Ir ao conteúdo

PCIe x16 3.0 @ x4 3.0

Ir à solução Resolvido por megamenti,

Posts recomendados

Postado

Pode ser limitação da placa-mãe. Informa aí o setup completo.

Tenta atualizar a BIOS, e os drivers de chipset. É pouco provável que resolva, mas é grátis né...

• Curtir 1
Postado

No Gpuz tem um ícone de ponto de interrogação do lado direito do campo bus interface. Nele é possível avançar e executar um teste simples que tira sua placa de vídeo do repouso, mostrando exatamente a quantidade máxima de linhas pci-e ativas durante esse teste.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, rinshun disse:

Pode ser limitação da placa-mãe. Informa aí o setup completo.

Tenta atualizar a BIOS, e os drivers de chipset. É pouco provável que resolva, mas é grátis né...

Meu pc é um

placa-mãe: A320M-H-CF
Processador: Athloon 3000g
memória ram: 16gb
Fonte: 500w
GPU: RX580 8gb

@Adriano Silva

1 hora atrás, Adriano Silva disse:

Geralmente ela so passa pra X16 quando está em uso com alguma aplicação 3D, mesmo rodando um jogo ou um benchmark ela continua em X4?

Sim, ela permanece em 4x

• Solução
Postado
11 horas atrás, goomez0122 disse:

Meu pc é um

placa-mãe: A320M-H-CF
Processador: Athloon 3000g
memória RAM: 16gb
Fonte: 500w
GPU: RX580 8gb

@Adriano Silva

Sim, ela permanece em 4x

Então, o motivo da limitação é o processador que você está usando.

A linha Athlon disponibiliza menos linhas de pci-express do que a linha Ryzen.

Geralmente essa observação está escrita na página da Placa-Mãe, tipo só pega pci-e 16x se usar os processadores tais e tais.

Vale lembrar que até mesmo dentro de algumas linhas Ryzen há limitação das linhas onde houver vídeo vega integrado. Por exemplo, o Ryzen 3 2200G tem 8 linhas de pci-e disponíveis para placa de vídeo off-board.

• Amei 1
Postado

@megamenti Mano, MUITO OBRIGADO! Ajudou dms! só me orienta e me da uma dica, pfv! Gostaria de pegar um processador novo; estou entre: AMD Ryzen 5 5500 ou um AMD Ryzen 5 5600. voce tem uma dica de um outro?! e esses que eu citei pega os 16x da placa de vídeo?

2 horas atrás, megamenti disse:

Então, o motivo da limitação é o processador que você está usando.

A linha Athlon disponibiliza menos linhas de pci-express do que a linha Ryzen.

Geralmente essa observação está escrita na página da Placa-Mãe, tipo só pega pci-e 16x se usar os processadores tais e tais.

Vale lembrar que até mesmo dentro de algumas linhas Ryzen há limitação das linhas onde houver vídeo vega integrado. Por exemplo, o Ryzen 3 2200G tem 8 linhas de pci-e disponíveis para placa de vídeo off-board.

Postado
5 horas atrás, goomez0122 disse:

@megamenti Mano, MUITO OBRIGADO! Ajudou dms! só me orienta e me da uma dica, pfv! Gostaria de pegar um processador novo; estou entre: AMD Ryzen 5 5500 ou um AMD Ryzen 5 5600. voce tem uma dica de um outro?! e esses que eu citei pega os 16x da placa de vídeo?

Ambos processadores são boas escolhas com suporte para 16 linhas de pci-e, eu mesmo comprei um 5500 que estava uns R$ 150,00 mais barato do que o 5600, levando em conta preços da China. Esse último chega a ter no máximo uns 10% a mais de performance que o primeiro. Então escolher entre um e outro é uma decisão meio pessoal mesmo.

Vi que tua configuração usa o chip a320, então isso leva a um outro ponto muito importante. Para colocar qualquer um desses processadores tem que verificar na página da placa-mãe se tem BIOS nova dando compatibilidade com esses processadores, caso contrário você ficaria restrito no máximo aos da geração 3, como por exemplo o Ryzen 5 3600.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...