Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera. tenho um Ryzen 5 5600g o clock padrão dele é de 3,9, porém ele está chegando a 4,30ghz em jogos e em operações de desk top. Não fiz over clock. Minha pergunta é: é saudável para a CPU trabalhar nesse clock o tempo todo? Pode causar algum problema a longo prazo?

Captura de tela_20230215_204032.png

Postado

@Marcelo Maia Certamente não é saudável para seu bolso o CPU rodando no clock máximo, desperdiçando energia e gerando calor só pra renderizar uma aba do navegador 1nS mais rápido...

Mas isso é bem fácil de resolver, os drives da AMD costumam instalar um plano de energia que deixa o CPU no clock máximo o tempo todo, basta alterar o plano de energia para o equilibrado que o CPU deve voltar a baixar o clock e esfriar quando ocioso...

Não deve alterar muito a vida util do processador se você preferir manter ele sempre no clock máximo também, contanto que o cooler de conta, mas eu acho que tem mais desvantagens do que vantagens de deixar o CPU assim.

Postado

@F4b10 e o AMD Ryzen balanced? ele não seria melhor para os Ryzen? já q seria um plano customizado para os processadores Ryzen (não entendo mt do que o Ryzen balanced faz, usei mais porque ele ao meu ver tem cara de ser melhor que o plano de energia equilibrado)

Postado

@Mayan Matos Pra jogar e pegar o máximo de FPS possível esse plano da AMD é sim o melhor, mas vem com o custo de deixar o processador rodando no clock máximo direto, aumentando o consumo, o calor e ate mesmo a velocidade das ventoinhas e o pó no gabinete... vai da preferência mesmo.

Postado
Em 15/02/2023 às 20:41, Marcelo Maia disse:

tenho um Ryzen 5 5600g o clock padrão dele é de 3,9, porém ele está chegando a 4,30ghz em jogos e em operações de desk top. Não fiz over clock

Turbo boost é uma forma de trabalho padrão do processador, que é automático quando um jogo ou programa exige mais da peça. No geral é o que todo usuário deseja que aconteça.

Se você não mexeu em nada que mude ou force o clock, e este fica variando, não há problema algum usar deste modo.

Você só deve ficar atento se você mexeu em nada e o clock ficar no limite em tempo integral independente da tarefa executada. (que por vezes pode ser até erro de monitoramento de alguns programas)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...