Ir ao conteúdo

a melhor solução contra surtos de energia em geral

Ir à solução Resolvido por Entusiasta da Elétrica,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou no processo de montar um PC bem poderoso e gostaria de ter certeza que ele estará 100% protegido desde o início contra qualquer tipo de surto, oscilação, raios etc que possam ocorrer... uma peça " coringa " basicamente que possa evitar qualquer preocupação, o mundo pode estar desabando lá fora mas o meu Pc tem que estar protegido haha 😂

fiz algumas pesquisas sobre o assunto e achei bem interessante o funcionamento do famoso DPS clamper que não apenas faz a função de filtro de linha como também possui uma espécie de fusível que em último caso no pior dos cenários ele queima e simplesmente corta a energia para a fonte, basicamente o fusível se sacrifica no lugar da máquina, que pode ser trocado pagando uns 5 reais.  Mas ainda assim gostaria da opinião de quem entende do assunto e tem experiência, se caso existe algum produto melhor que eu possa comprar pra isso. Eu não me importo de pagar mais caro em um produto que seja garantido, produto de confiança.

eu vou usar uma fonte XPG Core Reactor 650w, que por si só já possui vários tipos de proteções, ainda assim seria bom colocar mais uma camada de proteção na máquina, só por desencargo de consciência.

Postado

Honestamente os componentes modernos já possuem uma certa proteção contra picos de energia, mas se você quiser ter certeza ou não ter seu trabalho interrompido, pode adquirir um nobreak senoidal com bateria (porém são bem caros). Mas acredito que talvez um filtro de linha de qualidade com fusível já seja o suficiente, mas aceito opinião de outros.

• Obrigado 1
Postado

@Vinicius Ferreira da Silva Essa proteção começa pelo quadro de distribuição, o uso do DPS deve ser dimensionado de acordo com sua região, se chove muito, qual a intensidade das tempestades, altitude, enfim, consulte um bom eletricista para realizar esse projeto, porém, vou dar algumas dicas. Filtro de linha são bem utilizados para esse tipo de proteção mas sinceramente não são o suficiente, e uma boa proteção começa pelo circuito elétrico de sua residência, tenho que lembrar que não é apenas surtos que causam problemas, pois, caso um raio caía muito próximo o próprio campo eletromagnético pode queimar algum dispositivo e contra isso não tem muito o que fazer, mas é muito difícil de acontecer. Filtro de linha, nobreak, estabilizador e etc não serão tão eficientes caso à rede elétrica de sua residência seja irregular. 

• Curtir 2
Postado

@Entusiasta da Elétrica Entendo, eu moro em Goiânia, basicamente aqui nós temos uma estação seca e outra chuvosa, metade do ano chove muito e na outra metade não chove quase nada rsrs.

a altitude é de 750 metros

quanto á instalação elétrica daqui de casa, não conheço os mínimos detalhes, mas a verdade é que dos 20 anos que moro aqui nunca aconteceu de queimar algum eletrônico por causa de raio ou coisa do tipo, no máximo só oscilar e faltar luz mesmo, talvez eu esteja me preocupando em excesso sem necessidade.

@Ricardov sim nós colocamos fibra ótica aqui

• Solução
Postado

@Vinicius Ferreira da Silva É, deve ter bastante coisa errada pelo tempo que já passou, meu conselho caso não se sinta seguro com essa instalação contrate um bom eletricista para atualizar sua rede e melhorar a segurança, mesmo que nunca tenha dado problema não quer dizer que não vá dar problema, enfim, sei que não é fácil e barato mas é o ideal, pois, você não só vai proteger seus aparelhos como também sua integridade física.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!