Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans SilverStone Air Blazer 120mm precisam de controladora?


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Já vou dizer que acho esse assunto muito confuso. Pretendo comprar os SilverStone Air Blazer 120mm para o gabinete, eles são aRGB, a minha placa-mãe é uma GIGABYTE B660M GAMING X DDR4

 

Mas ainda não entendi direito o uso dos controladores. Preciso de uma controladora RGB, controlador de velocidade (pelo o que entendi, se conectar na placa-mãe o próprio sistema faz esse ajuste), splitter, um adaptador...? E outra, posso "stacar" eles de boa sem sobrecarregar a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionando mais algumas informações:

A placa tem controladora, tem RGB fusion 2.0

Os plugs do fan são 4 pinos para a ventilação e RGB é 4-1 pinos; na placa o sys_fan encaixa direitinho, no entanto o RGB não. Tem dois tipos de headers, LED e RGB LED, se eu conectar no header LED eu consigo controlar o aRGB de boas, ou irei precisar de um adaptador?

 

Screenshot_20230110-222303_Drive.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@impepper Os conectores de 4 Pinos SYS_FAN é para fazer o fan girar, pode ligar direto ou colocar splitter.

 

Se a placa-mãe permite conectar aRGB também é o mesmo caso.

 

Não confunda RGB com aRGB, pois são dois padrões diferentes quando falamos de conexão, no seu caso é o aRGB de 3 Pinos e 5V apenas.

 

 

Uma ideia melhor para usar, ao invés de splitter é colocar um hub.

 

Você pode colocar um desse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2061510769-hub-argb-pmw-1-para-8-fans-3-pinos-5v-34-pinos-12v-_JM#position=4&search_layout=grid&type=item&tracking_id=504b4594-356e-4134-ac11-e41ebd541ffd

 

Nele você conecta a parte de LED do fan e o conector que faz o fan girar, ignorando o conector vermelho do hub, esse conector é destinado ao fan do processador.

 

O hub terá dois cabinhos, um deles você liga no conector aRGB e o outro no SYS_FAN, para ter a função PWM.

 

Não esquece de ligar um cabo SATA de energia no hub, esse cabo vem da fonte.

 

 

Agora, se você for comprar o kit de fans, geralmente já vem uma controladora com ele.

 

Ver aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/17032/kit-fan-com-3-unidades-silverstone-air-blazer-120i-lite-argb-120mm-sst-ab120i-arg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Seria muito necessário um splitter só pros fans? Se não me engano eles também fazem "Daisy chain", meu medo é dar pau na placa, mas no manual diz que aguenta até 3A (pelo o que entendi) e dizem que normalmente conectá-los assim não chega perto de 1A

E meu plano é ter um fan na parte superior e dois na frontal e só esses dois na parte frontal fariam chain, como a placa tem 3 entradas sys_fan, me parece ok

Screenshot_20230110-160409_Chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@impepper Nunca vi falar nada sobre esse tal "daisy chain".

 

Mas o splitter para os fans que citei é para ligar todos em apenas 1 conector SYS_FAN, se a placa-mãe tem 3 conectores desse, pode ignorar a recomendação de comprar um splitter para isso.

 

Não via dar problema se ligar todos os 3 fans em apenas 1 conectors SYS_FAN, afinal dá menos de 1 A somados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@impepper Nunca vi falar nada sobre esse tal "daisy chain".

 

Mas o splitter para os fans que citei é para ligar todos em apenas 1 conector SYS_FAN, se a placa-mãe tem 3 conectores desse, pode ignorar a recomendação de comprar um splitter para isso.

 

Não via dar problema se ligar todos os 3 fans em apenas 1 conectors SYS_FAN, afinal dá menos de 1 A somados.

A entrada "fêmea" de um conecta na "macho" do outro... E por fim conecta na placa-mãe

Mas vou ver, já que não vai ser eu que vou montar, as vezes a loja em que vou levar essas peças prefere não fazer esse tipo de coisa por segurança

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Oi, gostaria de saber se as tuas air blazer ficaram com alguns leds ligando em cores específicas, no meu quando fui testar em um pc do meu amigo, ficou ligando a parte de cima na cor que o sistema mandava e a parte de baixo ficou com um verde, azul e vermelho ligados sem estar de acordo com o sistema, o teu também ficou assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2023 às 23:18, Elder Nauvirth disse:

@impepper Nunca vi falar nada sobre esse tal "daisy chain".

 

Picuinha: Em conexão elétrica, "Daisy Chain" (o equivalente em Pt-Br seria "Guirlanda de Margaridas") é um acrônimo usado pelos gringos para designar conexões em cadeia (em série).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!