Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Criei um tópico explicando a situação caótica do meu notebook (+80ºC durante picos em idle/jogando) quando o plano de energia está em 100%:

Acredito que a melhor saída seria um undervolt/underclock no processador, observando que perco desempenho em alguns jogos ao deixar o plano de energia em 99%, então gostaria de saber como devo proceder (qual programa usar/quais valores usar etc) para realizar isso sem causar danos ao sistema.

Configuração do notebook: i7 9750h / RTX 2060.

Muito obrigado pela ajuda!

Postado

@Daniel Silva5 Infelizmente até onde sei, é impossível fazer undervolt/underclock em notebooks, o máximo que da pra fazer é limitar o TDP (tem que olhar no aplicativo da intel e da Nvidia), mas até que 80 graus é baixo para um notebook, ainda mais um com uma RTX 2060, o que você pode fazer é trocar a pasta térmica e limpar o notebook para ver se ajuda, deixa-lo um pouco elevado ajuda a manter uma temperatura aceitável também, existem bases com cooler para melhorar isso mais ainda.

Postado

@PlayerUzumaki Opa, obrigado pela reposta

Então, no meu outro tópico citei do serviço que mandei fazer mas está meio escondido haha, mas resumindo: eu mandei limpar e fazer o repaste com uma Kryonaut Thermal Grizzly. Depois da troca as temperaturas abaixaram bem, porém eu sempre usava limitado à 99%, agora resolvi testar 100%, pois em alguns jogos o desempenho tinha caído bastante. O que me deixou preocupado mesmo foi a questão das temperaturas em idle, que tem picos de 80ºC, sempre oscilando bastante junto com os clocks.

Achei esse vídeo sobre o que parece ser um undervolt/underclock (sou leigo na questão dos clocks, então não sei se é realmente haha):

Postado

@Daniel Silva5

1 hora atrás, Daniel Silva5 disse:

O que me deixou preocupado mesmo foi a questão das temperaturas em idle, que tem picos de 80ºC, sempre oscilando bastante junto com os clocks.

80 graus em idle é estranho, mas não passando de 90 não é nada perigoso, clock oscilar é normal.

1 hora atrás, Daniel Silva5 disse:

Achei esse vídeo sobre o que parece ser um undervolt/underclock (sou leigo na questão dos clocks, então não sei se é realmente haha):

Eu não recomendo usar esses outros aplicativos externos para fazer esses processos, geralmente as opções que se usa são ou o aplicativo do CPU/GPU ou a BIOS, coisa que notebooks não possuem na maior parte das vezes.

O Tjunction do seu i7 é 100 graus (próprio site da intel diz isso), no caso essa temperatura que começa a realmente ser um problema, mas 90 já não é recomendável.

Como eu disse, o melhor a se fazer é pegar algum objeto pequeno alto para deixar o notebook meio levantado (pode ser só a parte traseira), tampinha de garrafa já serve, isso ajudou o meu 2330M a reduzir cerca de 3-5 graus, existem bases com cooler que são mais eficientes (podendo reduzir 10 a 15 graus) por exemplo essa da C3Tech, mas podem ser barulhentas.

No geral notebooks realmente são bem mais quentes que computadores, então 80-85 graus quando ambos GPU e CPU estiverem em uso é esperado (a não ser que use metal liquido).

Postado
6 minutos atrás, Daniel Silva5 disse:

Como posso verificar esses aplicativos da cpu para fazer o undervolt etc?

@Daniel Silva5 No seu caso seria o intel extreme tuning utility (intel XTU), mas como eu disse, duvido que tenha qualquer opção, no máximo limitar o TDP do processador que seria a mesma coisa que limitar o plano de energia (se não um pouco melhor).

Postado
2 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

Entendia, mas você acha que usar esse programa igual ao do vídeo é prejudicial ao sistema?

@Daniel Silva5 Acredito que sim, ainda mais se for utilizado por alguém que não sabe o que está fazendo.

2 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

Sobre as temperaturas em idle, você tem alguma ideia do que seja?

Pode ser só o CPU/GPU tendo picos de uso em idle, o meu 2330M tem disso de vez em quando, mas logo volta a temperaturas normais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...