Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de placa-mãe na minha configuração vale a pena?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Boa noite, amigos!

 

Gostaria de saber se, caso trocasse a placa-mãe nesse setup por uma mais recente, teria um melhora geral significativa. Se a resposta for positiva, qual placa-mãe indicam. Segue o setup

 

  • memória 2x8 2400
  • Ryzen 5600
  • GTX 3060 Ti 8gb
  • placa-mãe Gigabyte GA-a320m s2h.
  • Fonte corsair 750
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, gutopereira disse:

voce pode fazer overclock nas suas memórias para em torno de 2800-3000Mhz, depois é só testar a estabilidade. Se der certo, nem precisa gastar com memórias novas.

Mesmo que funcione a 3000MHz os timings vão ser muito elevados, fazendo ter o mesmo desempenho que tinha em 2400MHz. Memórias atuais geralmente são CL16 3200MHz ou CL18 3600MHz que são timings e velocidades essenciais pra Ryzen

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Goner disse:

Mesmo que funcione a 3000MHz os timings vão ser muito elevados, fazendo ter o mesmo desempenho que tinha em 2400MHz. Memórias atuais geralmente são CL16 3200MHz ou CL18 3600MHz que são timings e velocidades essenciais pra Ryzen

Testar é de graça...
Eu acho que já vi testes no youtube mostrando que subir o clock das memórias é mais importante que os timings, de qualquer forma o ganho será de 2 ou 3 FPS. Acho que o OP tem de pensar se ele esta disposto a gastar 500 reais para ganhar 2-3 FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando todas as sugestões, fiquei com a seguinte dúvida: atualmente tenho memórias 2x8 2400, vi no site do fabricante da minha placa-mãe que ela suporta memórias até 3200. Considerando esse cenário, qual seria o melhor upgrade de memórias custo-benefício que eu poderia fazer, 2x8 ou 2x16 e qual frequência devo priorizar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, gutopereira disse:

Testar é de graça...
Eu acho que já vi testes no youtube mostrando que subir o clock das memórias é mais importante que os timings, de qualquer forma o ganho será de 2 ou 3 FPS. Acho que o OP tem de pensar se ele esta disposto a gastar 500 reais para ganhar 2-3 FPS.

16gb 3200mhz sai por pouco mais de 300 reais.

1 minuto atrás, LuckNobody disse:

Considerando todas as sugestões, fiquei com a seguinte dúvida: atualmente tenho memórias 2x8 2400, vi no site do fabricante da minha placa-mãe que ela suporta memórias até 3200. Considerando esse cenário, qual seria o melhor upgrade de memórias custo-benefício que eu poderia fazer, 2x8 ou 2x16 e qual frequência devo priorizar? 

recomendo pegar 2x16 se tiver condições, vai ser mais duradouro. 3200MHz CL16 é o ideal

https://pt.aliexpress.com/item/1005004779588588.html?

2X16GB 3200MHz CL18 por 300 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, LuckNobody disse:

Será que o ganho que vou ter em FPS's, considerando que jogo em 1080P, compensa esse custo? Se sim, quanto estima que será esse ganho trocando por 2x16 3200?

Se compensa ou não depende de você e da sua disponibilidade de grana.

 

O ganho de FPS vai depender do jogo, por exemplo um Cyberpunk que você roda a 60 FPS eu acredito que você ganhará uns 3-4 FPS. Já num CS que você roda a 200 FPS acho que você ganha 8-9 FPS...

 

No youtube tem vários vídeos comparando isso, tem setup onde o ganho é maior e outros onde o ganho é menor.

Nesse vídeo aqui o setup utilizado é praticamente o mesmo que o seu, um Ryzen 5600x com uma RTX 3060ti

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!