Ir ao conteúdo

Resoluções personalizadas (nvidia) podem danificar o monitor ou gpu?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se resoluções personalizadas no painel nvidia podem danificar o monitor ou gpu.  Tenho vontade de mudar configuraçoes de temporização de resolução, mas o medo sempre esta a porta.

i5 10400

RTX 3060

motherboard:  h410m h

ram  2x16gb kingston 2400mhz

monitor samsumg odissey crg50 144hz

Sem título.jpg

Postado

O que você está tentando fazer é um overclock no monitor (aumentar a taxa de atualização)? Isso pode vir a causar problemas sim. Agora, criar resoluções personalizadas abaixo da resolução nativa, isso não causaria problemas.

• Curtir 1
Postado

O que você está tentando fazer é um overclock no monitor (aumentar a taxa de atualização)? Isso pode vir a causar problemas sim. Agora, criar resoluções personalizadas abaixo da resolução nativa, isso não causaria problemas.

Desculpe responder somente agora amigo estava ocupado, mas o q gostaria de fazer é mudar a temporização (aqueles padroes GTF e tais).  porque quando coloco em resolução abaixo da nativa do monitor acaba sendo escalonado pra full HD, gerando aparentemente pra mim input lag.  Pode ver q o sinal ativo fica diferente do sinal desktop.  mudando as temporizações (ja testei a CVT) fica o mesmo sinal ativo e o mesmo sinal do desktop, O qual a imagem fica menos borrada e parecendo q esta rodando naquela resolução menor nativamente com menos input lag.  Pode ser so impressao minha.

ss.jpg

ddd.jpg

bb.jpg

• Solução
Postado

@FranklinMello amigo, eu não estou por dentro do assunto, mas acredito que não seja possível você forçar seu monitor LCD a rodar resoluções que o hardware dele não suporta, você pode fazer com que seu computador reconheça certas resoluções, mas é o monitor ou a própria placa de vídeo que cuidar de adaptar elas à tela, dependendo da forma que você escolheu para upscale.

Monitores CRT eram mais "simples", pois com um tubo de raios catódicos era possível criar basicamente qualquer resolução configurando corretamente a quantidade de raios que seriam atirados na tela, dava até pra fazer o monitor exibir resoluções maiores que a nativa. Os monitores LCD possuem uma quantidade de pixels definidas na tela, e para funcionar com resoluções diferentes é necessário adaptar essa imagem essa quantidade de pixels físicos do painel. Essas tecnologias naturalmente tendem a criar input lag, pois exige que a imagem passe por um pós-processamento para se adaptar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...