Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo montar um pc mas não entendo muito e não sei se essa config está boa/vale o preço

Estou em dúvida principalmente no trio processador - placa-mãe - placa de vídeo, visando o maior custo-benefício possível, compatibilidade adequada das peças e tentando não passar de 4.5K no valor porque ainda preciso comprar um monitor.

AMD Ryzen 5 4600G

placa-mãe Biostar B550MX/E PRO

Gigabyte GeForce RTX 3060 Gaming OC

Memória DDR4 Geil Evo Potenza 16gb(2x8)

SSD Gamer Ninja Shuriken 1TB SATA III, 500MBs leitura, 400MBs gravação

Fonte Aerocool KCAS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Gabinete Gamer T-Dagger G25B, Mid Tower, RGB, Black, ATX,

Postado
5 horas atrás, Kaian Ruas disse:

AMD Ryzen 5 4600G

Troque por pelo menos um Ryzen 5 5500, ele custa um pouco mais e entrega um desempenho mais aceitável em jogos. E não faz sentido pegar APU para usar com placa de vídeo, esse 4600G tem versão sem vídeo integrado que é o 4500. O 4500/4600G ainda é um processador inferior a um Ryzen 5 3600 (apesar do nome 4000 parecer melhor que 3000), então não acho boa ideia para uma RTX 3060.

placa-mãe Biostar B550MX/E PRO

Placa-mãe Biostar é tipo chamar dor de cabeça, o barato pode sair caro. Se você quer economizar você pode ficar com uma A520 da ASUS ou Gigabyte. Nem o 4600G nem o 5500 vão conseguir aproveitar os diferenciais que uma B550 oferece, então é só jogar dinheiro fora.

Fonte Aerocool KCAS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Essa fonte não vale a pena, é fonte de entrada. E colocar com uma RTX 3060 é uma baita loucura. Pegue uma MSI MAG A550BN, está R$300 na Kabum e é muito melhor que essa aí.

SSD Gamer Ninja Shuriken 1TB SATA III, 500MBs leitura, 400MBs gravação

Eu não confio nesses SSDs genéricos. Eu recomendo você investir em algo minimamente confiável, não seria legal você perder os dados do seu computador por ter comprado um SSD de marca desconhecida.

SSDs SATA hj estão ainda inferiores do que eram antes por causa da maior popularidade dos SSDs NVMe, qualquer placa AM4 vai ter pelo menos um slot M.2 compatível com NVMe então não tem razão pra não comprar um.

Um Kingston NV2 1TB está saindo por menos de R$400 na Amazon, mais confiável e mais barato.

Gabinete Gamer T-Dagger G25B, Mid Tower, RGB, Black, ATX,

Esse gabinete parece muito fechado na frente pro meu gosto. Por mais que tenha algumas aberturas, não deve ser suficiente para manter boa temperatura. Tem muita gente que sofre com superaquecimento por causa de gabinete ruim.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB A minha principal dúvida tava na placa de vídeo pois até agora encontrei as seguintes opções: uma RTX 3050 8gb(1-click OC) na faixa dos 1.5k, uma RTX 2060 6gb na faixa dos 2k ou a RTX 3060 12gb também na faixa dos 2k. Porém estou tendo dificuldades para achar placas mãe com PCI-e 4.0(para a RTX 3050 ou RTX 3060), o que vai me possibilitar colocar o SSD NV2 e aproveitar melhor o desempenho das placas.

Então não sei o que está valendo mais a pena: Economizar na placa de vídeo e placa-mãe mas perdendo desempenho por se tratar de PCIe 3.0(RTX 3050, ASUS prime a520M-E e SSD NV2), ou gastar um pouco mais(1k~) e ter um desempenho superior tanto nas placas, processador e SSD(RTX 2060/3060, uns 0.5k mais caro do que a primeira opção e uma Gigabyte b550m, uns 0.3k mais caro do que a primeira opção)

-A minha primeira opção para processador é um Ryzen 5 5600 em ambas configurações possíveis, eu tinha colocado o Ryzen 5 3600 para tentar diminuir o valor final da config que eu postei antes que estava por 5k, o que fica difícil pois ainda preciso comprar um monitor(entre 0.5-1k)

6 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Troque por pelo menos um Ryzen 5 5500, ele custa um pouco mais e entrega um desempenho mais aceitável em jogos. E não faz sentido pegar APU para usar com placa de vídeo, esse 4600G tem versão sem vídeo integrado que é o 4500. O 4500/4600G ainda é um processador inferior a um Ryzen 5 3600 (apesar do nome 4000 parecer melhor que 3000), então não acho boa ideia para uma RTX 3060.

Placa-mãe Biostar é tipo chamar dor de cabeça, o barato pode sair caro. Se você quer economizar você pode ficar com uma A520 da ASUS ou Gigabyte. Nem o 4600G nem o 5500 vão conseguir aproveitar os diferenciais que uma B550 oferece, então é só jogar dinheiro fora.

Essa fonte não vale a pena, é fonte de entrada. E colocar com uma RTX 3060 é uma baita loucura. Pegue uma MSI MAG A550BN, está R$300 na Kabum e é muito melhor que essa aí.

Eu não confio nesses SSDs genéricos. Eu recomendo você investir em algo minimamente confiável, não seria legal você perder os dados do seu computador por ter comprado um SSD de marca desconhecida.

SSDs SATA hj estão ainda inferiores do que eram antes por causa da maior popularidade dos SSDs NVMe, qualquer placa AM4 vai ter pelo menos um slot M.2 compatível com NVMe então não tem razão pra não comprar um.

Um Kingston NV2 1TB está saindo por menos de R$400 na Amazon, mais confiável e mais barato.

Esse gabinete parece muito fechado na frente pro meu gosto. Por mais que tenha algumas aberturas, não deve ser suficiente para manter boa temperatura. Tem muita gente que sofre com superaquecimento por causa de gabinete ruim.

Postado
1 minuto atrás, Kaian Ruas disse:

Porém estou tendo dificuldades para achar placas mãe com PCI-e 4.0(para a RTX 3050 ou RTX 3060), o que vai me possibilitar colocar o SSD NV2 e aproveitar melhor o desempenho das placas.

Primeiro: nenhum desses processadores tem suporte para PCI-Express 4.0. Apenas o Ryzen 5 3600/3600X/5600/5600X tem suporta a 4.0, os outros Ryzen 5 são limitados a PCI-Express 3.0

Segundo: nem a RTX 3050 nem a RTX 3060 precisam de PCI-Express 4.0 para funcionar, elas funcionam perfeitamente em PCI-Express 3.0, a a RTX 3060 funcionaria bem até em 2.0 com impacto mínimo.

Não entendi a parte do SSD NVMe. O slot M.2 NVMe é indepentende do slot da placa de vídeo, mas a regra é a mesma para a versão do PCI-Express, se você não tiver um processador que dá suporte a PCI-Express 4.0, não vai adiantar comprar placa que suporta 4.0 porque ela vai rodar em 3.0 mesmo assim.

5 minutos atrás, Kaian Ruas disse:

Então não sei o que está valendo mais a pena: Economizar na placa de vídeo e placa-mãe mas perdendo desempenho por se tratar de PCIe 3.0(RTX 3050, ASUS prime a520M-E e SSD NV2), ou gastar um pouco mais(1k~) e ter um desempenho superior tanto nas placas, processador e SSD(RTX 2060/3060, uns 0.5k mais caro do que a primeira opção e uma Gigabyte b550m, uns 0.3k mais caro do que a primeira opção)

Leia o que eu disse acima.

5 minutos atrás, Kaian Ruas disse:

A minha primeira opção para processador é um Ryzen 5 5600 em ambas configurações possíveis, eu tinha colocado o Ryzen 5 3600 para tentar diminuir o valor final da config que eu postei antes que estava por 5k, o que fica difícil pois ainda preciso comprar um monitor(entre 0.5-1k)

Ryzen 5 3600 não está valendo tanto a pena, está custando o mesmo preço do Ryzen 5 5500 e é um pouco inferior em jogos. A única "vantagem" do 3600 frente ao 5500 é o suporte a PCI-Express 4.0 (**se a placa-mãe também tiver suporte**), mas isso não nada tão importante e não vale a pena deixar de lado outras coisas para investir em PCI-Express 4.0. Até agora nem SSD nem placa de vídeo PCI-Express 4.0 mostraram ganhos prárticos válidos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...