Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa estou querendo comprar 3 fans da aigo pwm e argb para substituir os meus molex que são barulhentos.

Conectando eles no 4 pinos 12v vai dar pra controlar a velocidade deles??

porque na minha BIOS só aparece a opção para controlar o do cpu_fan e cha_fan1 e cha_fan2

• Membro VIP
Postado

Você vai precisar conectar eles em uma controladora de fans. Essa controladora vai ligar na fonte e em um conector 4 pinos 12v na placa-mãe. Precisa ver no 

2 minutos atrás, willian018 disse:

cha_fan1 e cha_fan2

se algum é 4pin 12V.

Cpu_fan é onde fica ligado o cooler box.

• Membro VIP
Postado

@willian018 Eles possuem a pinagem real da placa-mãe (chassis fan) ou foram feitos para serem utilizados juntos com um controlador?
Eu tenho alguns fans da AIGO e teria que fazer uma gambiarra tremenda para plugá-los diretamente na placa e ainda controlar seus leds, pois eles são RGB e não ARGB, se atente a isto. Como não falou nem o modelo dos fans e nem da placa-mãe fica difícil ajudar.

Postado

Pode ligar até 3 fans usando um cabo splitter (divisor) no conector CHA_FAN 1 ou CHA_FAN2, assim terá controle sobre o PWM via BIOS - se lá tiver a opção de curva de fans.

Já se quiser o frufru do ARGB nos fans precisa comprar uma controladora ARGB externa, e nesse caso ligue tudo nela, pois esta placa-mãe não  ARGB de fans.

Postado

@Phoenyx  os fans sao Aigo DarkFlash Ar 12 pro, e a placa-mãe é ASUS h510m-a

@1lokos  então mas esses fans são possíveis de eu ligar no cha_fan ou somente no 4 pinos 12v, porque eu quero poder controlar eles e realizar a curva de fans, assim como estou fazendo no meu fan do cpu cooler...enquanto ao ARGB a minha placa ainda tem outra entrada ARGB 3 pinos 5v, e esses fans da pra conectar em série

@Pedroou  então mano eu não queria controladora, queria direto na placa-mãe pra eu sincronizar todo o argb das minhas memórias,fan do cpu cooler via ASUS aura sync.
E a respeito da velocidade eu quero fazer a curva de fans, onde a velocidade se ajusta sozinha de acordo com a temperatura...dai minha dúvida é se esses fans eu vou conseguir controlar a velocidade

• Membro VIP
Postado

@willian018 Não, o que você tem é um controlador apenas dos leds e não dos fans.

Tenho os mesmos dark flash pro, e se não mudaram o layout, não servem. Olhe o conector e veja se é igual ao do seu cooler PWM, 4 pinos, branco. Do contrário compre a controladora, tem um kit que vem incluso (3 fans + controladora, ela aguenta mais dois fans se não me falhe a memória, totalizando 5), lá você pode setar para 5v ou 12v na rotação dos fans, além do acesso ao RGB, tudo por controle remoto ou no aparelho pela parte interna do gabinete.

• Solução
Postado
11 horas atrás, willian018 disse:

@Phoenyx  O fan do meu cpu cooler diz ser PWM mas conectei ele dboa no CPU_FAN, esses da aigo são PWM também, dai sera q n da pra por nos cha_fa?

O conector CPU_FAN é para ligar air cooler (CPU cooler) e bomba de WC, então esta ligado correto.

Os conectores CHA_FAN1 e CHA_FAN2 é que são para ligar fans (ventoinhas) do gabinete.

Se os fans AIGO são com conectores PWM - 4 pinos,* ligando nos conectores CHA_FAN - até 3 por conector é OK, não vai superar a corrente do conector, vão funcionar da mesma forma que o CPU cooler ligado no conector CPU_FAN funciona, permitindo controle da rotação via BIOS pelo Fan Xpert 2+.

E como a placa-mãe tem dois conectores Aura, se os fans tem cabos independentes para os LEDs ligue neles, não precisará de controladora.

Como você tem 3 fans e 2 conectores - de cada tipo; vai precisar de cabos splitter, ex. 3 ou 4 em 1, com cada tipo de conector - PWM e ARGB 5v (3 pinos com uma falha no meio).

*Tem fan da Aigo que tem um conector proprietário de 6 pinos, para ligar nas controladoras da marca.

Postado

@1lokos beleza,ja deu minha resposta, queria só ter certeza se vou conseguir ligar elas no cha_fan e controlar todas via a BIOS, e a respeito do número de conectores é dboa porque os fans tem como ligar em série o ARGB e a Fan em si, muito obrigado galera.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...