Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Estou com um problema de PC reiniciando sozinho sem um diagnóstico.

Segue abaixo informações sobre o PC. Ele é novo comprei recente (menos de 15 dias)

Nome do dispositivo    DESKTOP-UFQGP6H
Processador    AMD Ryzen 5 5600G with Radeon Graphics            3.90 GHz
RAM instalada    16,0 GB (utilizável: 15,4 GB)
ID do dispositivo    F1355815-0197-4EDA-A96F-E74EF72226D5
ID do Produto    00326-10000-00000-AA806
Tipo de sistema    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Caneta e toque    Nenhuma entrada à caneta ou por toque disponível para este vídeo

Um breve resumo do que já foi feito:

1) Quando chegou eu ligava ele direto na tomada, baixei o famoso league of legends e instalei. Daí ao entrar no jogo ele reiniciou a primeira vez.

2) Achando que pudesse ser alimentação da residência, comprei um estabilizador de 300VA para uso, ao realizar novos testes com o league of legends ele permanece reiniciando.

3) Baixei o CPUID HW Monitor para verificar questões como temperatura, não achei nada demais no software (não sou expert pode ter passado algo despercebido).

4) De curioso fui verificar a BIOS e encontrei a imagem a seguir:

image.thumb.png.8d55c3671d4ae7ef7451f98abdaed8a8.png

Não sei se estes warnings possam ser uma causa deste "reinício automático".

5) Em contato com o vendedor, solicitei suporte. Ele me orientou a tirar do estabilizador para teste (manteve-se com o mesmo problema) e realizar limpeza nas memórias (2x8GB) com uma borracha e um pincel (ainda permanece reiniciando).

Informações adicionais:

placa-mãe: Modelo A320M-S2H

Processador: AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz (4.4GHz Turbo), AM4, 16MB Cache

memória RAM: Modelo Kingston Fury Beast Black, DDR4, 8GB/3200MHz (2x)

HD: Patriot, P300 256GB SSD

Fonte: Cougar VTC 500 80 Plus

Alguém já se deparou com isso e poderia estar me ajudando?

Postado
13 minutos atrás, Jordan Henrique de Souza F disse:

2) Achando que pudesse ser alimentação da residência, comprei um estabilizador de 300VA para uso, ao realizar novos testes com o league of legends ele permanece reiniciando.

Não use estabilizador!

14 minutos atrás, Jordan Henrique de Souza F disse:

3) Baixei o CPUID HW Monitor para verificar questões como temperatura, não achei nada demais no software (não sou expert pode ter passado algo despercebido).

Este software apenas registras temperaturas máximas e mínimas em segundo plano, de nada adianta se seu PC reinicia antes de você puder voltar pra verificar. Pra ver em tempo real você precisará do MSI Afterburner.

• Curtir 1
Postado

@Jordan Henrique de Souza F O meu estava inicializando quando jogava, eram as memórias que não estavam configuradas corretamente na BIOS.

18 minutos atrás, Jordan Henrique de Souza F disse:

comprei um estabilizador de 300VA para uso

Estabilizador não é recomendado usar em PCs faz bastante tempo.

• Curtir 1
Postado

Obrigado @Lucas Ricci. Segue abaixo horário do evento registrado:

image.png.9c6f6099a5735df18ad083cf6ce004b6.png

Temperatura registrada pelo after burner.

image.png.4ce4252ab3a6c770bb2441645eb81ceb.png

Detalhe: Nem sempre ele reinicia de imediato, as vezes preciso fechar (clicar no X) o league of legends e executar novamente.

Neste caso ocorreu quando tentei abrir pela segunda vez. Na primeira ele indicou a tela de login e etc.

Postado

Vou tentar, sou leigo em PC's. deixa eu ver como vai ficar.

Baixei este driver do site da AMD

image.thumb.png.79d70a7fae6cda66bc04349524f9739f.png

meu sistema operacional é:

Edição    Windows 11 Home
Versão    21H2
Instalado em    ‎15/‎07/‎2022
Compilação do SO    22000.1455
Experiência    Pacote de Experiência de Recursos do Windows 1000.22000.1455.0

Foi solicitado a desinstalação do driver anterior, ele foi desinstalado agora quando executo o setup do driver o PC reinicia automaticamente.

Consegui atualizar ele pelo gerenciador de dispositivos:

image.png.95b3dd140e5c7678edbe13142d26ae94.png

Vou testar para ver se vai continuar reiniciando.

Postado

Realizei o teste (abrir e fechar) 7 vezes com o league of legends e não reiniciou.

Consegui logar e jogar uma partida perfeitamente sem problemas. Fechei e realizei mais uns testes e na quarta vez ele reiniciou novamente.

Em acompanhamento pelo gerenciador de tarefas identifiquei que ao executar o Riot Client ele entra em consumo de energia muito alto.

e Logo em seguida ele estabiliza ficando baixo. É algo bem instantâneo mesmo.

Será que pode ter algo a ver?

image.thumb.png.df75985ebf5a12eb5047975ef0eabd57.png

Lembro de ter visto na internet algo sobre limitar a quantidade de núcleos para determinados processos para reduzir o uso de energia só que não lembro como fazer, alguém aqui sabe como fazer este procedimento?

• 2 meses depois...
Postado

AMD Ryzen 5 5600G - Esse é seu problema.
Encontrei varios relatos até mesmo no  forum da AMD onde processadores de alto desempenho não consegue auto regular o clockboost (overclock de fabrica)
e reinicia. Meu amigo tá com problema identico, a diferença é que se trata do CS:GO.
Estou a procura de quem já tenha resolvido. Mas até o momento o mais proximo que cheguei foi manualmenteconfigurar todas as tensões do processador e memória na BIOS.
Os gringos conseguiram resultados bons, mas a maiora cansou e devolveu o processador pra AMD.
Infelizmente esse não é o meu caso, porque a compra desse equipamento já tem tempo, e aqui no Brasil defeito oculto é uma peleja juridica.

https://community.amd.com/t5/processors/amd-Ryzen-5-5600x-crashing-in-games/m-p/542612#M48015
https://community.amd.com/t5/processors/amd-7600x-am5-7000-platform-instability/m-p/568325#M50129

• 7 meses depois...
Postado

@Jordan Henrique de Souza F O seu PC parou de reiniciar quando trocou a fonte? Estou tendo este mesmo problema quando rodo um jogo em específico e estão me dizendo que possa ser a fonte. Tenho as mesmas configurações que a sua e os mesmos problemas também mas não estou com disponibilidade para realizar alguns testes.

Postado

Eu tô com um problema muito similar ao seu, rodo um jogo e ele fica com consumo em "Muito Alto" e quando eu forço a máquina com gráfico alto, ele reinicia, mas já conferi o consumo e temperatura e tá tudo dentro do normal. 
E a fonte que veio junto foi uma ATX 500w Real da pcwells, dizem que é uma porcaria e tenho uma suspeita sobre a causa disso ser a fonte também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!