Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, na última semana chamei um técnico para limpar e trocar a pasta termica do pc, como não tenho perícia em mexer nos componentes achei melhor chamar um técnico. Ele aplicou a pasta termica no estilo "amanteigado" sobre todo o processador. Achei estranho e até falei pra ele tomar cuidado pra não transbordar, ele deu uma limpada nas pordas do processador depois de aplicar. Mesmo assim tô com receio de ter transbordando. Minha pergunta é: se ao aplicar a pasta termica e ela transbordar pode danificar o processador ou a placa?

Postado

@Belka No geral pastas térmicas não conduzem eletricidade, então não seria problema ela transbordar, e por causa de sua consistência isso só poderia ocorrer ao colocar o cooler, e como não parece ter acontecido não terá problemas.

Postado

Fiquei com o pé atrás quando ele colocou o cooler, pensei que poderia ter transbordado. Fiquei mais preocupado porque meu processador é novo, um Ryzen 5 5600g. Pelo pouco que eu sei, não é comum esse tipo de aplicação, mas agora tô mais relaxado ja que se tiver transbordado não é nocivos para os componentes. Obrigado. 

@Lucas Ricci

agora, Belka disse:

Fiquei com o pé atrás quando ele colocou o cooler, pensei que poderia ter transbordado. Fiquei mais preocupado porque meu processador é novo, um Ryzen 5 5600g. Pelo pouco que eu sei, não é comum esse tipo de aplicação, mas agora tô mais relaxado ja que se tiver transbordado não é nocivos para os componentes. Obrigado. 

Postado

@Belka Se o técnico aplicou pasta térmica daquelas brancas, não tem problema algum, essas pastas não condutivas.

O problema dessas pastas brancas, é justamente usar elas, o recomendado em pcs não é fazer o uso desse tipo de pasta.

Se foi pasta térmica de prata, essas sim são condutivas, mas o pior dos casos é se ela entrar em contato com partes metálicas, como contatos de capacitores, que é bem difícil, já que os capacitores por onde passa energia são distantes e a pasta não derrete o suficiente para ir lá, e também os pinos, que no caso dos AMD está no processador, então será difícil chegar lá também.

O correto da aplicação de pasta é uma gota no centro, só, de resto deixa que a pressão do cooler faça o restante.

Já vem pasta pré-aplicada no cooler do processador também, nem precisaria trocar, só se estivesse esquentando mais.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth Ele aplicou a cinza, acho que foi essa de prata. troquei a pasta porque o pc estava chegando a 90 graus, inclusive estava ressecada e muito grudada no processador. já faz uns dois dias e o pc está normal então acho que não irá ter problemas e talvez, nem tenha transbordado.

• Curtir 1
Postado

@Belka Se está funcionando, não tem problemas.

Se transbordou um pouco, capaz que nem dará problemas também, processadores AM4 com sistema de pinos nele é mais difícil que a pasta cheque no socket, e teria de passar muita pasta para chegar em algum lugar mesmo se fosse nos Intel.

Postado
10 horas atrás, Belka disse:

Ele aplicou a pasta termica no estilo "amanteigado" sobre todo o processador. 

Se por "amanteigado" você quer dizer espalhando com uma espátula, cobrindo todo o Die do CPU, não tem nada errado com isso.

Desde que não fique em excesso ou em pouca quantidade, qualquer método de colocar pasta é válido.

Aliás o Professor Ramos usa em suas montagens (eu usava nos mais de 500 micros que montei).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...