Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como devo proceder para realizar um undervolt/underclock seguro no processador?


daniel06

Posts recomendados

Criei um tópico explicando a situação caótica do meu notebook (+80ºC durante picos em idle/jogando) quando o plano de energia está em 100%:

 

Acredito que a melhor saída seria um undervolt/underclock no processador, observando que perco desempenho em alguns jogos ao deixar o plano de energia em 99%, então gostaria de saber como devo proceder (qual programa usar/quais valores usar etc) para realizar isso sem causar danos ao sistema.

 

Configuração do notebook: i7 9750h / RTX 2060.

 

Muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5 Infelizmente até onde sei, é impossível fazer undervolt/underclock em notebooks, o máximo que da pra fazer é limitar o TDP (tem que olhar no aplicativo da intel e da Nvidia), mas até que 80 graus é baixo para um notebook, ainda mais um com uma RTX 2060, o que você pode fazer é trocar a pasta térmica e limpar o notebook para ver se ajuda, deixa-lo um pouco elevado ajuda a manter uma temperatura aceitável também, existem bases com cooler para melhorar isso mais ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki Opa, obrigado pela reposta

Então, no meu outro tópico citei do serviço que mandei fazer mas está meio escondido haha, mas resumindo: eu mandei limpar e fazer o repaste com uma Kryonaut Thermal Grizzly. Depois da troca as temperaturas abaixaram bem, porém eu sempre usava limitado à 99%, agora resolvi testar 100%, pois em alguns jogos o desempenho tinha caído bastante. O que me deixou preocupado mesmo foi a questão das temperaturas em idle, que tem picos de 80ºC, sempre oscilando bastante junto com os clocks.

 

Achei esse vídeo sobre o que parece ser um undervolt/underclock (sou leigo na questão dos clocks, então não sei se é realmente haha):

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5

1 hora atrás, Daniel Silva5 disse:

O que me deixou preocupado mesmo foi a questão das temperaturas em idle, que tem picos de 80ºC, sempre oscilando bastante junto com os clocks.

80 graus em idle é estranho, mas não passando de 90 não é nada perigoso, clock oscilar é normal.

 

1 hora atrás, Daniel Silva5 disse:

Achei esse vídeo sobre o que parece ser um undervolt/underclock (sou leigo na questão dos clocks, então não sei se é realmente haha):

Eu não recomendo usar esses outros aplicativos externos para fazer esses processos, geralmente as opções que se usa são ou o aplicativo do CPU/GPU ou a BIOS, coisa que notebooks não possuem na maior parte das vezes.

O Tjunction do seu i7 é 100 graus (próprio site da intel diz isso), no caso essa temperatura que começa a realmente ser um problema, mas 90 já não é recomendável.

Como eu disse, o melhor a se fazer é pegar algum objeto pequeno alto para deixar o notebook meio levantado (pode ser só a parte traseira), tampinha de garrafa já serve, isso ajudou o meu 2330M a reduzir cerca de 3-5 graus, existem bases com cooler que são mais eficientes (podendo reduzir 10 a 15 graus) por exemplo essa da C3Tech, mas podem ser barulhentas.

No geral notebooks realmente são bem mais quentes que computadores, então 80-85 graus quando ambos GPU e CPU estiverem em uso é esperado (a não ser que use metal liquido).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Daniel Silva5 disse:

Como posso verificar esses aplicativos da cpu para fazer o undervolt etc?

@Daniel Silva5 No seu caso seria o intel extreme tuning utility (intel XTU), mas como eu disse, duvido que tenha qualquer opção, no máximo limitar o TDP do processador que seria a mesma coisa que limitar o plano de energia (se não um pouco melhor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

Entendia, mas você acha que usar esse programa igual ao do vídeo é prejudicial ao sistema?

@Daniel Silva5 Acredito que sim, ainda mais se for utilizado por alguém que não sabe o que está fazendo.

 

2 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

Sobre as temperaturas em idle, você tem alguma ideia do que seja?

Pode ser só o CPU/GPU tendo picos de uso em idle, o meu 2330M tem disso de vez em quando, mas logo volta a temperaturas normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!