Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde 

Estava dando uma olhada em algumas análises do Ryzen 5 5600X, e vi algumas críticas quanto ao aquecimento do processador, várias pessoas diziam que o cooler que já vinha com o processador não o refrigerava o suficiente. 

Gostaria de saber se o Ryzen 5 5600 (sem o x) também possui esse problema de aquecimento, e se também é necessário comprar um aircooler ou watercooler por fora para garantir que ele não atinja temperaturas que possam prejudicar sua durabilidade. 

Postado
5 minutos atrás, Panaa disse:

Boa tarde 

Estava dando uma olhada em algumas análises do Ryzen 5 5600X, e vi algumas críticas quanto ao aquecimento do processador, várias pessoas diziam que o cooler que já vinha com o processador não o refrigerava o suficiente. 

Gostaria de saber se o Ryzen 5 5600 (sem o x) também possui esse problema de aquecimento, e se também é necessário comprar um aircooler ou watercooler por fora para garantir que ele não atinja temperaturas que possam prejudicar sua durabilidade. 

Sim, ele também esquenta bastante, porém esquenta menos. Um Air Cooler como um Gammaxx 400 v2, já da conta tranquilamente. Se quiser um Water Cooler, eu recomendo o PCYes Sangue Frio V2.

Postado

Com cooler padrão da AMD, num gabinete bem ventilado e tudo, pega mais de 85ºC com 100% de carga. Em jogos que não forçam muito o processador, dá pra manter a temperatura mais baixa, na casa dos 60-70ºC. Um air cooler decente já é suficiente para manter a temperatura mais baixa, o Gammaxx 400 V2 está sendo substituído pelo modelo AG400, que seria uma opção mais interessante pra você pegar agora.

Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Com cooler padrão da AMD, num gabinete bem ventilado e tudo, pega mais de 85ºC com 100% de carga. Em jogos que não forçam muito o processador, dá pra manter a temperatura mais baixa, na casa dos 60-70ºC. Um air cooler decente já é suficiente para manter a temperatura mais baixa, o Gammaxx 400 V2 está sendo substituído pelo modelo AG400, que seria uma opção mais interessante pra você pegar agora.

Eu vi agora que esse está sendo uma boa opção, pois o Gammaxx 400 v2 está com um preço um pouco alto, porém eu recomendo comprar qual estiver mais barato e qual mais gostar.

Postado

Eu daria uma chance ao Cooler Box. Aqui onde moro é bem quente e ele está mantendo meu 1600AF numa faixa bem confortável de temperatura. Qualquer coisa abaixo de 80 está ótimo. 

Caso fique muito próximo disto, então recomendo a troca, podendo usar um dos Gammaxx indicados.

Postado

Vai depender bastante de como é a ventilação do seu gabinete, eu estou usando o Ryzen 5 5600 com o coolerbox, e não estou tendo nenhum problema com aquecimento

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@frosty6 pois é, quando eu comprei o meu ele era vendido entre R$120-130, já vi até por R$100 em promoções um pouco depois. Agora o preço subiu e deve ser porque ele está saindo de linha.

Eu comprei o meu por 100 + Frete de 15. Eu achei extremamente barato na época, e até uns 2 meses ele estava esse preço.

6 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Eu daria uma chance ao Cooler Box. Aqui onde moro é bem quente e ele está mantendo meu 1600AF numa faixa bem confortável de temperatura. Qualquer coisa abaixo de 80 está ótimo. 

Caso fique muito próximo disto, então recomendo a troca, podendo usar um dos Gammaxx indicados.

1600af é diferente de um 5600, amigo.

Postado
31 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Eu ia dizer a mesma coisa

uso o meu 5600G com o Cooler Box e também nunca tive problemas de temperatura, meu gabinete é bem ventilado também.

E outra, não precisa adquirir um Cooler agora, pode usar tranquilo com o padrão e se estiver tendo problemas com a temperatura compra um Air Cooler depois.

Postado

Não superaquece porque dá throttling antes. E só dá throttling se você rodar algum benchmark sintético, porque em jogos vai rodar dentro do envelope térmico.

Postado
8 minutos atrás, rinshun disse:

Não superaquece porque dá throttling antes. E só dá throttling se você rodar algum benchmark sintético, porque em jogos vai rodar dentro do envelope térmico.

Para dar throttling por temperatura, o processador precisaria atingir por volta dos 95ºC (a menos que seja um throttling causado pelo VRM, mas aí já é outra situação). O máximo que acontece com o processador operando em temperaturas elevadas (acima de 80ºC), é que o Turbo Boost fica capado, pois a frequência do boost também depende da temperatura do processador.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, frosty6 disse:

1600af é diferente de um 5600, amigo.

😲 Ainda bem, né?

18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Para dar throttling por temperatura, o processador precisaria atingir por volta dos 95ºC (a menos que seja um throttling causado pelo VRM, mas aí já é outra situação).

Bingo!!! A depender da placa-mãe é o que acontecerá antes, causado pelas VRMs. 

Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

...o Gammaxx 400 V2 está sendo substituído pelo modelo AG400,

Num comparativo com o Gammaxx 400 V2 o AK400 baixou 4 graus de um 5600X com PBO - consumindo lá pelos 100w.

Já num comparativo com o AK400, o AG400 baixou 2 graus com ruído limitado a 35Db  e 3 graus em "full throttle".

Apesar de mais barato, o AG400 tem uma fan mais forte,  com mais rotação, CFM, pressão e... ruído. 😜

Por R$ 140,00 é uma ótima opção para i5, Ryzen 5600/X, 5700X.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...