Ir ao conteúdo

Tecnologia Ray Tracing da RTX 3060 Ti Vision OC - Qual consumo?

Ir à solução Resolvido por bngomes,

Posts recomendados

Postado

Bom dia á todos! Eu gostaria de aprender mais alguns detalhes e nuances sobre o Ray Tracing, em breve pretendo comprar uma RTX 3060 Ti Vision OC. gostaria de saber por exemplo se o consumo de energia e o clock especificado pelo fabricante nos anúncios já considera o Ray Tracing ativado, ou se o Ray Tracing seria como se fosse um overclock á parte, o quanto exatamente a ativação ou não do Ray Tracing impacta uma diferença na temperatura, vida útil etc caso eu decida ativa-lo em algum jogo aqui e ali...

O Ray Tracing costuma vir ativado de fábrica ou depende da configuração que fizer no driver da placa? eu ainda não tenho experiência de usar o driver para fazer alterações, portanto gostaria de estar ciente sobre isso de antemão e saber no que eu preciso ficar atento na hora de monitorar o comportamento da placa 😊

• Solução
Postado

Ray Tracing é um recurso que é do jogo em si não necessariamente da placa de vídeo.. se o jogo não implementa não é a placa de vídeo ou driver que vai implementar.. 

Não é um tipo de overclock e quanto ao uso e temperatura da placa depende, assim como qualquer outro recurso do jogo , vai usar mais ou menos dependendo de como é implementado pelo jogo, a resolução que tá esta usando e etc... 

Mas resumindo a placa de vídeo dá o suporte pra implementar o ray tracing (funcionar nos jogos) mas é o jogo que "Liga/Desliga" o recurso. Não é um tipo de overclock ou um recurso que funciona com todos jogos.

• Obrigado 1
Postado

O chip da placa de vídeo é bastante complexo e tem várias unidades especializadas para diferentes tipos de tarefas, tudo depende da arquitetura. Nas placas mais modernas temos unidades de processamento para aceleração de Ray Tracing, que são basicamente cálculos sobre a interação dos raios de luz com os objetos da cena a partir de um ou várias fontes de iluminação.

Ray Tracing é algo que demanda bastante processamento, até poucos anos, não era possível ter uma renderização com Ray Tracing em tempo real, pois todos os cálculos eram feitos pelo processador, o que demorava bastante tempo (até horas para gerar um único quadro). O que a NVIDIA conseguiu fazer é um grande salto na área de computação gráfica, pois ela foi a pioneira em criar um hardware especializado em aceleração de Ray Tracing.

Ainda assim, todos os jogos que temos, com exceção do Portal RTX, usam uma mistura de rasterização convencional com Ray Tracing, elas não são feitos totalmente em Ray Tracing. Apenas alguns objetos ou fontes de luz são afetados pelos raios de luz, e por isso temos a opção de ativar/desativar alguns aspectos e também ainda vemos certas imperfeições.

O primeiro jogo 100% em Ray Tracing foi o Portal RTX, onde basicamente temos uma simulação realista da física de luz sobre todos os objetos da cena, não só a luz que sai diretamente das fontes de luz, mas também a luz refletida de um objeto em outro, sem exceção. E é por isso que esse jogo é tão pesado e gera tanta polêmica. Não temos hardware para rodar jogos com 100% de Ray Tracing ainda.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!