Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. Tudo certo?

Eu tenho um SSD 500 GB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe e um WD Green 1 TB SSD SATA que, inclusive, foi difícil demais de instalar, pois a placa de vídeo estava ocupando 2 dos 3 slots SATA.  Placa-mãe A520 S2H e Ryzen 5600.

Vocês podem me ajudar a verificar se a construção da placa-mãe está correta? Digo isso, pois foi muito difícil inserir o cabo SATA na entrada. E vejo vídeos em que o espaço da placa de vídeo e o restante depois é muito maior, ou seja, aparecendo os 3 slots de SATA, o que não ocorre aqui.

Por outro lado, como eu devo dividir os meus SSDs? Onde deixo os jogos, onde deixo o windows, onde deixo os aplicativos e downloads. Qual seria o melhor lugar com o objetivo de performance para jogos?

Obrigado!

WhatsApp Image 2023-01-12 at 16.29.45 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-01-12 at 16.29.43.jpeg

WhatsApp Image 2023-01-12 at 16.29.30.jpeg

Postado

Aparentemente, tudo ok

Quanto á divisão do uso, a meu ver:

1) no SSD NVMe: 2 partições:

um para Windows com pelo menos 100GB

outro para aplicativos e games em geral

2) HD convencional: 2 partições

Uma para dados de jogos/aplicativos e dados importantes em geral

Outra para backups

PS: ao instalar o sistema Windows no SSD NVMe tome o cuidado de deixar o HD convencional desligado(ou cabo de força ou cabo lógico)

Postado
16 minutos atrás, PedraX disse:

Aparentemente, tudo ok

Quanto á divisão do uso, a meu ver:

1) no SSD NVMe: 2 partições:

um para Windows com pelo menos 100GB

outro para aplicativos e games em geral

2) HD convencional: 2 partições

Uma para dados de jogos/aplicativos e dados importantes em geral

Outra para backups

PS: ao instalar o sistema Windows no SSD NVMe tome o cuidado de deixar o HD convencional desligado(ou cabo de força ou cabo lógico)

Obrigado pela resposta.

Não sei se fui claro, mas eu tenho dois SSDs. Um NVMe e outrao SSD SATA. Nesse caso como faria?

Postado

O NVMe é mai rapído, seria melhor para o boot do wIndows.

Continuaria com a mesma política de partições, mas isso é ao seu critério. Só o SSD NVMe de boot é que sempre conveniente separar o sistema operacional para facilitar a recuperação em caso de problema(os dados ficam separados)

Postado
30 minutos atrás, PedraX disse:

O NVMe é mai rapído, seria melhor para o boot do wIndows.

Continuaria com a mesma política de partições, mas isso é ao seu critério. Só o SSD NVMe de boot é que sempre conveniente separar o sistema operacional para facilitar a recuperação em caso de problema(os dados ficam separados)

Só uma dúvida:

- quando você fala games em geral e dados de jogos, qual a diferença? Na hora de instalar o jogo na STEAM eu boto no NVMe. O que seria esses dados de jogos? 

- e sobre aplicativos no NVMe e no SATA aplicativos e dados importantes em geral. Qual o critério pra definir aplicativos e dados importantes?  Exemplo: vou instalar steam, epic games, office, spotify, discord, anti-cheat da GC e da face-it.  Isso tudo que falei no NMve? Não consigo diferenciar aplicativos de aplicativos e dados importantes em geral.

Perdão o texto grande hahaha.

Certo.

Ficaria assim, então:

1) NVMe com duas partições  (partições crio na hora de formatar, certo?)\

- um para Windows com pelo menos 100GB

- outro para aplicativos e games em geral

2) SSD SATA WD Green 1 TB: 2 partições (na hora de formatar eu tenho que estar com ele desligado, certo?)
-  Uma para dados de jogos/aplicativos e dados importantes em geral

- Outra para backups

Postado
2 minutos atrás, reitzzz disse:

O que seria esses dados de jogos? 

mapas, coisas do tipo. Aí depende de jogo para jogo e conforme o funcionamento de cada um e se você tem memória RAM suficiente.

4 minutos atrás, reitzzz disse:

Qual o critério pra definir aplicativos e dados importantes? 

coisas importantes são o dia a dia que você não pode perder. Por exemplo, não sei se você declara imposto de renda.Aí deve guardar em até mais de um local

outra coisas: trabalhos de escola, agendas, etc

aplicativos em geral voce pode reinstalar a qualquer momento(assim como dados de games, eu diria que são até descartáveis, a menos que você seja do tipo competitivo)

Quanto ás partições Ok.

O detalhe de deixar o SSD SATA desligado é para não criar um vínculo com o SSD NVMe, costuma dar problema se tiver que tirar ele algum dia.

Postado
2 minutos atrás, PedraX disse:

mapas, coisas do tipo. Aí depende de jogo para jogo e conforme o funcionamento de cada um e se você tem memória RAM suficiente.

coisas importantes são o dia a dia que você não pode perder. Por exemplo, não sei se você declara imposto de renda.Aí deve guardar em até mais de um local

outra coisas: trabalhos de escola, agendas, etc

aplicativos em geral voce pode reinstalar a qualquer momento(assim como dados de games, eu diria que são até descartáveis, a menos que você seja do tipo competitivo)

Quanto ás partições Ok.

O detalhe de deixar o SSD SATA desligado é para não criar um vínculo com o SSD NVMe, costuma dar problema se tiver que tirar ele algum dia.

Quando formatar deixo o SATA desligado, aí feito tudo no próprio windows nas ferramentas dele eu crio as partições do SSD SATA, isso?

Postado
12 minutos atrás, reitzzz disse:

Quando formatar deixo o SATA desligado, aí feito tudo no próprio windows nas ferramentas dele eu crio as partições do SSD SATA, isso?

Ok, vai instalar o Windows a partir de um pendrive no SSD NVMe. Dentro do próprio processo de instalação você vai criar a primeira partição do Windows.

Depois de terminar a instalação, lá dentro do Windows, na bandeirinha do Windows, botão direito do mouse  você tem uma ferramenta chamada gerenciador de discos.

Lá vai poder gerenciar todo o restante desse disco NVMe, podendo criar a outra partição.

Depois, com tudo desligado, religue o SSD Sata e da mesma forma vai gerenciar esse SSD da forma que quiser, só precisa de um pouco de prática para saber os tamanhos certos das partições porque tem que prestar atenção na unidade de tamanho que ele vai mexer.

Postado
7 minutos atrás, PedraX disse:

Ok, vai instalar o Windows a partir de um pendrive no SSD NVMe. Dentro do próprio processo de instalação você vai criar a primeira partição do Windows.

Depois de terminar a instalação, lá dentro do Windows, na bandeirinha do Windows, botão direito do mouse  você tem uma ferramenta chamada gerenciador de discos.

Lá vai poder gerenciar todo o restante desse disco NVMe, podendo criar a outra partição.

Depois, com tudo desligado, religue o SSD Sata e da mesma forma vai gerenciar esse SSD da forma que quiser, só precisa de um pouco de prática para saber os tamanhos certos das partições porque tem que prestar atenção na unidade de tamanho que ele vai mexer.

Problema que meu NVMe é 500gb. E eu comprei 1 TB SSS SATA justamente pela falta de espaço kkkkkkk. Vou ver o que faço. Excluir uns que não jogo mais. Qual sua recomendação de divisão de partição no SATA e quanto pra cada? Eu basicamente tenho jogos, aplicativo do trabalho, aplicativos de jogos, spotify. Fora isso, não baixo mais nada para o meu PC. Arquivos de trabalho e de estudo ficam na VPN ou na nuvem. 

Postado

Continue com os 100gb para o Windows, o motivo é que está atualizando muito é acaba ocupando muito espaço,  de vez em quando deve dar uma limpada na partição. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...