Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tenho uma Fan traseira de 120mm da AKASA, ela tem mais de 10 anos de uso, com LEDs Azuis, fui ligar o computador hoje, mas esses LEDS não ligaram, parece que queimaram, mas a ventoinha está funcionando normalmente e na velocidade de 1700 RPM. Posso continuar utilizando essa FAN sem problemas de dar defeito na minha placa-mãe?

Não senti nenhum cheiro de queimado.

1700 RPM é a velocidade normal dessa ventoinha.

Não sei o modelo, mas é de acrílico transparente ventoinha e no suporte.

É bem parecida com essa da foto, mas de cor transparente meio azulada.

image.png.155934e0091db85bc79170ed76f3bdda.png

• Membro VIP
Postado

Você pode tentar descobrir qual é o fio de led e simplesmente tirar ele. Ela está conectada diretamente na placa-mãe?

Não causa dano, deve ter queimado por conta do tempo de uso, já são 10 anos...

• Membro VIP
Postado

@Pedroou

5 minutos atrás, Pedroou disse:

Você pode tentar descobrir qual é o fio de led e simplesmente tirar ele. Ela está conectada diretamente na placa-mãe?

Não causa dano, deve ter queimado por conta do tempo de uso, já são 10 anos...

Sim, está conectado na entrada AUX_FAN da placa-mãe, se não me engano são 3 pinos. 

• Membro VIP
Postado

@Pedroou

15 minutos atrás, Pedroou disse:

Se descobrir qual fio alimenta o led, pode tirar ele. Mas deixar assim não será um problema.

Não te entendi, é realmente necessário eu cortar o fio que alimenta LED? Porque não sei qual deles é e você recomenda isso pra todo mundo? Tem que cortar mesmo? Porque?

• Membro VIP
Postado

Não precisa cortar, é só pra não ficar passando corrente onde não precisa.

41 minutos atrás, knraf2 disse:

e você recomenda isso pra todo mundo?

Até hoje não tinha visto um post similar ao seu, apenas em parte dos leds queimando, e como eram novos recomendei tentar troca.

É a mesma ideia de deixar o carregador na tomada sem estar usando, ele fica passando uma corrente mínima, mas não estraga.

Postado
3 horas atrás, Pedroou disse:

Você pode tentar descobrir qual é o fio de led e simplesmente tirar ele. 

Citação

Não te entendi, é realmente necessário eu cortar o fio que alimenta LED?

Não tem fio exclusivo para o LED nestes modelos de fan com LED de cor fixa, o LED é ligado pelos mesmos fio ( + e -) que alimenta o motor do fan, ou o LED queimou (afinal era "velhinho) ou o resistor limitador de corrente para o LED queimou.

Pela foto (do fan verde) da para ver que o cabo só tem 3 fios - preto, amarelo, vermelho, correspondentes a negativo, +12V,  sensor de RPM do fan. Não corte nada, e nem precisa fazer nada.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...