Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho no momento um filtro de linha intelbras, acho que é o modelo EPE 205 com 5 tomadas.

Onde moro costuma ter quedas aleatórias de energia de tempo em tempo.

Por isso pensei em comprar um filtro iClamper Energia 8 que sempre vejo comentários sobre ser o melhor pra proteção.

O problema é o cabo do Clamper tem só 1,3m aparentemente, minha tomada fica um pouco alta na parede e 1,3m não vai ser suficiente (meu filtro atual tem 3m de cabo se não me engano).

Queria esclarecer:

- Se é necessário/vale a pena pegar esse filtro Clamper

- Se for necessário, se é uma alternativa válida/segura eu simplesmente conectar o filtro clamper no meu atual filtro, e conectar tudo APENAS no clamper, deixando o Intelbras apenas como uma extensão pro novo filtro (o filtro clamper vai ter o funcionamento adequado/esperado nessas condições?)

O que pretendo ligar: Um computador com fonte 750w (mas que não deve usar mais que 450~600), dois monitores, modem de internet e uma caixa de som

Procurando pra solucionar essa dúvida, também vi algumas coisas sobre ter produtos específicos que precisaria usar pra proteger quando tem cabo de rede envolvido (eu conecto o pc pelo cabo de rede, saindo do modem). Preciso procurar algo nesse sentido também ou simplesmente o PC/Modem conectados ao filtro tá ok?

Postado
1 hora atrás, cadz disse:

- Se é necessário/vale a pena pegar esse filtro Clamper

se é necessario ai so você pode responder.. esse modelo q você citou tem 8 tomadas.. você precisa de 8 tomadas? se sim, compre.. caso contrario você tem opcao com 5 tomadas, iclamper 5 q possui o mesmo grau de protecao do de 8

em relação a marca, é uma das melhores, pra mim, não fico sem.. uma vez já salvou meu pc.. uso o iclamper 5 há anos e nunca tive problemas.

Se for necessário, se é uma alternativa válida/segura eu simplesmente conectar o filtro clamper no meu atual filtro, e conectar tudo APENAS no clamper,

eu colocaria tudo apenas no iclamper e deixaria o intelbras fora.. ou em uso para outra tomada.. não vejo sentido nem necessidade em ligar 2 filtros de linha em conjunto

se o problema é o cabo curto do iclamper, você pode comprar uma extensao simples de 1 tomada apenas (macho/femea) ou como sao chamados de cordoes prolongadores

bad87ce35942464a5c91c062c3c76adf

Procurando pra solucionar essa dúvida, também vi algumas coisas sobre ter produtos específicos que precisaria usar pra proteger quando tem cabo de rede envolvido (eu conecto o pc pelo cabo de rede, saindo do modem)

pra essa situacao, ai tem q ser o iclamper 8 mesmo, porém essas protecoes extras você so vai ter se comprar os modulos q sao conectados ao filtro, ou seja, pode ficar mais caro no fim das contas

Preciso procurar algo nesse sentido também ou simplesmente o PC/Modem conectados ao filtro tá ok?

eu usei computador ligado direto no cabo e no roteador por muitos anos, nunca tive problemas.. a não ser q você viva numa regiao q é assolada por muitos relampagos e raios com relativa frequência, como dizem q essas pertubacoes podem vir pelos cabos de internet, seria uma forma de protecao extra..enfim, tudo depende do contexto.. se o seu é proximo disso pode ser interessante adquirir

• Curtir 1
Postado

36 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

se é necessario ai so você pode responder.. esse modelo q você citou tem 8 tomadas.. você precisa de 8 tomadas? se sim, compre.. caso contrario você tem opcao com 5 tomadas, iclamper 5 q possui o mesmo grau de protecao do de 8

Eu usaria 5 provavelmente. Pensei em pegar logo o de 8 pra caso precise ligar algo mais, ter essa opção.

38 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

eu colocaria tudo apenas no iclamper e deixaria o intelbras fora.. ou em uso para outra tomada.. não vejo sentido nem necessidade em ligar 2 filtros de linha em conjunto

se o problema é o cabo curto do iclamper, você pode comprar uma extensao simples de 1 tomada apenas (macho/femea) ou como sao chamados de cordoes prolongadores

O principal problema é realmente o cabo do iclamper ser curto e minha tomada ser mais alta na parede. Não sabia/pensei na possibilidade dessa extensão por isso considerei a alternativa de juntar o intelbras com o iclamper. Tem alguma recomendação de extensão específica dessa ou alguma coisa pra ficar de olho na questão da qualidade dela?

41 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pra essa situacao, ai tem q ser o iclamper 8 mesmo, porém essas protecoes extras você so vai ter se comprar os modulos q sao conectados ao filtro, ou seja, pode ficar mais caro no fim das contas

Entendi, por enquanto acho que vou deixar sem esses extras mesmo

43 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

eu usei computador ligado direto no cabo e no roteador por muitos anos, nunca tive problemas.. a não ser q você viva numa regiao q é assolada por muitos relampagos e raios com relativa frequência, como dizem q essas pertubacoes podem vir pelos cabos de internet, seria uma forma de protecao extra..enfim, tudo depende do contexto.. se o seu é proximo disso pode ser interessante adquirir

Tem épocas do ano que na região tem um numero decente de raios e a luz aleatoriamente chega a cair mais de uma vez por semana (sem chuva nem nada, mas também acontece de não cair por um mês ou mais)

Postado

Não há problema ligar o Intelbras 205 ou outro modelo que tenha somente  chave microdisjuntora no seu clamper  5 ou iclamper 8, mas não é recomendado. Quanto menos cabo e menos barramentos, melhor. 

Melhor seguir a recomendação do amigo acima e utilizar um iClamper 8 com uma extensão de 1 metro. Não utilize muito mais que isso

A Margirius se não me engano tem filtro de linha com fusível (e apenas filtro X fase-neutro) com 2 metros, seria uma alternativa. Nesse caso você precisaria de um iPocket para ter proteção dos varistores (DPS III). 

Se quiser usar uma extensão eu sempre recomendo da  Tramontina. https://www.amazon.com.br/Extensão-Elétrica-Bivolt-Tomadas-Metros-TRAMONTINA-57504019/dp/B076X82DM9

Eu iria opção 1) Ligar tudo no iClamper 8 e arrumar uma mesinha para compensar a distância da tomada

2) Caso não seja possível, utilizar um filtro Margirius 1,5 ou 2 metros com iPocket

Em último caso utilize iClamper 8 com extensão Tramontina de 1,5m.

3 horas atrás, cadz disse:

Procurando pra solucionar essa dúvida, também vi algumas coisas sobre ter produtos específicos que precisaria usar pra proteger quando tem cabo de rede envolvido (eu conecto o pc pelo cabo de rede, saindo do modem). Preciso procurar algo nesse sentido também ou simplesmente o PC/Modem conectados ao filtro tá ok?

O modem é fibra óptica ou coaxial? Precisa ver o que vem da rua. Se for fibra optica ok, não precisa, se for coaxial (Vulgo cabo NET branco) precisa disso aqui: https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-cabo/p

Ele vai ligado no último conector do iClamper 8, na última entrada. Em relação a proteção para o cabo LAN, do modem até seu PC, acho que é esse aqui o modelo correto mas não tenho certeza

https://www.amazon.com.br/CLAMPER-Energia-Ethernet/dp/B0763VCYL4

Postado
2 horas atrás, cadz disse:

Tem alguma recomendação de extensão específica dessa ou alguma coisa pra ficar de olho na questão da qualidade dela?

não, isso na pratica é tudo uma coisa só.. as marcas conhecidas q vendem esse tipo de produto é daneva, forceline, etc..

Postado

Obrigado pelas informações e sugestões @rodrigo.dcvieira@msupern

Uma ultima alternativa que pensei aqui seria passar uma canaleta saindo da tomada que fica mais alta e ficar uma tomada mais acessível/baixa próxima da mesa, pro cabo do clamper alcançar e ligar direto nela sem preocupar com algo mais. O que acham?

Postado
46 minutos atrás, cadz disse:

Obrigado pelas informações e sugestões @rodrigo.dcvieira@msupern

Uma ultima alternativa que pensei aqui seria passar uma canaleta saindo da tomada que fica mais alta e ficar uma tomada mais acessível/baixa próxima da mesa, pro cabo do clamper alcançar e ligar direto nela sem preocupar com algo mais. O que acham?

Só vale a pena fazer esse tipo de coisa quando você for melhorar sua instalação. Exemplo: puxar um circuito do quadro geral (fase+neutro+terra) direto de lá para essa tomada exclusiva do PC, trocar a fiação se for antiga(com disjuntor exclusivo compatível com a bitola 2,5mm ou 4mm, não esquecendo de usar a mesma grossura pro neutro e terra), refazer/melhorar/fazer o aterramento conforme as normas, etc.

Se for apenas para ganhar 1 metro, utilize uma extensão tramontina 1,5m ou isso aqui

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2671674908-extenso-eletrica-cordo-prolongador-megatron-10a-3m-_JM

Postado
34 minutos atrás, msupern disse:

Só vale a pena fazer esse tipo de coisa quando você for melhorar sua instalação. Exemplo: puxar um circuito do quadro geral (fase+neutro+terra) direto de lá para essa tomada exclusiva do PC, trocar a fiação se for antiga(com disjuntor exclusivo compatível com a bitola 2,5mm ou 4mm, não esquecendo de usar a mesma grossura pro neutro e terra), refazer/melhorar/fazer o aterramento conforme as normas, etc.

Se for apenas para ganhar 1 metro, utilize uma extensão tramontina 1,5m ou isso aqui

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2671674908-extenso-eletrica-cordo-prolongador-megatron-10a-3m-_JM

Entendi. Nesse caso se a opção do prolongador é boa/segura acho que vai ser isso mesmo então.

Optando pelo Margirius ou pela extensão da Tramontina eu ficaria com um excesso de tomadas disponíveis, prefiro simplificar (o próprio clamper 8 vai sobrar 2 a 3)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!