Ir ao conteúdo

PC reiniciando sozinho após colocar Water Cooler

Ir à solução Resolvido por Lucas Ricci,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, fiz um upgrade no meu PC recentemente (coloquei um WC 240mm) e quando estou jogando alguns jogos (aconteceu com Fortnite e Horizon Zero Dawn, ambos no ultra) ele reinicia sozinho, mas não sempre... Esse problema começou faz uns 5 dias, porém já teve dia que não reiniciou nenhuma vez e outros que no mesmo dia foram 3 vezes por exemplo.  As vezes reinicia enquanto estou jogando a bastante tempo, outras quando abro o jogo.

Já monitorei a temperatura e uso do processador e placa de vídeo, nenhuma das duas peças passa de 70 graus e o uso não vai no máximo. Todas as peças do PC são novas, comprei todas em novembro 2022 e o Water Cooler faz 2 semanas. Quando eu estava com meu antigo Air Cooler, não tive esse problema. Conversei com alguns amigos e me informaram que poderia ser fonte, por conta do aumento de energia que o Water Cooler trouxe. Me falaram para tirar 1 fan para ver se o erro continuava, caso houvesse excesso de energia por elas, porém não adiantou, ele continua reiniciando. O PC está ligado em um filtro de linha.

Quando vejo o visualizador de eventos do Windows, ele apresenta o erro que está no print. Estou querendo comprar uma fonte de 750w, mas queria confirmar se o erro é esse mesmo ou se pode ser outra coisa.

Tentei deixar o máximo de detalhes nos erros e peças. Podem me ajudar por favor? 

Configurações:

Processador: i5 12600k

Placa de vídeo: RTX 3070 MSI Ventus 3X Plus

placa-mãe: ASRock Z690 Phantom Gaming 4

Fonte: Seasonic Core GM-650, 650W, 80 Plus Gold, Semi Modular

Water Cooler: Water Cooler Gamdias Chione M2-240 Lite, ARGB, 240mm

Fans: 1 Fan traseira (bem simples que veio com o gabinete, não sei o modelo) e 3 na frente Gamdias, AEOLUS M2-1203 LITE

Screenshot_1.png

• Solução
Postado

Acho que pode ser uma problema de fonte, antes de instalar o watercooler ela devia estar no limite de potência, e agora não tem mais nada sobrando para rodar o computador. Para essas configurações acho que é necessário uma fonte de 700 ou 750W

Caso tenha dinheiro colocaria logo uma de 800 ou 1000W para evitar problema e poder fazer um upgrade no futuro

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!