Ir ao conteúdo

Como ligar os FANs com controlador?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Após muita pesquisa eu ainda fico com dúvidas a respeito de como ligar os FANS

Eu comprei um kit de 3 FANS da Rise Mode e acompanha uma caixinha controladora.

As conexões para ligar ela, são:

1 Cabo VDG 3 pin OU 1 Cabo 3 Pin ARGB

1 Cabo Molex

(como da pra ver na imagem)

A minha placa-mãe é uma A320M-HD

Que vem somente o VDG de (3 pin um do lado do outro)

Perfeito, primeira vez que liguei conectei o cabo molex na fonte e o VDG na placa-mãe

Ligou e logo em seguida levantou um cheiro de queimado, a caixinha controladora se foi, conclui que foi pelas conexões

Computador funcionando perfeitamente usei ele por 1 semana

Comprei uma nova caixinha, fui ligar somente no conector VDG de 5v porém nada liga

O que estou fazendo de errado?

Fui pra internet estudar...

Então cabo molex de 4pin da fonte são de tensões de 5V-12V, isso é bivolt posso conectar tranquilo?

Ou preciso usar um conector que é aquele ARGB para SATA ou Molex para Sata

Porque pode ter queimado?

Só o VDG 5 volts na placa-mãe não alimenta correto? preciso conectar o molex, porém fiz isso e queimou.

E se conectar só o molex na fonte, funciona os leds?

alguém sabe explicar?

E outra para que serve o CHA-FAN e qual a tensão dele?

5555.PNG

Postado

sua placa-mãe é  essas mesmo? https://www.ASRock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp#Overview

pelo que vi a mesma não tem suporte para RGB e nem argb, se for o caso e tiver conectado errado pode ter literalmente queimado tudo, so acendeu a luz rápido por que a controladora não precisa estar conectado na placa-mãe para funcionar, isso é somente para funcionar controlando diretamente pelo pc sem precisar do controle remoto.

o molex serve para alimentar a controladora.

o CHA-FAN é para controlar a velocidade das fans do gabinete.

22 minutos atrás, H0LDYN disse:

qual a tensão dele

não é porque a tensão é igual que você pode sair conectando, RGB e ARGB tem conectores específicos

• Membro VIP
Postado

A minha não liguei na placa-mãe, apenas as fans na controladora e a controladora na fonte. Apesar de dizer que tem controle de velocidade das fans, pelo controle só consegue deixar ligada ou desligada.

Até agora não consegui controlar as rotação delas. Quanto a conexão na placa-mãe, o cabo que vai na placa-mãe não sei onde vai, mas é na entrada para RGB e tal.

29 minutos atrás, H0LDYN disse:

E outra para que serve o CHA-FAN e qual a tensão dele?

Serve pra controlar fans por PWM, no caso essas fans que comprou não são. Tenho um kit igual

Encaixe para RGB/ARGB:

O segundo a CHA-FAN (está com um branco conectado) que é um encaixe diferente:

Fan rgb.jpg

fan.jpg

Até onde sei é isso. Se estiver errado, corrijam por favor.

Postado

@Red X Então esta certo conectar o controlador no cabo molex da fonte?

Minha placa-mãe e essa no anexo

Só conectei o cabo VDG na placa-mãe

Você acha que eu deveria só conectar no cabo molex da fonte então?

só conectar o cabo power do controlador

96f6391922d891f64ed0c0b5b69873fe.png

Postado

@Pedroou Ah sim entendi, então fiz besteira conectando esse cabo na placa-mãe.

Eu achei estranho que quando pesquisei na net o cabo molex dizia ser 5v e 12v e quando olhei na caixinha do Rise Mode escrito 5v motherboard eu não quis conectar na fonte.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Igual está na imagem que mandou, o cabo desconectado (na sua imagem) pode guardar.

Quando comprei também achei que ia na placa-mãe, ai pesquisando vi que minha placa não tem suporte, e os fans também não são PWM. Um kit legal custa caro aparentemente.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, H0LDYN disse:

Então esta certo conectar o controlador no cabo molex da fonte?

claro, é dai que a controladora vai tirar a energia e vai repassar para as fans

11 minutos atrás, H0LDYN disse:

Minha placa-mãe e essa no anexo

então.... ela não tem conector RGB/ARGB.... certeza que deve ter queimado o RGB das fans pois você conectou no lugar errado e subiu cheiro de queimado

Postado

Sugiro que passem longe desses kits da Rise Mode. Por toda a internet só vejo gente reclamando de problemas, tem alguns lotes que travaram os leds da placa-mãe, outros

com RGB invertido, outro com encaixe frouxo...

Comprei esse kit ano passado e já estou querendo me livrar dele.

Reza a lenda que o Kit da Aigo é bem melhor e estável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...