Ir ao conteúdo

Pc congelando do nada e precisando apertar botão power várias vezes para ligar

Ir à solução Resolvido por Diego Siqueira,

Posts recomendados

Postado

Fala galera beleza?

To precisando de uma ajuda urgente, já fiz de tudo e nada de solucionar o meu problema, tô com um problema chato de resolver e da quando quer.

De uns tempos pra cá estou tendo que ligar meu pc e apertar o botão power diversas vezes para o pc ligar, isso só acontece nas primeiras vez do dia quando deixo o pc desligado quando vou dormir e na parte da manhã vou ligá-lo, as vezes pressiono apenas 2 vezes ele liga normalmente e as vezes até mais, 5 a 7 vezes, até aí beleza!

So que quando abro o Windows fico mexendo em qualquer coisa, vendo vídeo, ou até já fiz uns testes de deixar ele na área de trabalho parado ele funciona entorno de as vezes 2 a 5 minutos, 30 minutos ou até mais, os horários variam, e ele congela do nada simplesmente ele trava na imagem que tava o mouse paralisa, e o único modo de eu desliga-lo e no botão power e as vezes nem no botão power ele desliga, apenas direto na fonte. 
E aí que ocorre o problema, quando ligo a fonte ou no botão power novamente ele simplesmente não da vídeo, o pc liga normalmente com as ventoinhas todas funcionando, placa de vídeo funcionando etc, apenas fica tela preta. Percebi que uma das soluções quando eu limpava as memórias passando borracha, o pc ligava normalmente e dava vídeo ou quando deixava ele parado e tentava ligar dnv, porém  algumas vezes voltava a congelar e as vezes ficava funcionando normalmente o dia inteiro, chegou dia de eu deixar ele funcionando 48h ligado pra ver se ele ia congelar e não congelou.

OBSERVAÇÃO:

Realmente já fiz de tudo e não sei o que fazer, parece que a placa-mãe quando está fria ela tá fraca e não consegue ligar na primeira vez do dia e preciso apertar botão power várias vezes e quando entra congela as vezes faço esse processo umas 3 a 4 vezes, e quando eu fico tentando ligar fazendo esse processo de liga e congela liga e congela parece que o pc esquenta e dps o pc funciona normal sem congelar, estou desconfiando da placa-mãe ou Processador.

Testes que já fiz:

- Fiz alguns testes de Diagnóstico de Memória, e não encontrou nenhum problema!

- Achando ser problema nas memórias retirei uma das memórias e fiz a troca de slots e coloquei uma delas para funcionar alternando os slots e memória, conclusão problema as vezes o pc funcionava normalmente e as vezes acontecia aquele problema de congelar, ou ele simplesmente funcionava normalmente o dia inteiro até eu desligar o pc e ir mexer no outro dia tendo que repetir o processo.

- Troquei a fonte achando que era o problema, eu tinha uma Corsair VS500 e comprei uma Nova Corsair CV650, problema continua.

- não acredito ser problema de Windows, pois como falei, pc ficou ligado o tempo que eu quiser deixar após esse processo de ficar tentando ligar e congelando, como fiz o teste deixei 48h sem nenhum congelamento, desliguei o pc e liguei dnv e ligava norma, só que no dia seguinte, vamos nos dnv no mesmo processo.

- Alterei algumas configurações de desempenho de energia achando esse o problema e também nada!

- Fiz alteração do botão do Power para o Reset e também nada, mantém o problema.

- Placa de vídeo funcionando normalmente, quando deixei ele ligado 48h não apresentou nenhum problema. 

-  O pc não faz nenhum barulho anormal

- fiz limpeza geral no pc, passei pasta térmica no processador.

- e nesse exato momento, fiz a troca da bateria da placa-mãe por uma nova, precisei apertar o botão 4 vezes para ligar, e ele simplesmente ligou, tá dando vídeo e até agora não travou, isso tudo depois de eu ter tentado fazer aquele processo de ligar ele 3 vezes e ele congelando, e agora acredito que vá ficar até mais tarde funcionando, e amanhã tendo ter que repetir o mesmo processo diário.

Nunca tive esse problema, realmente bem complexo! 
Não sei mais o que fazer, alguém pode me ajudar o que vocês acham que pode ser???

continuo achando que possa ser placa-mãe ou processador, o que me estranha também parecer algum problema com umidade, tempo frio, sei lá!

Configuração:

Processador: i5-3470

placa-mãe: AFOX-MA5 (Não é uma das melhores) porém tem apenas 1 ano de uso.

memória ram: 16gb Ram Kingston 8gb cada

Fonte: Anteriomente Corsair VS500, atual Corsair CV650

HD de 500gb e outro de 4TB

SSD de 120GB

agradeço a quem tiver uma ideia do que seja! 

Minha placa de vídeo é uma GTX 1650 Galax

Postado

@alan neris Também estou pensando que seja isso. Eu utilizava 2 monitores quando tinha uma GTX 750ti, porém comprei uma GTX 1650 e percebi que o segundo monitor que utilizava no VGA, ele não ta funcionando mais, detectei que o problema era o VGA q não funciona. Porém um tecnico me informou que quando instala uma placa de vídeo "potente" ele perde a função do VGA e apenas funciona as entradas da placa de vídeo, achei isso meio estranho, não sei se é verdade. Ai fiquei em duvida se era problema na placa-mãe ou não (dando ideia de a placa-mãe não esta funcionando 100%).

Postado

Testa ligar o pc com um curto usando uma chave de fenda onde está conectado o fio do power que você tanto aperta.

Tenta ligar com a fonte, placa-mãe, processador e memória(apenas). Veja se entra na BIOS e não acontece nenhum tipo de congelamento.

Testa deixar a fonte desligada ou fora da tomada por 30 segundos antes de tentar ligar normalmente.

Tire a bateria por alguns segundos para resetar a BIOS, recoloque e então teste.

São muitas possibilidades, fica complicado. Se alguma dessas sugestões ajudar ou não, avisa.

Postado

@Luiz Coutinho Beleza, vou testar e informo se resolveu, em relação a BIOS já adianto que o congelamento ele não ocorre quando entro nela.

Apenas atualizando: Como informei no texto acima, to com o pc ligado até agora sem nenhum congelamento, vai entender! amanhã vou tentar ligar e ver se as primeiras tentativas de ligar o pc o congelamento continua. 

Postado
6 horas atrás, Diego Siqueira disse:

@Luiz Coutinho Beleza, vou testar e informo se resolveu, em relação a BIOS já adianto que o congelamento ele não ocorre quando entro nela.

Apenas atualizando: Como informei no texto acima, to com o pc ligado até agora sem nenhum congelamento, vai entender! amanhã vou tentar ligar e ver se as primeiras tentativas de ligar o pc o congelamento continua. 

Faz um teste de umas 2 horas de stress em todas peças quando seu pc está ligado sem problemas.

Você pode usar esse programa por 30 dias sem pagar.
https://www.aida64.com/downloads/YWY1MWUxM2E=

Postado

@Luiz Coutinho Beleza vou fazer e mando o resultado aqui! Só retificando, sim ele congelou na tela do BIOS hoje.

Atualizando: Hoje eu precisei apenas pressionar uma vez o botão power para ele ligar porém deu 2 congeladas, após as 2 tentativas de ligar estou usando ele normalmente até agora, como falei pra vocês parece que ele esquenta e funciona normalmente depois, se não é bruxaria não sei o que é kkkkk.

Após o congelamento de hoje atualizei todos os drives que estavam desatualizado no meu pc, farei uns testes se amanhã ocorrerá o congelamento.
Falei com um tecnico ele acha ser problema no chip 7 da placa-mãe, ou placa de vídeo! Amanhã irei testar o pc sem a placa de vídeo offboard para ve se o congelamento ocorre, se sim acho que matarei o problema em ser placa-mãe.

Postado

Problema ainda permanece, retirei a placa de vídeo offboard para fazer o teste, e tentei ligar a onboard e conclusão a placa onboard não deu vídeo nem no VGA e HDMI.

porém liguei a offboard ele ligou o sistema normalmente porém após alguns minutos congelou.

acham que é placa-mãe? Estou com receio de não ser placa-mãe e comprar à toa. 

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Quem tiver este mesmo problema, o problema era na placa-mãe, ja estava ficando ruim, acredito que pela maresia da minha cidade! comprei uma outra placa-mãe, e o problema foi resolvido, pc agora ligar normalmente, e parou o congelamento.

• 2 anos depois...
Postado

@Diego Siqueira então você resolveu trocando a placa? tenho essa placa afox ih61-ma5 e acho que e meu problema e ela, pc ta tudo novo praticamente, so a fonte que não... o meu ta congelando nos games, apenas, ja faz um ano 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!