Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, estou querendo trocar meu air cooler por um water cooler, porém sou totalmente leigo nesse assunto, e diria até que um pouco medroso, já que se trata de uma peça com líquido... já vi que é quase impossível vazar o líquido porém não quero pegar um que seja "vagabundo" e possa dar problema com o tempo... minha média de orçamento é de até R$ 500

Meu gabinete tem slot para fans na parte superior mas não tem espaço para um wc de 240mm por conta das memórias, já que o wc tem mais de 5cm de espessura, e no momento não tenho orçamento para trocar de gabinete também, então a saída é pegar um wc de 120mm mesmo...

Meu PC:

placa-mãe: Aorus B450m

CPU: AMD Ryzen 5 5500

Cooler: DeepCool Gammaxx 400 V2

Memória: 2x T-Force 8GB 2666Mhz (16GB)

Placa de vídeo: MSI RTX 2060 Ventus OC

PSU: Corsair CX 550w 80plus bronze

Gabinete: Gabinete Gamer Pichau Lark, PG-LK-01

OBS: mesmo com esse cooler em alguns jogos o processador pega de 80 à 85 graus...

Postado
2 horas atrás, Pedroou disse:

Melhor pega o gammaxx ag400 que o water cooler de 120m...

Como ele já tem um Gammaxx 400 V2,  o AG400 é melhor mas vai baixar uns 5 graus quando muito, vai achar que não ficou "geladinho".

O problema deve ser cooler mal colocado, ventoinhas do gabinete - se houver, mal posicionadas, ou mora no Mato Grosso, onde faz 36 graus as 70:00 AM. 🙂 

Se bem que tem um Youtuber do Mato Grosso - o T-Rocha Hardtech;  que testou um Ryzen 5800X3D com um ReDragon Tyr, que tem performance térmica equivalente ao Gammaxx 400 V2.

Postado
Em 21/01/2023 às 15:13, 1lokos disse:

Como ele já tem um Gammaxx 400 V2,  o AG400 é melhor mas vai baixar uns 5 graus quando muito, vai achar que não ficou "geladinho".

O problema deve ser cooler mal colocado, ventoinhas do gabinete - se houver, mal posicionadas, ou mora no Mato Grosso, onde faz 36 graus as 70:00 AM. 🙂 

Se bem que tem um Youtuber do Mato Grosso - o T-Rocha Hardtech;  que testou um Ryzen 5800X3D com um ReDragon Tyr, que tem performance térmica equivalente ao Gammaxx 400 V2.

Então, depois que troquei de processador ele começou a ficar um pouco mais "esquentadinho", fiquei pensando que poderia ser o cooler mal apertado, porém não dá mais pra girar os parafusos e mexendo de leve parece bem preso... por isso considerei o wc... eu moro em florianópolis, tem feito bastante calor aqui, porém tenho ar condicionado que uso nos dias mais quentes, então geralmente a temperatura do quarto fica na casa dos 24 graus...

Em 21/01/2023 às 12:57, Pedroou disse:

Melhor pega o gammaxx ag400 que o water cooler de 120m...

já considerei comprar um cooler até mais "parrudo" porém posso acabar no mesmo lugar no final, por isso considerei o wc...

Postado

A questão é o seguinte, um Ryzen 5500 não precisa de WC - num gabinete bem ventilado sobrevive com o cooler box.

O WC para fazer diferença de um bom  AC - como o 400 V2;  precisa ser de 240mm, o que vai custar uns R$ 500,00 - quase o preço do CPU.

E um WC de 240mm vai baixar 2 - 3 graus a mais que o AC 400 V2, vide este teste com o Ryzen 3600, que tem o mesmo TDP que o 5500 e performance semelhante.

image.png.01f96cc536912dc05044c6d8be955eed.png

Pode terminar apenas mascarando um problema que tem outra causa, com o um Vcore alto no BIOS,  ventilação deficiente do gabinete...

O WC baixa a temperatura do CPU, mas contribui para a do VRM aumentar, já que não sopra ar na região.

Em todo caso um WC recomendado: Cooler Master Master Liquid ML240L V2

• Curtir 1
Postado

@1lokos  acho que entendi, vou tentar tirar o cooler e remontar pra ver se foi mal encaixe mesmo e trocar a pasta térmica pra ver se resolve, quanto à ventilação, tenho 3 ventoinhas na frente e uma atras, e a parte de cima fica "aberta" por conta do espaço pra mais ventoinhas que não achei necessário colocar, e o quarto como mencionei acima geralmente fica na faixa dos 24 graus, quanto as tenções do vcore acho que estão padrão, não sou de mexer nessas coisas, só fiz xmp nas memórias mesmo, de 2666mhz pra 3000mhz...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...