Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei um kit Xeon E5 2670 e a placa-mãe está em curto: onde encontrar outra?


Rafa Hiato

Posts recomendados

Fala galera!

Comprei recentemente um kit xeon e5 2670 no Aliexpress e infelizmente a placa-mãe veio com problema, já entrei com disputa mas pelo visto vai demorar.

E para poupar tempo, já quero ir atrás da placa-mãe que funciona.
Revirei a internet toda e não acho a mesma que vem no kit sem ser no Aliexpress (por ser uma placa chinesa, faz total sentido)

Infelizmente só vendem com o kit completo.

 

Tem alguma placa que suporta o Xeon e5 2670 v3??
Procurando sobre, encontrei a placa-mãe da ASUS modelo ASUS Prime - H310M-E R2.0/BR, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

Ela suporta esse meu processador? Ou é balela que colocaram nas dúvidas sobre o produto?

Caso não, tem alguma alternativa aqui no Brasil?

 

Valeuu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rafa Hiato Olá! Seja bem-vindo ao Clube do Hardware! 🙂

 

Esse processador usa soquete FCLGA2011 e já deixou de ser fabricado há muitos anos (é um produto de 2014). É um soquete exótico e descontinuado, e por isso é difícil encontrar placa-mãe - ainda mais com bom preço - para ele no Brasil. Essa placa que você mencionou não é compatível.

 

Essas placas-mãe chinesas reciclam chipsets e modificam componentes para serem compatíveis com tecnologias mais modernas. O ideal seria aguardar mesmo... Por sinal, a placa-mãe acaba sendo a fraqueza desses kits, uma vez que pode não ser muito confiável e, quando dá defeito, as assistências técnicas muitas vezes recusam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Puts, que azar cara =/

Aproveitando, entrei em contato com os vendedores, infelizmente eles usam um tradutor péssimo e agora preciso saber o que é um Chassi numa placa-mãe?

Devo abrir outro tópico sobre ou posso continua-lo aqui?

Aproveito pra deixar meu muito obrigado pela recepção e por me ajudar 😄

Screenshot_1.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rafa Hiato Podemos continuar por aqui mesmo. Chassi, nesse caso, seria o gabinete. Acredito que no Português de Portugal usem expressões como "chassi" e "caixa". O vendedor está dizendo para você testar a placa-mãe fora do gabinete para evitar o risco de um curto-circuito estar interferindo (por exemplo, há pessoas que esquecem de instalar os parafusos espaçadores entre a placa-mãe e o gabinete na hora de montar).

 

No caso, uma prática comum é testar colocando em cima da caixa de papelão da placa-mãe, ligando só o essencial para funcionar. Quando monto um computador, eu sempre testo assim para verificar se tudo está funcionando antes de colocar no gabinete e conectar tudo. 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu já tentei sem o gabinete, mas é o mesmo problema.

Eu vou tentar explicar da melhor forma o que me fez acreditar que haja defeito nessa placa:
Sem o cabo CPU da fonte na placa, ele liga normalmente, e dá até sinal de vida, mas não chega a dar vídeo.

Com o cabo CPU ligado na placa, ele só chega a pegar uma "carguinha" e depois já desliga sozinho.

Fotos e vídeos do problema:

Screenshot_1.png

placa-mae.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rafa Hiato Pela foto percebi que as memórias estão colocadas apenas de um lado. Você precisa consultar o manual da placa-mãe para verificar as combinações de dual/quad channel e a ordem. Algumas placas não ligam se os pentes de RAM não forem colocados em slots específicos caso todos os slots não sejam preenchidos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2023 às 19:31, Rafa Hiato disse:

xeon e5 2670 no Ali****
 não acho a mesma que vem no kit sem ser no Al**** (por ser uma placa chinesa, faz total sentido)

Infelizmente só vendem com o kit completo

 

O seu entendimento de Xeon esta errado, primeiro, as  placas X99 só acha no Allii (ou revendidas por terceiros no ML, Shopee  mais caro) e segundo não precisa comprar só em kit,* tem a placa-mãe e o CPU avulsos.

 

Para o E5-2670 V3 processador de TDP alto - 120W precisa de uma com bom VRM, a mais indicada é a Huananzhi F-8 - R$ 647,00.

 

Pode arriscar com a Machinist MR9A - R$ 485,00

 

E siga o conselho do "Professor Xeon" - Mario Mazotti, só compre placa-mãe X99 da Huananzhi ou Machinist, não vá no papo dos canais "PC do Baratim", "Arte do Custo/Benefício", falam muita abobrinha sem fundamento técnico.

 

* Alias nos kits Xeon tem gato por lebre, processador com TDP alto com placa-mãe com VRM fraco, montados especialmente para os BR que gosta de "levar vantagem, certo". 😜 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2023 às 12:43, 1lokos disse:

O seu entendimento de Xeon esta errado, primeiro, as  placas X99 só acha no Allii (ou revendidas por terceiros no ML, Shopee  mais caro) e segundo não precisa comprar só em kit,* tem a placa-mãe e o CPU avulsos.

 

Para o E5-2670 V3 processador de TDP alto - 120W precisa de uma com bom VRM, a mais indicada é a Huananzhi F-8 - R$ 647,00.

 

Pode arriscar com a Machinist MR9A - R$ 485,00

 

E siga o conselho do "Professor Xeon" - Mario Mazotti, só compre placa-mãe X99 da Huananzhi ou Machinist, não vá no papo dos canais "PC do Baratim", "Arte do Custo/Benefício", falam muita abobrinha sem fundamento técnico.

 

* Alias nos kits Xeon tem gato por lebre, processador com TDP alto com placa-mãe com VRM fraco, montados especialmente para os BR que gosta de "levar vantagem, certo". 😜 

Caramba, não fazia ideia.

Pensei aqui em tentar devolver todas as peças e conseguir o reembolso.

Depois disso vou tentar fazer um kit com um processador normal mesmo, acho menos dor de cabeça kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rafa Hiato Você colocou nos dois slots alaranjados e não funcionou?

 

Sobre essa questão da confiabilidade, vou ser sincero contigo: eu evitaria esses kits Xeon. O desempenho multi-core de fato é muito interessante pelo valor, mas o pessoal que costuma recomendar (como o MW Informática no Youtube) indica tudo do mais barato possível e geralmente não comenta sobre os contras...

 

Os chineses transformaram essa plataforma em algo muito instável. Primeiro, porque montaram verdadeiros Frankenstein reciclando chipsets antigos e adaptando tecnologias que essas placas nunca foram projetadas para receber. Segundo porque costumam (nem sempre, mas acontece muito) utilizar circuitos reguladores de tensão subdimensionados, algo agravado pela qualidade nem sempre garantida do PCB. A isso você acrescenta o fato de ser uma plataforma antiga e já sem suporte, então você fica refém deles se precisar de uma placa nova (já que muitas assistências nem tentariam o reparo)... Esses processadores acabam sendo baratos porque o problema está nas placas-mãe, e é isso que tem que colocar na balança.

 

É claro que você poderia, por exemplo, procurar uma placa-mãe melhor... Talvez duraria muitos e muitos anos sem ter dores de cabeça. Ou talvez não. Para evitar problemas, o melhor é procurar uma plataforma mais "normal" mesmo. A plataforma AM4, por exemplo, está com um custo-benefício bem bacana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei sim, fiz exatamente como explica o """manual""" (entre muitas aspas, porquê está na descrição do produto e muito mal explicada em inglês e português).

Cara, eu real não sei como posso fazer isso funcionar, infelizmente eles disseram que todas as placas são testadas antes do envio, e que eu deveria testar com fonte diferente, e sem o gabinete (exatamente como já foi feito)

E pra ajudar o Aliexpress me disse que as imagens e vídeos gravados mostrando o problema não são válidos.

Existe algum vídeo que ensina como montar um PC com esses kits? não precisa ser exatamente o mesmo, mas já dando um norte, eu posso arriscar aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...