Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia! Como vão?

Recentemente decidi atualizar meu computador após muito tempo. Comprei um Ryzen 5 3600 e uma ASRock A320M HD usados na minha cidade. Nunca tive plataforma AMD, então também comprei um cooler box que o vendedor tinha na hora. Apliquei a pasta térmica nova instalei duas memórias HyperX Fury 8gb 2666MHz emprestadas de uma amigo e conectei uma GTX 970. 

Desde então não joguei muito, não estressei o CPU nem usei em tarefas que demandam muito. Ainda mais recentemente, adquiri uma Galax RTX 3060 também usada, e instalei normalmente nessa build já citada.

Quando fui jogar algo pesado, abri o MSI Afterburner e vi que a temperatura do processador estava chegando aos 95 graus. Fechei o jogo imediatamente e fui buscar soluções. Li sobre a temperatura do 3600 ser alta mesmo, sobretudo a 4.2GHz e com cooler padrão. Atualizei a placa-mãe para tentar fazer um undervolt, mas descobri que apenas a BIOS ver 6.1 tinha essa opção, e eu já havia atualizado para a versão mais recente, sem possibilidade de downgrade.

Então, finalmente comprei um cooler para o CPU, escolhi um Gammax 400 V2, que iria suprir minha necessidade e estaria dentro do orçamento. Decidi também comprar um gabinete novo para vender meu setup antigo completo.

Então, fiz apenas a instalação do cooler novo e movi a placa-mãe, fonte, HD e SSD para o novo gabinete. Já fiz isso algumas boas vezes, não acredito que tenha errado neste processo. 

O problema é o seguinte: ao apertar o botão Power, o computador liga, gira todos (placa de vídeo e CPU) os coolers e liga luzes (sem nenhum bip da placa-mãe), mas NÃO DÁ VÍDEO NEM LIGA OS PERIFÉRICOS (um fome, teclado com dois cabos USB e mouse). 

Já mudei as memórias RAM de posição e tentei ligá-las individualmente. Também passei limpa contato nelas.

Passei limpa contato na conexão da Placa de Vídeo também, o processador está encaixado de acordo com o desenho e a setinha, supostamente está correto. Tentei ligar a placa-mãe sem memórias e ela não faz barulho algum.

Alguém pode me dar uma luz? Definitivamente não estou em condições de gastar mais dinheiro e não tenho nenhum amigo com conhecimentos na área que possa me ajudar. Não tenho memórias, placa-mãe ou processador extra que possa testar. Há algo que eu ainda possa tentar? Tenho um multímetro aqui para executar testes se preciso. 

Postado

@eduardozem- teste fazer um reset da BIOS da MB, retirando a bateria por alguns minutos depois ligue novamente e veja o comportamento. 

-Verifique também toda sua conexão de energia vinda da fonte se está tudo correto. Se precisar desplugue tudo e refaça todas as conexões.

-Verifique se os cabos de botão Power e demais estão de fato nos lugares certos.

Coisa boba mas vale confirmar, conectou o monitor na GPU e não na MB certo?

A BIOS requer em algumas versões que faça a instalação das versões anteriores..  Você fez isso ou foi direto para a versão que colocou? Sempre Verifique e confira na versão da BIOS que vai instalar se é necessário seguir algum passo anterior ou pode acabar ocorrendo algo como isso.

Postado
3 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@eduardozem- teste fazer um reset da BIOS da MB, retirando a bateria por alguns minutos depois ligue novamente e veja o comportamento. 

-Verifique também toda sua conexão de energia vinda da fonte se está tudo correto. Se precisar desplugue tudo e refaça todas as conexões.

-Verifique se os cabos de botão Power e demais estão de fato nos lugares certos.

Coisa boba mas vale confirmar, conectou o monitor na GPU e não na MB certo?

Tirei a bateria da MB e deixei fora por uns 30 segundos, devo deixar mais? Problema se repetiu quando voltei a ligar.

Postado

@eduardozem deixe uns 5 minutos ao menos. aperte o botão power algumas vezes. 

*deve desconectar toda e qualquer conexão seja USB, energia ou vídeo da placa-mãe antes de fazer o procedimento.

Veja que há recomendações antes de atualizar a BIOS...  Fez isso?

033.PNG

Postado
24 minutos atrás, eduardozem disse:

Eu instalei diretamente a versão 7.0 (BETA) e depois atualizei para a 7.30 que é a mais recente.

certamente o problema está aí rsrsrs.  

24 minutos atrás, eduardozem disse:

Ok, muito obrigado!

Até.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!