Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então galera eu tô com esse problema chato de crash na minha GPU, acabei de montar o PC, tudo novinho e as SPECS são:

*Fonte CoolerMaster 550W MWE Bronze

*Motherboard Gigabyte B450M DS3H V2;

*CPU AMD Ryzen 4600G;

*16GB RAM (2x8 Kingston Fury)

*RX 580 8GB Veneida (sim aquelas da China, 2048 SP ao invés de 2300 da RX 580 normal)

O problema são crashs insistentes da GPU, a maioria dá problema de Timeout, nada disso estava acontecendo até uns dias atrás onde eu conseguia rodar Elden Ring no Medium com algo entre 50-60 FPS, mesma coisa pra Control, que por ser um jogo muito dependente de GPU eu sempre usei de parâmetro, tava tudo rodando que era uma beleza, até que parou de rodar... Elden Ring começou a apresentar problemas depois uns segundos aberto, Control pode ficar aberto por tempo indeterminado mas é só entrar em combate que é batata, Crash e mensagem de "Driver Timeout", a tela congela por alguns segundos, pisca preto e aparece a mensagem. Fui correr atrás de trocar driver e tudo o mais e nada resolveu, então resolvi testar pra ver o que tava rolando, abri o GPU-Z e usei o "?" que é o "Render Test" deles (que deixam bem claro é um Render Test, não Stress Test) e adivinha se não apresenta problemas fazendo teste de render? A diferença é que como o GPU-Z não esperava que isso fosse acontecer por não ser teste de stress, então esse teste não tem tempo e nem para de rodar então o PC simplesmente: crash -> volta por 0,1 segundos -> crash -> volta ->... Lembrando que em nenhum momento, seja nos jogos ou seja em qualquer outro momento eu tenho stuttering, lag ou queda de quadros, o computador jamais apresenta problemas em vídeos ou mesmo jogos relativamente menos pesados como o Crusader Kings III ( o que eu nem sei se é relevante já que como eu disse o Control fica travado em 60 FPS, com Temp. baíxissima contanto que eu n entre em combate) então minha conclusão, que pode estar errada é que o problema é quando a GPU tenta renderizar certas coisas, como por exemplo realizar o teste do GPU-Z, e as fans na maioria das vezes nem ligam de tão baixa que é a temperatura 99% do tempo, único momento que liga é quando o Control ta rodando, mas mesmo assim a Temp não passa de 45º, o que eu imagino que não vai passar de 90º instantaneamente só de entrar em combate ou no caso do Elden Ring, o que reforça mais minha crença que o problema não é relacionado a esquentar/tensão esse crash ocorre abrindo o Mapa-mundi em determinada região somente.

Procurando por aí eu encontro que esse crashs são ou defeito da GPU ou Drivers, baseado no que eu disse de ela nunca travar fora de jogos(ou do teste) de ela não apresentar nenhum aparente problema de temperatura ou performance quando não está ocupada apresentando problemas, qual a opinião de vocês? Como eu disse já instalei e desinstalei drivers trocentas vezes então se for isso como eu faço pra excluir todos eles por completo pra ter uma instalação 100% clean, ou vocês acham que é realmente a GPU que veio com problema?

Obrigado desde já!

• 2 meses depois...
Postado

Cara seu problema é igual ao meu quando comprei a rx 580 8g, antes eu usava gpu integrada que não puxava muito da minha fonte de marca duvidosa 500w pfc jogava tudo normal por horas e horas ... Mais depois de botar a rx 580 ,  o Pc começou a crash , tela preta em render gpu z . E fullmark só tela preta . A rx 580 esquenta muito e puxa muito da linha de +12v da fonte . Quando bota para renderizar. Ou jogar no ultra . . . Ela é uma placa que esquenta muito passa de 130w só isso é +/- 10 Amperes na linha de +12v , onde a gpu integrada puxava nem 4A

Só resolvi meu problema botando uma corser 650w . Aí a coisa mudo tudo parou de crashamento. E as telas pretas em jogos . resumindo a fonte antiga não aguenta a 580, ela pega fogo para entregar o máximo desempenho dela .

Postado

vou te dar a solução que resolveu meu problema, também tinha crash constante reiniciava o pc, tinha que desconectar o PCI-E e conectar de novo pra voltar a funcionar. Tentei tudo que vi na internet e depois de muito tempo com esse problema resolvi instalando drivers não oficiais da amd pelo amernimezone

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!