Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento da CPU a 80° parado.


Ir à solução Resolvido por Benzeno,

Posts recomendados

Estou com um Ryzen 5600 e ele fica usando 5% da CPU sem nenhuma tarefa, e fica batendo 83/84° que é muito estranho, na maioria dos lugares vi que deveria bater 35/40° apenas, uso 2 ventoinhas de 120mm e o Wraith Cooler que veio junto. Meu gabinete é esse aqui https://a.co/d/0MAizQJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wellington Felipe Haack Bom, seu gabinete não é o mais recomendável em termos de ventilação, pelo contrário. Dê preferência para gabinetes com a parte frontal em ''mesh'', aquela ''telinha''. Mas não acredito que seja ele o total culpado para uma temperatura de 84° sem tarefas.

 

Qual sua fonte? e qual é esse seu cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Viana de Souza @André Viana de Souza @André Viana de SouzaSouzaSouzaSouzSouzaSouzaSouSouzaSouzaSouzaSo

@André Viana de Souza O comentário de cine apresentou problemas, ignora ele, eu uso essa foto aqui https://m.kabum.com.br/produto/369657 e o cooler é o AMD que vem junto com o processador Wraith Cooler 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wellington Felipe Haack Estou analisando melhor seu gabinete, e acredito que ele tenha sim grande influência nisso. Airflow muito ruim.

 

Outro fator é você estar usando o cooler box, que é bem fraquinho.

 

Sugiro trocar o gabinete e comprar um Gammaxx 400 V2 de aircooler, acho que vai dar uma ajuda boa. Você mora em uma região muito quente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wellington Felipe Haack Cara, é difícil eu te dar essa certeza toda, mas acredito que irá ajudar bem. Se você moroar em uma região quente, influencia também. Você ja testou a temperatura dele em estresse? passa muito dos 84?

 

https://www.amazon.com.br/Gabinete-Pichau-Mid-Tower-Ventoinhas-PG-KZN2-BL01/dp/B0BNCGJH12?th=1

 

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-pulsar-RGB-lateral-de-vidro-branco-pg-psr-wrgb01

 

Se for comprar o aircooler, não remova o CPU do soquete, só limpe o IHS com álcool isopropilico. Tem vídeos no youtube ensinando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então mano, removi a tampa de vidro lateral e deixei aberto, e removi o acrílico da frente, caiu de 83/84° para 78/79°, muito pouco, será que um Air Cooler resolveria, porque vi muitos dizendo que o Wraith Cooler que vem junto que estou usando não resfria direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington, eu tenho um Ryzen 5600 também e digo que com certeza essas temperaturas estão fora da realidade. O meu em idle, com um Gammaxx fica nuns 35/40º (dependendo do dia). Mesmo o coolerbox não sendo uma exemplo de eficiência, mais de 80º é surreal.

 

Eu sugiro verificar o encaixe do cooler, se o contato está bom e não está torto, veja a quantidade e estado da pasta térmica e também olhe na BIOS/utilitário da sua placa-mãe como está a curva de resfriamento da cpu. As vezes está com uma curva ruim ou desabilitado o controle automático e pode estar com uma baixa rotação ou uma rotação fixa insuficiente. Outra coisa que pode ocorrer é o cooler do CPU ter sido ligado nos pinos do chassi_fan da placa-mãe, fazendo um controle errado de temperatura, por isso vale a pena checar se estão ligados nos lugares certos também. São coisas que eu checaria antes de sair trocando peças no primeiro momento.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!