Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de placa de vídeo e sistema de refrigeração.


Posts recomendados

Olá, bom dia!

Tenho um computador relativamente bom, atende as minhas necessidades e me faz feliz, mas vejo que isso está com os dias contados e pretendo, até o final do ano, comprar uma placa de vídeo e trocar o sistema de refrigeração no gabinete (isso inclui trocar o cooler box do processador).

Minhas peças são as seguintes:
→ Processador : R5 3400G | Padrão, sem overclock nem nada;
→ Placa - mãe Gigabyte B450M DS3H V2 | Ainda não instalada, atualmente uso uma Gigabyte A320M S2H;
→ memória RAM : Asgard [não lembro o modelo] | Uso dual channel, 2x8 de 3200MHz (mas não uso os 3200, pois o processador não aguenta sem OC);
→ Fonte : Gammax GM500 | Veio como padrão, mas pelas avaliações na internet, é uma fonte boa;
→ Cooler : Padrão do processador [1];

Tendo o conjunto de peças em vista, junto com um orçamento de mais ou menos R$ 2,000.00, gostaria de recomendações para:
1) Placa de vídeo, tendo em vista que não pretendo trocar o processador antes de 2025;
2) [1] Cooler box para o processador;
3) Ventoinhas para o gabinete (6x);

Desde já, agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, lucasToledo disse:

→ Fonte : Gammax GM500 | Veio como padrão, mas pelas avaliações na internet, é uma fonte boa;

O problema das "avaliações da internet" é que nem sempre são precisas. A fonte é no máximo "usável", mas eu não usaria num PC com placa de vídeo, apenas GPU integrada (como no seu caso).

 

19 minutos atrás, lucasToledo disse:

Tendo o conjunto de peças em vista, junto com um orçamento de mais ou menos R$ 2,000.00, gostaria de recomendações para:
1) Placa de vídeo, tendo em vista que não pretendo trocar o processador antes de 2025;
2) [1] Cooler box para o processador;
3) Ventoinhas para o gabinete (6x);

Com R$2.000 você conseguirá colocar uma placa de vídeo decente no PC, mas tenho dois alertas:

 

1-Não é recomendável usar sua fonte, conforme o que eu disse acima.

2-Seu processador está um pouco defasado e vai ter dificuldade em rodar alguns jogos que placas de vídeo decentes normalmente rodariam quando combinadas com processadores melhores.

 

Troca de cooler para seu processador é desnecessário. E sobre seu gabinete, você ainda não disse o modelo. Se o gabinete não conseguir proporcionar um bom fluxo de ar entre a parte de interna e o ambiente, você pode encher de ventoinhas, colocar o water cooler mais caro no processador e ainda continuará tendo problemas de temperaturas (caso tenha esse tipo de problema).

 

Agora sugiro que você analise o que eu disse e decida o que vai querer fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Então, não citei o modelo porque não me lembro, e como já não tenho aquela notinha de quando comprei o pc (veio montado), não vou conseguir falar. Entretanto, creio eu que o gabinete em si não tenha um fluxo tão bom assim, porque ele tem um painel frontal de vidro, não com aqueles furinhos e uma redinha para segurar poeira, sabe? Tipo, para mim não faz sentido isso, como que passa ar pelo vidro gente.

Sobre as peças, tem algumas recomendações? Tanto sobre fonte, como processador e placa de vídeo...
Se puder indicar a melhor ordem de troca de peças, agradeço. O orçamento segue o mesmo 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasToledo Bom dia amigo, seja bem vindo ao Clube do Hardware!!

 

Inicialmente eu gostaria de perguntar se o pagamento das peças será de forma parcelada ou à vista...

Quanto as suas perguntas...vamos lá

 

1^ - Placa de Vídeo: Como não vai ser comprada imediatamente, recomendo que aguarde por uma boa promoção...modelos como a RTX 3050 --> https://www.terabyteshop.com.br/produto/21287/placa-de-vídeo-galax-GeForce-RTX-3050-1-click-oc-v2-lhr-8gb-gddr6-dlss-ray-tracing-35nsl8md5ybp?gclid=EAIaIQobChMIgLDMwNaw_QIVFNWRCh1PLgQ4EAQYASABEgLCjPD_BwE

 

Outras opções mais baratinhas, é a 1660 Super, que ainda aguenta bem vários jogos em Full HD com uma boa taxa de FPS

1660 Super --> https://www.kabum.com.br/produto/110396/placa-de-vídeo-GTX-1660-super-twin-fan-zotac-gaming-nvidia-GeForce-6-gb-gddr6-zt-t16620f-10l?gclid=EAIaIQobChMIpaHtidew_QIVk0FIAB0m0AKkEAQYASABEgJFyPD_BwE

 

2^ - Cooler para Processador : Recomendo este aqui, é uma opção mais acessível com bons resultados na prática

Gammaxx 400 v2 --> https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-led-vermelho-dp-mch4-gmx400v2-rd?gclid=EAIaIQobChMI0JmlxdWw_QIVCjaRCh1U8AzuEAQYAiABEgI-LfD_BwE 

 

3^ - Kit de Ventoinhas: Este vai variar de acordo com algumas especificações 

- Se a ventoinha é de 120mm ou de 140mm

- Se deseja com RGB ou sem (Destaque para os tipos de RGB, algumas ventoinhas permitem a customização, deixando um efeito bem mais legal, entretanto, essas são consideravelmente mais caras)

- CFM (quanto maior, mais ar passa pela ventoinha basicamente)

 

Então fica algo um tanto pessoal...se quiser, escolha algumas opções e volte nesse tópico

 

Espero ter ajudado 🙂🥰  

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, lucasToledo disse:

ele tem um painel frontal de vidro, não com aqueles furinhos e uma redinha para segurar poeira, sabe? Tipo, para mim não faz sentido isso, como que passa ar pelo vidro gente.

Exatamente, esse tipo de gabinete não faz sentido nenhum pra refrigeração, tem apenas estética. O problema do mercado "gamer" é que temos muito isso, muitas peças priorizando estética e deixando qualidade de lado. E tem diversos relatos aqui no fórum de pessoas com superaquecimento ao utilizar esse tipo de gabinete.

 

6 minutos atrás, lucasToledo disse:

Sobre as peças, tem algumas recomendações? Tanto sobre fonte, como processador e placa de vídeo...

Se puder indicar a melhor ordem de troca de peças, agradeço. O orçamento segue o mesmo 😅

Infelizmente com seu orçamento não vai dar pra comprar tudo, mas você não precisa se preocupar, o processador você pode deixar para pegar mais pra frente, usar com seu atual não será o fim do mundo, só precisará saber fazer algumas concessões em alguns jogos. Por enquanto comece com isso:

 

GeForce GTX 1660 Super ZOTAC Twin Fan - R$1.300

Fonte MSI MAG A550BN - R$300

Gabinete Montech x3 Mesh c/ 6 ventoinhas RGB inclusas - R$270

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Hmmm, entendi. Então eu não vou ter tantos problemas, visto que, por enquanto, só jogo Overwatch 2, Minecraft e Warframe, certo?

Além disso, há alguma necessidade de fazer alteração na placa-mãe, visto que por algum motivo o meu técnico não está conseguindo instalar ela. Tipo, ele disse alguma coisa sobre não ter BIOS atualizada para o processador, não entendi muito bem, porque vi uma tonelada de gente fazendo até OC com esse combo. Sabe me dizer algo sobre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasToledo , bom dia.

 

Com sua placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2 e seu kit de memória RAM Asgard 2*8GB 3200MHz (16GB), recomendo os seguintes componentes para você montar um bom equipamento:

Processador: Ryzen 5 5600 (R$ 645,25) https://pt.aliexpress.com/item/1005004667347954.html
Cooler: Cooler para Processador DeepCool Gammaxx AG400 (R$ 117,90) https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-led-vermelho-dp-mch4-gmx400v2-rd?gclid=EAIaIQobChMI0JmlxdWw_QIVCjaRCh1U8AzuEAQYAiABEgI-LfD_BwE
Placa de vídeo: RTX 2060 Super 8GB (R$ 1.088,35) https://pt.aliexpress.com/item/1005004845625025
Fonte: Fonte MSI MAG A550BN, ATX, 550W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo (R$ 299,99) https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0
Gabinete: Gamer Montech X2 MESH, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans RGB (R$ 269,90) https://www.terabyteshop.com.br/produto/18479/gabinete-gamer-montech-x2-mesh-mid-tower-vidro-temperado-black-atx-sem-fonte-com-3-fans-RGB

 

Como os colegas citaram anteriormente, um gabinete com um bom fluxo de ar faz muita diferença na refrigeração do seu equipamento, incluindo a temperatura do processador e da placa de vídeo.

A fonte, embora você já possua uma, seria interessante optar por uma 550W Plus Gold com o PFC ativo.

 

Nesse tópico você não informou se possui um HD tradicional ou um SSD.

Sua placa-mãe suporta:

- 1 x M.2 Socket PCIe Gen3x4 (32GB/s)
- 4 x SATA III (6GB/s)

 

Seguem algumas opções de SSD SATA:

SSD SATA III: Kingspec 256 GB (R$ 91,88) https://pt.aliexpress.com/item/1005001813033482.html
SSD SATA III: Kingspec 512 GB (R$ 142,11) https://pt.aliexpress.com/item/1005001813033482.html
SSD SATA III: Kingspec 1 TB (R$ 258,28) https://pt.aliexpress.com/item/1005001813033482.html

 

Espero ter ajudado.

Abraço,

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, lucasToledo disse:

Tipo, ele disse alguma coisa sobre não ter BIOS atualizada para o processador,

está bem louco esse teu tecnico rsrsrs 

Caso tu fosse subir par um Ryzen 5000 por exemplo, dependendo da versão do processador então sim você terá que atualizar sua BIOS[isso é algo bem razoavelmente fácil de se fazer] para ter o suporte ao processador..  

Chipset B450 conta com suporte nativo para os Ryzen 3000..  não entendo essa doidera do tecnico...  

Provavelmente ele já quer adiantar o passo pra quando tu for subir o processador... mas não é algo que precisa fazer agora, e você mesmo pode fazer isso quando chegar a hora.

 

Todavia entretanto, é claro se você decidir trocar o CPU agora, seria bom já deixar essa parte feita..

Mas como já citado aqui no topico não é um item obrigatório de se trocar no momento, dando prioridade para GPU-Fonte-Gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, lucasToledo disse:

@GuilhermeGB Hmmm, entendi. Então eu não vou ter tantos problemas, visto que, por enquanto, só jogo Overwatch 2, Minecraft e Warframe, certo?

Esses jogos não são tão pesados para o processador, você conseguirá ter uma desempenho legal, a menos que você seja "tarado" por FPS, ele não vai te entregar uma taxa absurda, pra isso você precisará de um processador mais novo, tipo um Ryzen 5 5600.

 

13 minutos atrás, lucasToledo disse:

Além disso, há alguma necessidade de fazer alteração na placa-mãe, visto que por algum motivo o meu técnico não está conseguindo instalar ela. Tipo, ele disse alguma coisa sobre não ter BIOS atualizada para o processador, não entendi muito bem, porque vi uma tonelada de gente fazendo até OC com esse combo. Sabe me dizer algo sobre?

Para usar um processador recente, tipo um Ryzen 5000, a BIOS terá que ser atualizada para ter compatibilidade. Você conseguiria fazer overclock com esse processador, mas processadores Ryzen trabalham com pouca margem para OC. Geralmente você quebra a cabeça para ganhar 5% de desempenho na prática a custo de uma temperatura muito mais alta do que em stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!