha nenhum pino torto

- Retirei a bateria da placa-mãe, esperei um tempo, e coloquei novamente

Vcs saberiam me dizer o que pode ser que tá causando isso? Minha BIOS está na penúltima att (F62), li um comentário que dizia que atualizar a BIOS poderia ser uma solução pra algo parecido com o meu caso. Foi uma das únicas coisas que eu ainda não fiz, mas não queria arriscar a fazer sem saber que isso no mínimo pode ter alguma coisa a ver.

Agradeço desde já! 😃

Minha config:

placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H V2
Processador: AMD Ryzen 5 5600
Placa de Vídeo: RX 6600 8gb 51risc
memória RAM: 16gb 3200mhz Asgard (2x8gb)
Air Cooler: Gammax v2 RED
Fonte: XPG Pylon 650W 80 Plus Bronze
Armazenamento: SSD SanDisk 120gb + SSD Goldenfir 500gb
Gabinete: Warrior Modoc Gamer

Postado
5 horas atrás, Gabriel Torres disse:

Olá,

Não deixe de seguir o roteiro apresentado no tutorial abaixo; ele certamente o ajudará a resolver o seu problema:

Abraços,

Gabriel Torres

Obrigado pela sua colaboração, mas já realizei esses procedimentos e não identifiquei ainda o problema =/

1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

@Hyago Westphal

Quando tive problema parecido em máquinas velhas apliquei o que chamam de curto de hardman por 3 dias e deu certo em algumas voltando a funcionar tudo mas já disseram que é arriscado para a placa-mãe.

Obrigado pela colaboração, vou pesquisar sobre o assunto!

OBS: Atualizei a BIOS para a versão F63 (a mais recente) e o problema persiste.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Boa noite galera, o problema foi solucionado! No meu caso foi necessário fazer uma limpeza com limpa contato e uma escova de dentes no processador, no socket e nos slots de ram.

Para os que estão passando pelo mesmo, vale a pena tentar. Obrigado Gabriel e Henrique pelas dicas.

OBS: Fiz o procedimento e esperei secar por cerca de 40 minutos. Na ocasião, esqueci de retirar a bateria da placa-mãe, vi algumas pessoas dizendo que não é o recomendado, então façam com atenção.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!