Ir ao conteúdo

Tecnologia Ray Tracing da RTX 3060 Ti Vision OC - Qual consumo?

Ir à solução Resolvido por bngomes,

Posts recomendados

Postado

Bom dia á todos! Eu gostaria de aprender mais alguns detalhes e nuances sobre o Ray Tracing, em breve pretendo comprar uma RTX 3060 Ti Vision OC. gostaria de saber por exemplo se o consumo de energia e o clock especificado pelo fabricante nos anúncios já considera o Ray Tracing ativado, ou se o Ray Tracing seria como se fosse um overclock á parte, o quanto exatamente a ativação ou não do Ray Tracing impacta uma diferença na temperatura, vida útil etc caso eu decida ativa-lo em algum jogo aqui e ali...

O Ray Tracing costuma vir ativado de fábrica ou depende da configuração que fizer no driver da placa? eu ainda não tenho experiência de usar o driver para fazer alterações, portanto gostaria de estar ciente sobre isso de antemão e saber no que eu preciso ficar atento na hora de monitorar o comportamento da placa 😊

• Solução
Postado

Ray Tracing é um recurso que é do jogo em si não necessariamente da placa de vídeo.. se o jogo não implementa não é a placa de vídeo ou driver que vai implementar.. 

Não é um tipo de overclock e quanto ao uso e temperatura da placa depende, assim como qualquer outro recurso do jogo , vai usar mais ou menos dependendo de como é implementado pelo jogo, a resolução que tá esta usando e etc... 

Mas resumindo a placa de vídeo dá o suporte pra implementar o ray tracing (funcionar nos jogos) mas é o jogo que "Liga/Desliga" o recurso. Não é um tipo de overclock ou um recurso que funciona com todos jogos.

• Obrigado 1
Postado

O chip da placa de vídeo é bastante complexo e tem várias unidades especializadas para diferentes tipos de tarefas, tudo depende da arquitetura. Nas placas mais modernas temos unidades de processamento para aceleração de Ray Tracing, que são basicamente cálculos sobre a interação dos raios de luz com os objetos da cena a partir de um ou várias fontes de iluminação.