Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, primeiramente segue as informações do meu computador:

Processador: Ryzen 5 5600G

placa-mãe: ASUS tuf b450m pro s

RAM: 2x8 Asgard Loki W2

M.2: Netac 3000 512Gb
Fonte: Gigabyte GP-P450B

O que acontece é o seguinte, eu utilizava programas para controlar o RGB da memória RAM, já cheguei a utilizar o da própria ASUS, o armory crate, já utilizei software de terceiros como o auroraRGB e até mesmo o OpenRGB e reparei que sempre que eu utilizava esses programas com efeitos que não fossem estáticos, por exemplo efeitos que o programa sempre mandava para a memória novas informações, como por exemplo efeito de rainbow ou efeito de sincronizar com a música, eu notei que sempre quando eu utilizava algum desses efeitos o computador em algum momento desligava do nada e só ligava novamente caso eu removesse a fonte da tomada e colocasse novamente. Ao perceber que poderia ser algum problema com o RGB ou com a própria memória RAM em si, eu parei de usar esses programas de controlar o RGB.

Porém o que estou notando agora é que hoje mesmo quando fui ligar o computador, da primeira vez ele chegou a iniciar, abriu o windows quando tava abrindo os programas ele desligou do nada e novamente eu tive que desligar a fonte e ligar novamente
após isso sempre que ele saia da tela de boot, ele informava que o windows não foi desligado corretamente, e ia para a tela de reparo automático, chegando lá ele informava que não havia detectado nenhum erro, e novamente dava a opção de reiniciar para iniciar corretamente, mas sempre que ele reinciava ele passava da tela de boot onde aparece para apertar f2 e sem seguida ele desligava novamente tendo que retirar a fonte da tomada e colocando dnv, sempre que ia para a tela de inicialização ele acontecia a mesmo coisa, antes mesmo de chegar a iniciar o windows, antes de iniciar qualquer programa do windows

Algumas observações, achei que era o M.2 que pudesse estar ruim por algum motivo mas agora que o computador finalmente iniciou, fiz o teste do m2 pelo crystaldiskmark e ele bateu todas as medidas padrões, então acho que posso descartar ele.

Também estava duvidando da fonte, porém apesar de ser uma marca boa e de ter "potência" sobrando, acontece que quando eu entrei na BIOS e fiquei por lá muito tempo, ele não desligou nenhuma vez, a mesma coisa quando coloquei um pendrive com a iso do windows e deixei lá por muito tempo ele também não desligou

Estava achando que o windows poderia estar corrompido, mas não sei se isso faz com que o computador ligue novamente apenas se eu desligar e ligar a fonte.

Não sei se pode fazer sentido o que falei sobre o RGB da memória, o mesmo acontecia quando tentei aumentar os MHz de 3200 para qualquer outro valor acima disso.
Acontece que eu já não sei se esses problemas está acontecendo por causa da memória, não sei se memória com "defeito" faz com que eu  tenha que desligar a fonte e ligar novamente para ele ligar de fato

Outra observação é que isso não acontece sempre, hoje aconteceu isso uma 4 vezes seguidas, porém sempre ele ligou normalmente, tanto que achei que o problema era realmente o software de controlar o RGB
mas não faz sentido agora, já que as vezes que o pc desligou foi antes mesmo de concluir a inicialização do windows.
A questão é, o que pode ser? todas as peças do meu computador tem exatamente 4 meses

Para finalizar, agora que não estou utilizando software de controlar o RGB da memória, quando eu ligo o pc que ele inicia o windows normalmente ele não desliga mais em nenhum momento, posso passar o dia todo jogando e exigindo o máximo que isso não ocorre.
Desde já agradeço pela atenção e aguardo respostas :D

Postado
35 minutos atrás, AndersonPGS disse:

Também estava duvidando da fonte, porém apesar de ser uma marca boa e de ter "potência" sobrando, acontece que quando eu entrei na BIOS e fiquei por lá muito tempo, ele não desligou nenhuma vez, a mesma coisa quando coloquei um pendrive com a iso do windows e deixei lá por muito tempo ele também não desligou

A marca pode até ser boa, mas esse modelo de fonte da Gigabyte é ruim.

Review PSU Gigabyte P550B

Recomendo que troque ela por uma MSI MAG A550BN que tem um projeto mais moderno e atual.

Postado
3 minutos atrás, Tiberio disse:

A marca pode até ser boa, mas esse modelo de fonte da Gigabyte é ruim.

Review PSU Gigabyte P550B

Recomendo que troque ela por uma MSI MAG A550BN que tem um projeto mais moderno e atual.

Certo, mas faria sentido tudo isso ser problema de fonte? já que o problema acontece quando o computador tava no momento de inicialização, e quando eu estou jogando ou processando algo pesado nunca acontece isso

Postado
12 minutos atrás, AndersonPGS disse:

Certo, mas faria sentido tudo isso ser problema de fonte? já que o problema acontece quando o computador tava no momento de inicialização, e quando eu estou jogando ou processando algo pesado nunca acontece isso

Teste com outra fonte para ter certeza se o problema é ela mesmo, verifique também se as memórias RAM estão configuradas corretamente na BIOS.

Você já tentou formatar o PC para ver se resolve?

Postado
Em 26/02/2023 às 13:14, Tiberio disse:

Teste com outra fonte para ter certeza se o problema é ela mesmo, verifique também se as memórias RAM estão configuradas corretamente na BIOS.

Você já tentou formatar o PC para ver se resolve?

Sobre as memórias eu só ativei o xmp por padrão para rodar a 3200 e não fiz mais nada, sobre o windows acabei de formatar e aconteceu a mesma coisa, até a BIOS eu atualizei ontem para ver se resolvia, então também não é configuração de BIOS pois voltou tudo de fábrica e ainda assim ele desligou do nada.

Outra atualização, agora que atualizei a BIOS, a configuração resetou, então o RGB da placa-mãe voltou a acender quando o pc está desligado (anteriormente eu havia desligado essa opção), acontece que quando o pc desliga do nada, o RGB da placa-mãe permanece aceso, isso significa que a fonte não desarmou? eu achava que ela estava desarmando já que eu preciso desligar a fonte e ligar dnv para o computador ligar novamente.

Postado
20 minutos atrás, AndersonPGS disse:

acontece que quando o pc desliga do nada, o RGB da placa-mãe permanece aceso, isso significa que a fonte não desarmou?

ela não vai parar de mandar corrente, afinal nesse momento ainda está com botão ligado alimentando a MB. Mesmo que ela ocasione o desligamento não vai impedir que continue[volte] com as correntes normais.

Primeiro passo é isolar o problema, Teste com outra fonte e veja o comportamento.   

Se mesmo com outra fonte continuar, então precisa testar os demais como Memórias e MB.  

*Mesmo que aconteça o mesmo com outra fonte, isso não descarta o fato que o modelo atual não é bom. E o recomendado é substitui-la pela que o amigo citou. 

-Teste as memórias separadamente pra ver se continua apresentando o mesmo comportamento. 

*RGB é igual carro diesel pra quem ganha pouco, tudo bonito até começar a incomodar.. aí fica bom. 

Em 26/02/2023 às 12:59, AndersonPGS disse:

e quando eu estou jogando ou processando algo pesado nunca acontece isso

A melhor eficiência das fontes fica na casa dos 60/70% da carga.   Falhas catastróficas podem ocorrer acima ou abaixo disso.  As fontes de baixa qualidade estão sujeitas a este acaso em qualquer % de carga.

Postado
9 minutos atrás, Alex Weiss disse:

ela não vai parar de mandar corrente, afinal nesse momento ainda está com botão ligado alimentando a MB. Mesmo que ela ocasione o desligamento não vai impedir que continue[volte] com as correntes normais.

Primeiro passo é isolar o problema, Teste com outra fonte e veja o comportamento.   

Se mesmo com outra fonte continuar, então precisa testar os demais como Memórias e MB.  

*Mesmo que aconteça o mesmo com outra fonte, isso não descarta o fato que o modelo atual não é bom. E o recomendado é substitui-la pela que o amigo citou. 

-Teste as memórias separadamente pra ver se continua apresentando o mesmo comportamento. 

*RGB é igual carro diesel pra quem ganha pouco, tudo bonito até começar a incomodar.. aí fica bom. 

Certo, infelizmente eu não tenho outra fonte para testar, eu acabei de acionar a garantia da fonte para saber o que eles dizem sobre isso.

No momento eu tirei o adaptador do monitor secundário, estou usando apenas um monitor no momento.
Se acontecer novamente eu irei testar as memórias, tirando um pente de memória, se acontecer eu tiro outro, depois até as portas usb eu irei tirar da placa-mãe até tentar descobrir o problema, infelizmente não tenho memória nova para testar, nem mesmo fonte ou placa-mãe
Mas vou fazendo o possível para tentar descobrir o que possa ser.

O problema é que isso acontece "quando ele quer" então eu tenho que usar até ele acontecer novamente, coisa que eu nem sei quando vai acontecer haha
Mas vou testando peça por peça até tentar achar o problema.
Volto em breve com novidades, espero que boas.

• Curtir 1
Postado
Em 27/02/2023 às 13:54, Alex Weiss disse:

Atualizações, acho que cheguei no problema final, minha b450 pro s tem duas saídas de vídeo (Uma displayport e outra HDMI), e eu possuo dois monitores ambos VGA

Então comprei dois adaptadores para utilizar em ambos os monitores, sendo um adaptador displayport para usar no monitor principall e outro adaptador VGA para o monitor secundário.
Como na tela de boot ele nunca ligava o monitor secundário, apenas o principal, e logo quando ele saia da tela de boot que ele ligaria o secundário, e nesse momento que estava acontecendo do computador desligar, então resolvi retirar o monitor secundário no qual eu usava o adaptador VGA e deixar apenas o principal ligado, utilizei por dois dias com apenas um monitor para testar e não desligou nenhuma vez.

Logo achei que o problema poderia ser o adaptador, então fui atrás de outro, um que aparentava ser melhor e mais novo, porém aconteceu a mesma coisa com o adaptador novo
então resolvi ligar apenas o monitor secundário com esse adaptador, deixando o principal desligado, pois achei também que o filtro de linha poderia estar com problema ao ligar ambos os monitores, enfim, desligou também.

Em seguida tentei ligar o monitor principal pelo adaptador, pois achei que poderia ser o cabo do monitor secundário ou até mesmo o próprio monitor, mas aconteceu que também desligou no monitor principal quando coloquei ele no adaptador HDMI.
Logo, já que eu troquei os monitores, os adaptadores, os cabos consequentemente, e sempre que ligava algo no HDMI o computador desligava do nada, eu imagino que o HDMI da placa-mãe (COM APENAS 4 MESES DE USO) deu problema e por isso está gerando um curto ou algo do tipo quando conecto algo nela.

Não sei se alguém terá uma dica para solucionar esse problema, ainda assim irei aguardar. Grato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...