Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu tava olhando um gabinete antigo meu e achei algo muito estranho: o USB 3.0 da frente tem um fio na parte de trás dele que acaba numa porta USB 3.0 comum, sem ser aqueles fios específicos que encaixam na placa-mãe, eu achei isso muito estranho e não consegui encontrar nenhum lugar para encaixar esse fio, alguém já viu isso alguma vez e sabe como encaixar isso por dentro do gabinete ?
Coloquei algumas fotos para mostrar essa situação.

Entrada USB 3.0 na frente.png

Fio que sai na parte de trás da entrada usb 3.0.png

Final do fio que sai na parte de trás da entrada usb 3.0.png

Postado

Eu bem achei que seria isso mesmo mas não tinha certeza, muito obrigado por sanar essa dúvida, você sabe se teria um adaptador que transformasse esse usb macho em uma entrada própria pra placa-mãe ? Mesmo assim acho que minha placa-mãe não tem a entrada do usb 3.0 que senão me engano é esses dois da foto correto ? Porém eu tenho uma entrada USB910 sobrando, seria que daria pra adaptar o USB 3.0 para colocar nessa ?

usb 3.0 placa mãe.png

Postado

Não vai achar adaptador do conector USB-A do cabo para o conector de 20 pinos da placa-mãe.

Para conectar este cabo na placa-mãe teria que cortar fora a ponta USB-A do cabo e crimpar os fios  num conector no padrão da placa-mãe - trabalhoso.

Se que realmente usar este conector na frente, veja se o cabo tem comprimento para sair pela traseira do gabinete - por uma das baias de expansão; e conecta numa das portas USB do espelho da placa-mãe, fica uma extensão, o que deve ter sido a ideia de quem bolou a gambiarra.

Postado

Olha seja o que for que você precisa, é certeza que acha no AliE. Ex:

spacer.png

Se a sua placa-mãe tiver um desses de 20 pinos sobrando, já resolveria.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Pior que não deve ter comprimento pra isso, o que torna essa gambiarra mais estranha ainda, isso de crimpar os fios é interessante mas parece mó trabalho mesmo kkk.
@W46n3r Não vi essa de 20 pinos na placa, não deve ter mesmo na placa essa entrada.
Talvez fosse uma boa tirar essa extensão daí e usar em outro lugar, apesar que do jeito que ta ali encaixado na frente do gabinete não sei se vai ser fácil isso. Agora também percebi que o outro USB da frente, o 2.0 mesmo ta dando erro, não reconhece dispositivo USB que coloco e não instala driver pro dispositivo também, ele ta agr no USB78 da placa, será que deu problema ali ? Vou testar no USB910 depois pra ver se resolve isso.
Mas agora olhando melhor a foto que você mandou @W46n3r será que funcionaria encaixar o USB-A que ta indo pra tras do gabinete nisso aí da foto ? 🤔 Curiosidade mesmo agora kkkkk

Postado

Qual o modelo da sua placa-mãe?

Citação

Mas agora olhando melhor a foto que você mandou @W46n3r será que funcionaria encaixar o USB-A que ta indo pra tras do gabinete nisso aí da foto

Sim, nesse caso o cabo da frente vai ser uma extensão de um desses cabos do conector interno - uma gambiarra da gambiarra. 😛 

• Haha 1
Postado
Citação

Sim, nesse caso o cabo da frente vai ser uma extensão de um desses cabos do conector interno - uma gambiarra da gambiarra.

Hahahahahaha ajeitar gambiarra com outra gambiarra.

Citação

Qual o modelo da sua placa-mãe?

É uma bem antiga, é uma placa-mãe ASUS - P8H61-M LE/BR, nem consegui achar o ano de fabricação dessa placa.

Postado

Para essa placa o cabo com conector de 20 pinos e 2 USB-A do Allii não serve, tem que ser com conector menor:

image.thumb.png.1b7c0eaafdde4f68e03ef969c7618b1a.png

No Tio Allii:

"Placa-mãe de alta qualidade com 9pin turns usb2.0, placa principal de extensão, cabeçote fêmea para usb duplo 2.0, cabo adaptador fêmea" 

R$ 18,13 + 23,99 de frete = R$ 42,12

"High Quality MotherBoard 9Pin Turns USB2.0 Two Extension Line Main board Female Header to Dual USB 2.0 Female Adapter Cable"

Placa-m-e-de-alta-qualidade-com-9pin-tur

Postado

@1lokosEntendi, teria que ser isso mesmo, valeu pela dica do Tio Allii também kkkkk, mas também seria um pouco trabalhoso colocar essas duas entradas no lugar das que estão lá, essa parte da frente já é uma pequena placa com as entradas soldadas, exceto a extensão gambiarra ali hehe.
Já que aquela porta USB 2.0 da frente ta boa talvez eu tente ver se a extensão consegue chegar lá atrás e aproveitar ela, talvez não valha o trabalho de retirar ela junto da placa ali também.

Muito obrigado a todos pelas ajudas.

Postado
Em 21/01/2023 às 09:07, Le0nardo disse:

eu achei isso muito estranho e não consegui encontrar nenhum lugar para encaixar esse fio, alguém já viu isso alguma vez e sabe como encaixar isso por dentro do gabinete ?

dentro você não vai achar, isso era uma gambiarra feita assim q o usb 3.0 foi lancado e ai você conectava isso em alguma porta usb traseira da sua placa-mãe para poder ter portas frontais tb usb 3.0..

coisas de fabricantes querendo inventar moda..

agora se você quer aproveitar essas portas e não tem uma placa-mãe nova com o conector certo, pode improvisar uma usb interna comprando adaptadores..

e claro, tendo algum header usb livre na placa-mãe.. ai você aproveitaria pelo menos a usb em velocidade 2.0

2023-01-26_04h43_00.png

assim você fica com 2 portas usb direto na placa-mãe e ai poderá usar as portas frontais se for o caso

se a placa-mãe tiver já o conector certo para usb 3.0, ai o adaptador é esse:

2023-01-26_04h45_39.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...