Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

compatibilidade da memória RAM


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

são muitas variáveis para conferir e ás vezes acabo ficando perdido 😅

portanto queria a ajuda de vocês para saber a compatibilidade das peças que escolhi para montar um PC do zero, no que tange a memória RAM, processador e placa-mãe. segue os modelos:

 

placa-mãe: https://www.kabum.com.br/produto/368054/placa-mãe-msi-bazooka-intel-LGA-1200-matx-DDR4-mag-b560m-bazooka

 

processador: https://www.kabum.com.br/produto/158272/processador-intel-core-i7-10700f-10-geração-2-9ghz-4-8ghz-turbo-cache-16mb-LGA-1200-bx8070110700f

 

memória RAM: https://www.pichau.com.br/memória-corsair-vengeance-RGB-rs-32gb-2x16gb-DDR4-3200mhz-c16-preto-cmg32gx4m2e3200c16

 

pelo pouco que pude compreender, parece que no geral é tudo compatível, entretanto a memória RAM estará limitada a 2933 MHz apesar de ter a capacidade de 3200 MHz, já que o processador em questão suporta apenas os 2933, correto?

 

quanto ao restante da configuração, a placa de vídeo será uma RTX 3060 ti vision oc, e o armazenamento um SSD Samsung 980 de 1 tb, M.2 NVMe, pcie 3.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você estaria comentendo um grande erro comprando essas peças. Essas peças são de 3 gerações atrás, nós temos peças de gerações mais recentes que custam mais barato e entregam o mesmo nível de desempenho. O Core i5 12400F entrega um desempenho igual ou melhor que o Core i7 10700F, custa menos e esquenta menos também. E para um processador desses você só precisa de uma placa-mãe básica H610 para rodar sem nenhum problema.

 

Não ache que quantidade de núcleos é a única coisa que importa, pois um processador mais novo com menos núcleo consegue ser igual ou melhor que um anterior com mais núcleos por simplesmente ter uma arquitetura mais avançada. Veja as pontuações de ambos os processadore no Geekbench 5.0:

 

Core i7 10700 (mesmo 10700F)

Core i5 12400 (mesmo 12400F)

 

Fora que os jogos ainda não conseguem tirar proveito de jogos com tantos núcleos quanto o 10700, se você tiver um processador com menos núcleos, mas que esses núcleos sejam mais fortes (caso do 12400), você conseguirá ter um desempenho bem melhor em jogos que pesam mais no processador.

 

Agora, o que eu recomendo pra você são essas peças:

 

Intel Core i5 12400F - R$1.250

ASUS Prime H610M-E D4 - R$673

 

E antes de recomender uma RAM, eu gostaria de saber o que exatamente você fará nesse PC para justificar os 32GB de RAM, pois para jogos não haverá utilidade e você só vai pagar mais caro.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB @GuilhermeGB então amigo, basicamente se trata de um projeto de montar um PC gamer do zero que seja o mais longevo possível, que passe bastante tempo sem sentir a necessidade de trocar peças, o meu foco é longevidade basicamente, mas no momento estou usando como referência um setup que rode o Red Dead Redemption 2 com todos os gráficos no Ultra mantendo um mínimo de 60fps, com resolução Full HD (talvez daqui um tempo eu resolva comprar um monitor quad HD ou 4k, mas não é minha prioridade.)

 

https://www.google.com/amp/s/adrenaline.com.br/amp/colunas/v/74763/chega-de-falar-de-gargalo-como-escolher-placa-de-vídeo-e-processador

 

essa análise do site da Adrenaline foi o que me motivou a escolher essas peças, o melhor modelo de acordo com a análise deles foi o i5-10400f, então eu resolvi pular apenas um tier acima, só pra esticar um pouco mais de " folga " mesmo. 

 

quanto aos 32gb de ram, eu estou ciente de que para os jogos atuais basta apenas 16, porém novamente eu resolvi pular apenas um degrau apenas pela questão de longevidade, tomei essa decisão depois de ler esse artigo da TechTudo:

 

https://www.google.com/amp/s/canaltech.com.br/amp/hardware/quanta-memória-ram-necessaria-pc-para-jogos-190133/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Vinicius Ferreira da Silva disse:

então amigo, basicamente se trata de um projeto de montar um PC gamer do zero que seja o mais longevo possível, que passe bastante tempo sem sentir a necessidade de trocar peças, o meu foco é longevidade basicamente, mas no momento estou usando como referência um setup que rode o Red Dead Redemption 2 com todos os gráficos no Ultra mantendo um mínimo de 60fps, com resolução Full HD (talvez daqui um tempo eu resolva comprar um monitor quad HD ou 4k, mas não é minha prioridade.)

Primeiro que processador não é afetado por qualidade gráfica e resolução, basicamente você jogar no Low 720p ou no Ultra 4K, o processador vai ter quase o mesmo desempenho, quem vai sofrer para renderizar a mair qualidade é a placa de vídeo, então é nisso que você deve focar num PC gamer. A partir do momento em que você tem um processador suficientemente forte para encarar qualquer jogo, tudo fica por conta da placa de vídeo. A única exceção aqui é Ray Tracing, isso sim tem algum impacto sobre o desempenho do processador, mas você também pode jogar no Low 720p com Ray Tracing e no Ultra 4K com Ray Tracing que não vai mudar muito pro lado do processador.

 

3 minutos atrás, Vinicius Ferreira da Silva disse:

essa análise do site da Adrenaline foi o que me motivou a escolher essas peças, o melhor modelo de acordo com a análise deles foi o i5-10400f, então eu resolvi pular apenas um tier acima, só pra esticar um pouco mais de " folga " mesmo. 

O que eles querem dizer com o melhor sendo o 10400F, é que no momento da escrita do artigo, você não conseguiria sentir na prática diferença com modelos de processadores acima do 10400F para processadores mais potentes com as placas de vídeo que a maioria das pessoas usam. Obviamente, se você pretente montar um máquina focada em longevidade, o melhor a se fazer é pegar um processador que tenha mais desempenho, mesmo que você não consiga ver isso agora. A forma correta de pular um tier não seria sair de um i5 10ª geração e pegar um i7 10ª geração, e sim sair de um processador 10ª geração e pegar um de12ª geração, ou até 13ª geração. Continuar na mesma geração antiga ainda continuará sendo uma forma de atraso pra você.

 

22 minutos atrás, Vinicius Ferreira da Silva disse:

quanto aos 32gb de ram, eu estou ciente de que para os jogos atuais basta apenas 16, porém novamente eu resolvi pular apenas um degrau apenas pela questão de longevidade, tomei essa decisão depois de ler esse artigo da TechTudo:

Nesse caso OK, não vou contra. Mas eu tenho grandes dúvidas se realmente vão precisar mais mais do que 16GB antes de pelo menos uns 3 anos a partir de agora.

 

No mais, eu sugiro que você assista esse vídeo onde o Lucas fala sobre esse assunto de hardwares e games e o futuro desse mercado, eu concordo bastante com a opinião dele, e acho que vale a pena pelo menos ver os pontos abordados:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB sim realmente faz sentido, se tratando de longevidade não vale a pena ficar tão apegado nesse tipo de análise, entendi 😄

 

dito isso eu gostaria que humildemente me recomendasse e me ajudasse a decidir sobre o restante das peças tendo em mente a RTX 3060 ti, o i5-12400f e a placa-mãe que você já me recomendou, visando a longevidade, vou confiar nas suas indicações 😉

 

por que me surge muitas dúvidas e incertezas principalmente quando se trata por exemplo das interfaces de entradas do SSD, memória RAM, compatibilidade das frequências, as interfaces de entrada, pcie 3.0, 4.0.. ás vezes um mesmo modelo de marca diferente tem uma interface/frequência diferente... aí é nessas horas que eu me embanano todo 😂

 

desde já agradeço 🙏🏻

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Vinicius Ferreira da Silva disse:

dito isso eu gostaria que humildemente me recomendasse e me ajudasse a decidir sobre o restante das peças tendo em mente a RTX 3060 ti, o i5-12400f e a placa-mãe que você já me recomendou, visando a longevidade, vou confiar nas suas indicações 😉

Posso ajudar sim, amigo, mas vai depender bastante de quanto você tem disponível para investir no PC. Minhas sugestões de 12400F e H610 foram apenas um exemplo de que você pode pegar um conjunto equivalente e mais novo gastando um pouco menos, mas ainda há a possibilidade de melhorar isso se você tiver margem de orçamento. Claro que ainda recomendo priozirar a escolha de placa de vídeo sobre processador e placa-mãe, por exemplo.

 

Inicialmente, se você prentende jogar em Full HD, uma das melhores escolhas é a RTX 3060 Ti mesmo, sendo que ela roda basicamente qualquer jogo atual nas melhores configurações, talvez ainda seja um pouco afetada pelo Ray Tracing em alguns jogos, mas não deixa de ser uma das melhores para essa resolução. Pessoalmente não vejo muitos motivos para investir acima dela (principalmente se não ligar muito para Ray Tracing), a menos que você realmente esteja pensando em muitos anos a frente mantendo a placa de vídeo com você, ainda pode ser interessante uma 3070 ou 3070 Ti, mas dependendo bastante do preço. Não valeria a pena pegar uma placa mais forte e pagar muito mais caro para ter um ganho de desempenho desproporcional.

 

13 minutos atrás, Vinicius Ferreira da Silva disse:

por que me surge muitas dúvidas e incertezas principalmente quando se trata por exemplo das interfaces de entradas do SSD, memória RAM, compatibilidade das frequências, as interfaces de entrada, pcie 3.0, 4.0.. ás vezes um mesmo modelo de marca diferente tem uma interface/frequência diferente... aí é nessas horas que eu me embanano todo 😂

Bom, não existem muitos segredos com relação a isso, começando com os SSDs. Sei que existem diversos SSDs no mercado, mas uma coisa eu te adianto, com relação a desempenho dificilmente você conseguirá ver diferenças consideráveis na prática entre a maioria das opções. O que eu mais considero na olha de escolher um SSD é sobre confiabilidade, pois armazenamento é algo muito importante e perder tudo o que você tem no PC pode ser um grande problema. Tendo em vista isso, eu prefiro confiar em marcas com mais nome, principalmente quando se trata de SSDs mais básicos. Pegar um SSD básico e ainda de uma marca sem muita confiabilidade pode dar problema.

 

Com a placa-mãe que te indiquei antes você teria a possibilidade de usar até dois SSDs NVMe, só atentando às limitações por ainda se tratar de um chipset de entrada. Primeiro que você não teria compatibilidade com velocidades dos SSDs PCI-E Gen 4, por exemplo. Você ainda poderá usar sem problemas, afinal PCI-Express é uma interface retrocompatível entre todas as versões, mas você ficaria limitado às velocidades do slot Gen 3 (até 3500 MB/s no modo x4 e 1750 MB/s no modo x2).

 

Te adianto que essas velocidades sequenciais dos SSDs só são úteis em usos mais específicos, no dia a dia você depende mais de velocidades de acesso aleatório, e essas velocidades são da grande de 100-1000 MB/s, bem abaixo da limitação do slot. E essas velocidades geralmente não não divulgas pelo fabricante, pois não são muito interessantes para o marketing, mas você pode ver em reviews, por exemplo. E é por conta dessas velocidades que um SSD é tão mais rápido que um HD, enquanto as velocidades de acesso aleatório varia de 100 a 1000 MB/s num SSD, num HD geralmente não passa de 2 MB/s (depende bastante do HD).

 

memória RAM também você vai mais pela frequência, marca e preço. A frequência de 3200 MHz é o "sweet spot" atual, ou seja, geralmente você consegue o melhor equilíbrio entre desempenho e preço. E 3200 MHz também é o padrão de todos os processadores atuais ainda compatíveis com DDR4, como o caso dos Intel 12ª e 13ª geração. No caso específico dos processadores Intel, você não conseguiria ter acesso a frequências maiores que essa sem uma placa-mãe compatível com overclock de memória (não seria o caso de uma H610, por exemplo). Do lado da AMD, todas as placas-mãe são compatíveis com overclock de memória. E você pode até achar que não se trata de overclock se a memória for vendida como 3600 MHz, mas o processador ainda verá isso como overclock, pois o padrão dele é 3200 MHz.

 

E falando no assunto de overclock de memória, existe algo chamado XMP (Extreme Memory Profile), que é algo que a maioria das memórias hoje são compatíveis. O perfil XMP é um perfil de ajustes que vem configurado dentro da memória, que é como se fosse um perfil de "overclock oficial" já criado pelo fabricante. Por que é importante você saber disso? Porque 99% das memórias que você vê por aí sendo vendidas com frequência de 3200 MHz ou mais só vão trabalhar com essas frequências quando você ativa o XMP na BIOS. Caso você não ative, as memórias vão operar em frequências menores, que podem variar de 2133 MHz a 2666 MHz, e se mantendo dentro da padronização JEDEC, que é a organização que define as regras sobre memória RAM, são regras que garantem a compatibilidade entre os hardwares (memória RAM, placa-mãe, processador, etc.)

 

Como as configurações do perfil XMP saem fora dos padrões JEDEC, então existe uma pequena possibilidade de não funcionar em um PC ou outro, mas isso é bastante raro. E é por isso que o XMP não vem ativado por padrão, e cabe ao usuário ativa-lo manualmente. Uma das exigências do JEDEC para uma RAM DDR4 é que ela deve operar a 1.2 V, independente da frequência. O que acontece que nós temos diversos chips DRAM no mercado que conseguem operar em frequências muitos altas quando estão acima dessa tensão, então por isso existe o perfil XMP, onde as memórias vem "tunadas" de fábrica para trabalharem em tensões de 1.35 V ou até mais. Um chip que consiga trabalhar a 3200 MHz em 1.2 V precisaria ser bastante refinado, e caro, então não é fácil você encontrar um que se encaixe nesses padrões. E graças ao XMP frequências mais altas ficaram populares.

 

Agora também sobre o PCI-Express, sem querer me estender muito mais (já escrevi muita coisa rsrs), basicamente é como nos casos dos slots NVMe para SSD, cada nova versão adiciona suporte para maior velocidade de trasnferência. A diferença é que os slots de placa de vídeo possuem mais linhas de comunicação, até 16, enquanto os SSDs no máximo 4. De qualquer forma, todas as placas compatíveis com o chipset LGA 1700 (Intel 12ª e 13ª geração) dão suporte ao PCI-Express 4.0 x16 no slot da placa de vídeo, então você não corre o risco de perder nada com relação a isso.

 

As placas de vídeo mais atuais já vêm compatíveis com o padrão 4.0, que teoricamente tem o dobro de velocidade do 3.0 em cada linha. Só que na prática, as placas de vídeo que temos ainda não consegue explorar a limitação de velocidade de um slot PCI-Express 3.0 x16, então você acaba vendo diferenças ridículas de desempenho quando vê os comparativos. Existem algumas exceções para esse caso que não vou entrar em detalhes agora, mas talvez você já conheça as polemicas por trás das placas Radeon RX 6400 e RX 6500 XT, que são limitadas ao PCI-Express 4.0 x4. E isso é algo comum, as placas podem vir com o barramento fisicamente x16, mas eletricamente podem ser x8 ou x4 (mais comum em modelos de menor custo), e dependendo da situação você pode ser afetado por isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Obrigado por essa verdadeira aula haha 😄

 

pois bem, quanto ao orçamento que estou disposto á pagar, eu não tenho muita pressa de montar o Pc então não me importo de aguardar mais tempo para guardar dinheiro e pagar pelas peças que sejam realmente boas e de confiança, mas diria que cerca de 10 mil pelo conjunto todo já está bom, só pra ter uma referência.

 

a única restrição que eu tenho é que no meu caso eu faço questão de ter apenas um processador que seja da Intel e placa que seja da NVidia, não só por serem as líderes de mercado, mas até mesmo por que são as que eu estou mais familiarizado, para fazer as comparações etc.

 

de resto qualquer marca e modelo que proporcione uma boa longevidade de performance e confiança no produto para mim está ótimo.  só preciso de algumas indicações mesmo para eu ter certeza que não vou errar na compra 💰

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Vinicius Ferreira da Silva bom, é meio complicado indicar as peças sendo que não vai comprar tudo de uma vez, então a única coisa que dá pra fazer é indicar mais ou menos os itens pra você mesmo correr atrás de procurar os melhores preços.

 

Mas com orçamento de R$10.000 dá pra montar uma baita configuração, então já vou tomar a liberdade de colocar um Core i5 13400F, que é um processador com mais núcleos e recém-lançado, e também uma placa-mãe B660M bem mais robusta e com melhores conectividades.

 

Intel Core i5 13400F - R$1.560

Cooler DeepCool AK400 - R$200

ASUS TUF Gaming B660M-PLUS D4 - R$1.100

XPG Gammix D20 32GB (2x16GB) 3200MHz - R$740

SSD XPG Gammix S50 Lite 1TB - R$700

GeForce RTX 3060 Ti ZOTAC Twin Edge OC - R$3.000

Fonte XPG Core Reactor 650W - R$500

Gabinete Montech Air X ARGB - R$400 (ele é um gabinete bem grande, se não for do seu gosto pode ver algum outro modelo, desde que possua uma frente em MESH)

 

Total de R$8.200

 

Você pode seguir mais ou menos essa configuração aí, pode tentar pegar as mesmas peças ou procurar algumas parecidas. Até dá pra colocar alguma coisa a mais aí pra chegar nos R$10.000, mas pessoalmente não acho que vale tanto a pena. Por exemplo, daria pra colocar uma RTX 3070 por R$1.000, só que ele fica tão próxima da RTX 3060 Ti que não acho que vale os R$1.000. Também daria pra colocar o Core i5 13600KF por R$900, só que você só teria uma melhoria pequena no desempenho em jogos pelo preço pago.

 

Só que deixo uma questão aqui que é sobre a compatibilidade do processador com a placa-mãe. A B660M-Plus D4 já tem BIOS compatível com os novos processadores de 13ª geração em agosto do ano passado, só que nenhuma loja deixa claro se ela já está vindo atualizada de fábrica. Eu acredito que sim, pois alguns dias atrás um usuário aqui no fórum disse que comprou uma nova placa-mãe LGA 1700 (não me recordo o modelo) e já vinha dizendo na caixa que estava atualizada para 13ª geração. Por via das dúvidas acho melhor consultar a loja, qualquer coisa dá até pra pagar uma taxa para que eles mandem ela já atualizada pra você (algumas lojas oferecem esse serviço).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!