Ir ao conteúdo

Pwm funciona, mas não modula rotação do motor DC

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Montei na protoboard o circuito PWM com PIC12F675 do link abaixo para controlar a velocidade de um motor DC alimentado com 0 a 30 volts.

O micromotor é de uma lixadeira Marathon usada por protéticos, podologia e outros.

https://vip-cxema.org/index.php/home/remont/420-remont-minibormashiny-strong-204

O PWM funciona de zero a 10/12 volts depois do driver, mas o IRF540 não reduz a velocidade do motor e continua na rotação máxima.

Se tocar com o dedo no metal do IRF540 a tensão cai +- 5 volts e a seguir sobe novamente.

Tentei com o mosfet IRFZ44N, também não funcionou.

Estou usando três fontes para alimentar o circuito:

Fonte regulável 5v para o PIC12F675.

Fonte regulável 12v para alimentar o drive de transistores.

Fonte fixa 30v retificada e filtrada para alimentar o mosfet.

O -B das fontes de 5v e 12v estão conectadas entre si, o -B da fonte de 30 volts está conectada apenas no source do mosfet

Agradeço se puderem ajudar.

Renato 

• Membro VIP
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Laranja Verde disse:

-B das fontes de 5v e 12v estão conectadas entre si, o -B da fonte de 30 volts está conectada apenas no source do mosfet

Eis seu erro. O gnd tem que ser comum pra todos. Publique seu projeto porque aquele.. ta russo viu...

Publique suas fotos e videos

• Haha 1
Postado

Matou a charada, já está funcionando. 

O autor mostrou em um dos vídeos que o funcionamento com PWM do PIC teria um inicio suave evitando tranco na caneta e aquecimento do mosfet, infelizmente no meu circuito continua com os trancos.

Esse tipo de equipamento tem um circuito simples, mas dá dor de cabeça para quem presta assistência.

Técnico que conserta esse tipo de equipamento:

https://www.youtube.com/watch?v=Ch7ugTkn2rk&t=1039s

.if, muito obrigado pela ajuda, já fazia mais de uma semana que eu estava procurando por uma solução.

Esquemático do projetinho Russo que montei:

Diagrama do Controlador.jpg

Renato

• Membro VIP
Postado

Um raro caso onde palavras valeram mais que imagens. Só com o esquema não haveria Conclusão Hipotética Universal Técnica Explicativa 🤪

15 horas atrás, Laranja Verde disse:

no meu circuito continua com os trancos

Publique fotos ou vídeo se achar que deve. P.ex. gnd's não devem ser conectados a revelia

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...