Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, eu tenho uma dúvida.

tenho dois pente de memória RAM DDR3 de 4gb cada de 1333mhz 

e ganhei do meu irmão 2 pente de memória RAM DDR3 de 8gb cada, mas 532mhz 

compensa usar os 8gb que já tenho no momento, ou já coloco os de 16gb .

pois não sei se ter mais memória é melhor ou maior velocidade.

Postado

Provavelmente esse memória aí é 1066MHz e não 532MHz. Acontece que a frequência real da memória é metade do que o valor efetivo que nós usamos convencionalmente, por exemplo, esse memória de 1333MHz na verdade é 666MHz, e isso tem a ver com a forma de funcionamento da memória (dupla transferência por ciclo). Mas qual seria a configuração do seu PC? Modelo do processador e modelo da placa-mãe?

Postado

@GuilhermeGB Interessante, apenas uma dúvida, com dupla transferência por ciclo quer dizer o Dual-Channel, correto? Eu acabei de notar esse conflito, quando se usa apenas um modulo o Task Manager do Windows referencia o padrão teórico de 3200Mhz, mas o CPU-Z a metade (1600Mhz), faz bem mais sentido do que a existência de uma MEM DDR3 capada. 

Postado
22 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

@GuilhermeGB Interessante, apenas uma dúvida, com dupla transferência por ciclo quer dizer o Dual-Channel, correto? 

Não, o nome DDR vem de Double Data Rate (Taxa de Dados Dupla), quer dizer que a memória transfere 2 bits por ciclo, ou seja, se uma memória trabalha a 666 MHz (666 milhões de ciclos por segundo), ela vai transferir 1333 milhões de bits por segundo. Então é comumente dito que essa memória trabalha a 1333 MHz, só que o mais correto seria dizer que ela trabalha com 1333 MT/s (Mega Transferências por segundo). Acho que pegou essa coisa de usar o dobro da frequência porque, por exemplo, uma memória DDR de 666 MHz é como se fosse equivalente a um antiga memória SDR (Single Data Rate) de 1333 MHz.

Agora o Dual-Channel se refere a quando você conecta duas memórias para trabalharem com canal duplo. Cada módulo de memória ocupa um canal, e cada módulo tem um barramento de 64-bit, ao habilitar um segundo canal, as memórias passam a trabalhar com um barramento total de 128-bit, o que também dobra a largura de banda. A largura de banda de uma memória é calculada multiplicado a taxa de transferência pela largura do barramento, por exemplo, 1333 MT/s x 64-bit = 85.312 Mb/s (10.664 MB/s), se for num barremento de 128-bit passa a ser 170.264 Mb/s (21.328 MB/s).

Curiosidade: Mb/s não é a mesma coisa que MB/s, "b" se refere a bit e "B" a Byte, e 1 Byte equivalente a 8 bits. Quando dizemos que uma memória é de 8 "gigas", falamos de Bytes, uma memória de 8 GB (Giga Bytes) teria 64 Gb (Giga bits). Quando falamos de velocidade de internet geralmente falando de bits por segudo, tipo 300 "megas" seria 300 Mb/s, ou seja, uma conexão de 300Mb/s seria o mesmo que 37,5 MB/s, então se você for baixar algum jogo na Steam, por exemplo, você deve ver uma velocidade de até 37,5 MB/s, se nenhum outro fator limitar a velocidade de download.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Mb/s não é a mesma coisa que MB/s, "b" se refere a bit e "B" a Byte, e 1 Byte equivalente a 8 bits. Quando dizemos que uma memória é de 8 "gigas", falamos de Bytes, uma memória de 8 GB (Giga Bytes) teria 64 Gb (Giga bits). Quando falamos de velocidade de internet geralmente falando de bits por segudo, tipo 300 "megas" seria 300 Mb/s, ou seja, uma conexão de 300Mb/s seria o mesmo que 37,5 MB/s, então se você for baixar algum jogo na Steam, por exemplo, você deve ver uma velocidade de até 37,5 MB/s, se nenhum outro fator limitar a velocidade de download.

Esse ponto eu já sabia, apesar de me parecer sem sentido a utilização de bit para transferência de dados e para armazenamento os bytes, faria mais sentido usar a mesma unidade, mas são padrões que foram adotados com o tempo e não tem muito o que fazer (não sei se existe um motivo técnico por trás disso)

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Agora o Dual-Channel se refere a quando você conecta duas memórias para trabalharem com canal duplo. Cada módulo de memória ocupa um canal, e cada módulo tem um barramento de 64-bit, ao habilitar um segundo canal, as memórias passam a trabalhar com um barramento total de 128-bit, o que também dobra a largura de banda. A largura de banda de uma memória é calculada multiplicado a taxa de transferência pela largura do barramento, por exemplo, 1333 MT/s x 64-bit = 85.312 Mb/s (10.664 MB/s), se for num barremento de 128-bit passa a ser 170.264 Mb/s (21.328 MB/s).

Faz sentido, muito obrigado 🙂.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

Esse ponto eu já sabia, apesar de me parecer sem sentido a utilização de bit para transferência de dados e para armazenamento os bytes, faria mais sentido usar a mesma unidade, mas são padrões que foram adotados com o tempo e não tem muito o que fazer (não sei se existe um motivo técnico por trás disso)

Sim, temos muitas nomeclaturas ou métodos na área da ciência e tecnologia que são usadas por simples convenção, "porque já se usava daquele jeito e fica mais fácil continuar assim", ou "porque deste jeito fica mais fácil entender e não gera confusão".

E isso sobre armazenamento até me lembra de outra curiosidade engraçada, que talvez você saiba mas também vou deixar para alguém que não saiba, é que o que nós geralmente chamamos de Gigabyte ou Megabyte para medir dados armazenados na verdade é Gibibyte (ou Giga Binary Byte) ou Mibibyte (Mega Binary Byte), que também podem ser abreviados para GiB e MiB, respectivamente. Os sistemas operacionais em geral utilizam uma forma binária para medir os dados, por isso 1024 bytes supostamente equivalem a 1 "MB", sendo que na verdade seria 1 MiB, e o real 1 MB seria simplesmente 1000 bytes. Os fabricantes das unidades de armazenamento até usam corretamente os termos GB e MB, por isso quando nós pegamos um pendrive de 8 GB ele não tem realmente os tais 8 GB que esperamos, e sim aproximadamente 7,45 GB.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!