Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar o air cooler da CPU e os fans do gabinete na mesma controladora?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

to com fans e controladora da Aigo e um aircooler gammax V2, minha duvida é se posso conectar todos na mesma controladora? pois na placa-mãe que tenho (soyo b550) não acho um jeito de controlar os fans do gabinete sem ser conectando na entrada de fan do CPU que na BIOS da placa-mãe tem como fazer o controle, ai queria saber se tem como conectar tudo junto e a controladora na entrada onde é possível controlar a rotação pela BIOS

 

(outra dúvida também é que a placa tem 4 pinos escrito RGB_LED01, os fans são aRGB e a controladora fala que é 5V, posso ligar o RGB da controladora tranquilamente?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, oblvkoyy disse:

(outra dúvida também é que a placa tem 4 pinos escrito RGB_LED01, os fans são aRGB e a controladora fala que é 5V, posso ligar o RGB da controladora tranquilamente?)

 

Não, o o conector de 4 pinos (RGB_LED01) é 12 volts:

 

image.png.998f2c350185e88db7e24f8cc06be674.png

 

 

O conector ARGB é 5 volts, é de 3 pinos com uma falha, não encaixa nos 4 pinos na placa-mãe, e se encaixasse queimaria os LEDS do "fru fru". 😜

 

image.png.7f4ea7c2782626476189b9828bada629.png

 

Citação

controladora da Aigo e um aircooler gammax V2, minha duvida é se posso conectar todos na mesma controladora?

 

Se na controladora tem conector no padrão PWM (4 pinos 12 volts, com guia externa) pode ligar o CPU cooler. Porém se a controladora não tiver um conector SATA ou Molex para alimentar as ventoinhas direto da fonte, com 3 fans conectados nela pode sobrecarregar o conector CPU_FAN da placa-mãe, que em geral é 1 ampere.

 

Na Aigo CS 140 tem o conector Molex ou SATA para ligar na fonte, para alimentar os motores das ventoinhas. Qual o modelo da sua?

 

image.png.4c08ed1b396684d18338807cdb87c0f5.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa obrigado pela resposta

8 horas atrás, 1lokos disse:

Se na controladora tem conector no padrão PWM (4 pinos 12 volts, com guia externa) pode ligar o CPU cooler. Porém se a controladora não tiver um conector SATA ou Molex para alimentar as ventoinhas direto da fonte, com 3 fans conectados nela pode sobrecarregar o conector CPU_FAN da placa-mãe, que em geral é 1 ampere.

 

Na Aigo CS 140 tem o conector Molex ou SATA para ligar na fonte, para alimentar os motores das ventoinhas. Qual o modelo da sua?

 

 

a minha controladora é essa

 image.thumb.png.2e97a655342d2f76704a7c4743143253.png

tem a porta SATA e os pwms, então eu ligaria ela na fonte e o pwm da controladora no CPU_FAN isso?

penso em conectar o fan da cpu no primeiro pwm que é o que manda a velocidade para as outras

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Isso mesmo.

 

Liga o cabo PWM do Air Cooler no conector PWM/FG da controladora  - é o único conector que monitora a RPM do fan.

Liga o cabo de interface no conector MBPWM e no conector CPU_FAN da placa-mãe.*

E o cabo SATA num conector da fonte, assim o motor dos fans recebe 12v direto da fonte.

 

* A curva de fan do BIOS - se houver; controlará a RPM de todos os fans simultaneamente.

 

Opcional - pode ligar o cabo Reset no gabinete no conector Reset da controladora, isso permite mudar o efeito do "fru fru" de forma sequencial sem usar o controle remoto. Ou se o gabinete tem botão LED usa o cabo dele.

  • O botão Reset do gabinete não fara falta, se precisar aperta e segura o botão power até o PC desligar e liga de novo.

O conector SYNC da controladora é para o cabo que sincroniza os LEDs dos fans com o software da placa-mãe, mas como essa placa-mãe não tem "rainbow" ARGB, não ligue nada neste conector, ou o "fru fru" vira fumaça. 🔥😜 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

@1lokos

Em 24/01/2023 às 11:08, 1lokos disse:

Isso mesmo.

 

Liga o cabo PWM do Air Cooler no conector PWM/FG da controladora  - é o único conector que monitora a RPM do fan.

Liga o cabo de interface no conector MBPWM e no conector CPU_FAN da placa-mãe.*

E o cabo SATA num conector da fonte, assim o motor dos fans recebe 12v direto da fonte.

 

* A curva de fan do BIOS - se houver; controlará a RPM de todos os fans simultaneamente.

 

Opcional - pode ligar o cabo Reset no gabinete no conector Reset da controladora, isso permite mudar o efeito do "fru fru" de forma sequencial sem usar o controle remoto. Ou se o gabinete tem botão LED usa o cabo dele.

  • O botão Reset do gabinete não fara falta, se precisar aperta e segura o botão power até o PC desligar e liga de novo.

O conector SYNC da controladora é para o cabo que sincroniza os LEDs dos fans com o software da placa-mãe, mas como essa placa-mãe não tem "rainbow" ARGB, não ligue nada neste conector, ou o "fru fru" vira fumaça. 🔥😜 

 

então pelo o que eu entendi não precisa ligar os conector argb das fans na controladora?só o pwm?desculpa,comprei umas fans argb e uma controladora e n sei utilizar jikuosujo ndw

ps:é essa mesma controladora dele,e também quero ligar o argb do aircooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, hiddenuwuz disse:

@1lokos

então pelo o que eu entendi não precisa ligar os conector argb das fans na controladora?

 

Só se não quiser o "frufru" dos LEDs, pois se quiser tem que ligar o cabo de 3 pinos com falha [oo o] nos conectores ARGB da controladora ou os LEDs não acendem.

 

No caso discutido aqui cada fan tem dois cabos:

  • Um com conector PWM - 3 ou 4 pinos juntos - que faz a ventoinha girar e movimentar o ar.
  • Um com conector A-RGB de 3 pinos com falha [oo o] - que faz o "frufru" dos LEDs acenderem.

Cada cabo faz a sua função, não depende e nem substituiu o outro,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@1lokos desculpa se sou burrinho,mas consegue me ajudar?eu tava usando com o conector do aircooler no cpu fan,tenho q colocar ele naquela entrada da controladora e ligar o cabo do mbpwm no sys_fan mesmo?e as ventoinhas RGB/conector 5v do cooler é só colocar normal na controladora né?eu não queria sincronizar tudo pra controlar a velocidade na placa-mãe,apenas o aircooler,as fans podem ser na velocidade maxima

segue imagens.

 

20231108_185034.jpg

20231108_185056.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, hiddenuwuz disse:

@1lokos ....eu tava usando com o conector do aircooler no cpu fan,tenho q colocar ele naquela entrada da controladora e ligar o cabo do mbpwm no sys_fan mesmo?

 

O cabo PWM do air cooler - que faz a ventoinha girar; ligue no conector CPU_FAN da placa-mãe. Não a razão para ligar em controladora.

 

41 minutos atrás, hiddenuwuz disse:

e as ventoinhas RGB/conector 5v do cooler é só colocar normal na controladora né?

 

O cabo de LEDS ARGB, com conector de 3 pinos [o oo], 5v. liga em conector da controladora ARGB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, 1lokos disse:

 

O cabo PWM do air cooler - que faz a ventoinha girar; ligue no conector CPU_FAN da placa-mãe. Não a razão para ligar em controladora.

 

 

O cabo de LEDS ARGB, com conector de 3 pinos [o oo], 5v. liga em conector da controladora ARGB.

valeu mano te amo,tava esperando tua confirmação pra ligar kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!