Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

8gb DDR3 1333mhz ou 16gb DDR3 532mhz


Posts recomendados

Bom, eu tenho uma dúvida.

tenho dois pente de memória RAM DDR3 de 4gb cada de 1333mhz 

e ganhei do meu irmão 2 pente de memória RAM DDR3 de 8gb cada, mas 532mhz 

 

compensa usar os 8gb que já tenho no momento, ou já coloco os de 16gb .

 

pois não sei se ter mais memória é melhor ou maior velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente esse memória aí é 1066MHz e não 532MHz. Acontece que a frequência real da memória é metade do que o valor efetivo que nós usamos convencionalmente, por exemplo, esse memória de 1333MHz na verdade é 666MHz, e isso tem a ver com a forma de funcionamento da memória (dupla transferência por ciclo). Mas qual seria a configuração do seu PC? Modelo do processador e modelo da placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Interessante, apenas uma dúvida, com dupla transferência por ciclo quer dizer o Dual-Channel, correto? Eu acabei de notar esse conflito, quando se usa apenas um modulo o Task Manager do Windows referencia o padrão teórico de 3200Mhz, mas o CPU-Z a metade (1600Mhz), faz bem mais sentido do que a existência de uma MEM DDR3 capada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

@GuilhermeGB Interessante, apenas uma dúvida, com dupla transferência por ciclo quer dizer o Dual-Channel, correto? 

Não, o nome DDR vem de Double Data Rate (Taxa de Dados Dupla), quer dizer que a memória transfere 2 bits por ciclo, ou seja, se uma memória trabalha a 666 MHz (666 milhões de ciclos por segundo), ela vai transferir 1333 milhões de bits por segundo. Então é comumente dito que essa memória trabalha a 1333 MHz, só que o mais correto seria dizer que ela trabalha com 1333 MT/s (Mega Transferências por segundo). Acho que pegou essa coisa de usar o dobro da frequência porque, por exemplo, uma memória DDR de 666 MHz é como se fosse equivalente a um antiga memória SDR (Single Data Rate) de 1333 MHz.

 

Agora o Dual-Channel se refere a quando você conecta duas memórias para trabalharem com canal duplo. Cada módulo de memória ocupa um canal, e cada módulo tem um barramento de 64-bit, ao habilitar um segundo canal, as memórias passam a trabalhar com um barramento total de 128-bit, o que também dobra a largura de banda. A largura de banda de uma memória é calculada multiplicado a taxa de transferência pela largura do barramento, por exemplo, 1333 MT/s x 64-bit = 85.312 Mb/s (10.664 MB/s), se for num barremento de 128-bit passa a ser 170.264 Mb/s (21.328 MB/s).

 

Curiosidade: Mb/s não é a mesma coisa que MB/s, "b" se refere a bit e "B" a Byte, e 1 Byte equivalente a 8 bits. Quando dizemos que uma memória é de 8 "gigas", falamos de Bytes, uma memória de 8 GB (Giga Bytes) teria 64 Gb (Giga bits). Quando falamos de velocidade de internet geralmente falando de bits por segudo, tipo 300 "megas" seria 300 Mb/s, ou seja, uma conexão de 300Mb/s seria o mesmo que 37,5 MB/s, então se você for baixar algum jogo na Steam, por exemplo, você deve ver uma velocidade de até 37,5 MB/s, se nenhum outro fator limitar a velocidade de download.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Mb/s não é a mesma coisa que MB/s, "b" se refere a bit e "B" a Byte, e 1 Byte equivalente a 8 bits. Quando dizemos que uma memória é de 8 "gigas", falamos de Bytes, uma memória de 8 GB (Giga Bytes) teria 64 Gb (Giga bits). Quando falamos de velocidade de internet geralmente falando de bits por segudo, tipo 300 "megas" seria 300 Mb/s, ou seja, uma conexão de 300Mb/s seria o mesmo que 37,5 MB/s, então se você for baixar algum jogo na Steam, por exemplo, você deve ver uma velocidade de até 37,5 MB/s, se nenhum outro fator limitar a velocidade de download.

Esse ponto eu já sabia, apesar de me parecer sem sentido a utilização de bit para transferência de dados e para armazenamento os bytes, faria mais sentido usar a mesma unidade, mas são padrões que foram adotados com o tempo e não tem muito o que fazer (não sei se existe um motivo técnico por trás disso)

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Agora o Dual-Channel se refere a quando você conecta duas memórias para trabalharem com canal duplo. Cada módulo de memória ocupa um canal, e cada módulo tem um barramento de 64-bit, ao habilitar um segundo canal, as memórias passam a trabalhar com um barramento total de 128-bit, o que também dobra a largura de banda. A largura de banda de uma memória é calculada multiplicado a taxa de transferência pela largura do barramento, por exemplo, 1333 MT/s x 64-bit = 85.312 Mb/s (10.664 MB/s), se for num barremento de 128-bit passa a ser 170.264 Mb/s (21.328 MB/s).

Faz sentido, muito obrigado 🙂.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

Esse ponto eu já sabia, apesar de me parecer sem sentido a utilização de bit para transferência de dados e para armazenamento os bytes, faria mais sentido usar a mesma unidade, mas são padrões que foram adotados com o tempo e não tem muito o que fazer (não sei se existe um motivo técnico por trás disso)

Sim, temos muitas nomeclaturas ou métodos na área da ciência e tecnologia que são usadas por simples convenção, "porque já se usava daquele jeito e fica mais fácil continuar assim", ou "porque deste jeito fica mais fácil entender e não gera confusão".

 

E isso sobre armazenamento até me lembra de outra curiosidade engraçada, que talvez você saiba mas também vou deixar para alguém que não saiba, é que o que nós geralmente chamamos de Gigabyte ou Megabyte para medir dados armazenados na verdade é Gibibyte (ou Giga Binary Byte) ou Mibibyte (Mega Binary Byte), que também podem ser abreviados para GiB e MiB, respectivamente. Os sistemas operacionais em geral utilizam uma forma binária para medir os dados, por isso 1024 bytes supostamente equivalem a 1 "MB", sendo que na verdade seria 1 MiB, e o real 1 MB seria simplesmente 1000 bytes. Os fabricantes das unidades de armazenamento até usam corretamente os termos GB e MB, por isso quando nós pegamos um pendrive de 8 GB ele não tem realmente os tais 8 GB que esperamos, e sim aproximadamente 7,45 GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!