Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sou leiga no assunto e gostaria de tirar umas dúvidas.

Vou fazer um upgrade de placa de vídeo, estou pensando em comprar uma GTX 1660 Super.
Minha fonte atual é Dell 460W (D460AM-02). Ela não possui conector de 8 pinos, nem 6+2 pinos, apenas 6 pinos. A placa de vídeo vai precisar 8 pinos.

Me falaram que eu posso usar um adaptador Molex para 8 pinos (ou SATA para 8 pinos). Tem também adaptadores 6 pinos para 8 pinos.

Isso daria certo? Pelo que entendi cada cabo entrega um valor diferente de W, o cabo Molex entrega menos energia do que um cabo de PCI-e 8 pinos por exemplo. O adaptador corrige isso e faz o cabo entregar mais ou o adaptador fica limitado aos Watts do cabo original? Resumindo, o adaptador vai conseguir alimentar a placa de vídeo corretamente?

Mais uma dúvida, sobre essa fonte... Ela possui 3 linhas +12V, sendo a melhor delas 18A. Não entendo muito bem como funcionam essas fontes de linhas múltiplas, a placa de vídeo será alimentada por apenas 1 linha +12V ou as 3 linhas combinadas? As 3 linhas combinadas entregam 385W. O meu processador + placa de vídeo consomem em torno de 209W então acho que nesse caso essa fonte seria suficiente. Mas se for apenas 1 linha +12V alimentando a placa de vídeo, tem como eu saber qual linha está alimentando ela? Porque tem uma linha +12V que só possui 8A, nesse caso não seria suficiente para a placa de vídeo, mas imagino que seja a linha de maior corrente alimentando ela. Só que se eu usar adaptador Molex para 8 pinos talvez seja a linha 8A alimentando os Molex.

Postado

Depende do projeto da fonte, muitas fontes (provavelmente a maioria delas) apesar de dizerem que tem mais de uma linha de +12v, tem apenas uma, pois os fios amarelos (+12v) estão todos soldados no mesmo barramento dentro da fonte (talvez possa ter alguma limitação de corrente nas trilhas da PCB da fonte, em alguns casos).

Não vejo problema em usar adaptadores, eu tive uma placa de vídeo que consumia 175W e ela veio de fábrica com um adaptador desses com 2 conectores molex fêmea pra ligar nos cabos molex 4-pinos da fonte, apesar de eu nunca ter usado porque minha fonte já tinha os conectores PCI-E nativos. Apenas evite ligar as duas pontas do adaptador no mesmo chicote, ligue em chicotes diferentes se for possível. Um cabo de 0,5mm² (20 AWG) com isolação em PVC 70ºC consegue conduzir até 9 Amperes de corrente (108 Watts em 12 volts), existem cabos que a capa de isolação pode trabalhar até 80 ou até mesmo 90ºC e aí a capacidade de condução do cabo é ainda maior!! Os adaptadores que vieram na minha GPU antiga são 80ºC, AWG 18 (0,8mm²), acabei de olhar aqui, só para curiosidade mesmo.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Catexia disse:

Minha fonte atual é Dell 460W (D460AM-02).

Seria interessante postar uma foto da "chapinha"(é onde estão as indicações das várias linhas, de 12VDC, 5VDC e3,3VDC e amperagens ).

Como a 1660 tem 125 W TDP, a princípio não tem problema e também não tem problema usar um "molex" para converter a pinagem, desde que seja de boa qualidade, já usei molex 2X 6pin para 1X8pin em uma RX580, só que era original do fabricante.

A única ressalva é se o gabinete é da Dell, tem que ver se não vai ter problema com a refrigeração da VGA e tb da CPU.

Poste uma foto do gabinete e examine se dá para colocar FAN's adicionais.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, marclbr disse:

Depende do projeto da fonte, muitas fontes (provavelmente a maioria delas) apesar de dizerem que tem mais de uma linha de +12v, tem apenas uma, pois os fios amarelos (+12v) estão todos soldados no mesmo barramento dentro da fonte (talvez possa ter alguma limitação de corrente nas trilhas da PCB da fonte, em alguns casos).

Não vejo problema em usar adaptadores, eu tive uma placa de vídeo que consumia 175W e ela veio de fábrica com um adaptador desses com 2 conectores molex fêmea pra ligar nos cabos molex 4-pinos da fonte, apesar de eu nunca ter usado porque minha fonte já tinha os conectores PCI-E nativos. Apenas evite ligar as duas pontas do adaptador no mesmo chicote, ligue em chicotes diferentes se for possível. Um cabo de 0,5mm² (20 AWG) com isolação em PVC 70ºC consegue conduzir até 9 Amperes de corrente (108 Watts em 12 volts), existem cabos que a capa de isolação pode trabalhar até 80 ou até mesmo 90ºC e aí a capacidade de condução do cabo é ainda maior!! Os adaptadores que vieram na minha GPU antiga são 80ºC, AWG 18 (0,8mm²), acabei de olhar aqui, só para curiosidade mesmo.

Obrigada pela informação! Notei que existem adaptadores com 2 entradas fêmea e adaptadores mais baratos com apenas 1 entrada fêmea. O de 1 entrada seria suficiente ou é melhor pegar o de 2 entradas? O de 2 entradas entrega mais energia para a placa de vídeo?

10 minutos atrás, PedraX disse:

Seria interessante postar uma foto da "chapinha"(é onde estão as indicações das várias linhas, de 12VDC, 5VDC e3,3VDC e amperagens ).

Como a 1660 tem 125 W TDP, a princípio não tem problema e também não tem problema usar um "molex" para converter a pinagem, desde que seja de boa qualidade, já usei molex 2X 6pin para 1X8pin em uma RX580, só que era original do fabricante.

A única ressalva é se o gabinete é da Dell, tem que ver se não vai ter problema com a refrigeração da VGA e tb da CPU.

Poste uma foto do gabinete e examine se dá para colocar FAN's adicionais.

Adicionei fotos. O gabinete é pequeno mas acho que está bem refrigerado, a temperatura do processador normalmente fica em torno de 45°C. Acho que não tem como colocar mais fans.

Fonte.jpg

PC.jpg

Temperaturas.png

Postado
3 horas atrás, Catexia disse:

Obrigada pela informação! Notei que existem adaptadores com 2 entradas fêmea e adaptadores mais baratos com apenas 1 entrada fêmea. O de 1 entrada seria suficiente ou é melhor pegar o de 2 entradas? O de 2 entradas entrega mais energia para a placa de vídeo?

Um de 2 entradas seria melhor, pois divide os pontos de conexão (a corrente elétrica é dividida, diminuindo as chances de pontos quentes), mas como sua fonte já tem o conector de 6 pinos, acho que seria melhor e mais prático um adaptador de 6 para 8 pinos, sua placa não consome muita energia, então não precisa se preocupar com sobrecarga no conector de 6 pinos (e a carga é dividida com o slot PCI-Express, já que a placa-mãe já fornece até 75 Watts direto no slot da placa de vídeo).

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, marclbr disse:

Um de 2 entradas seria melhor, pois divide os pontos de conexão (a corrente elétrica é dividida, diminuindo as chances de pontos quentes), mas como sua fonte já tem o conector de 6 pinos, acho que seria melhor e mais prático um adaptador de 6 para 8 pinos, sua placa não consome muita energia, então não precisa se preocupar com sobrecarga no conector de 6 pinos (e a carga é dividida com o slot PCI-Express, já que a placa-mãe já fornece até 75 Watts direto no slot da placa de vídeo).

OK, vou tentar fazer isso, muito obrigada.

Postado
15 horas atrás, Catexia disse:

Acho que não tem como colocar mais fans.

Ok. Se começar a ter problemas de temperatura deve procurar FAN com maior airflow e trocar (fluxo de ar, é colocado nas especificações como CFM(cubic feet minute-pés cúbicos por minuto, mais ou menos 28 litros/minuto, os FAN de gabinete costumam ter entre 20 a 35 CFM). Nesse caso recomendo procurar FAN que tenha PWM de 4 pinos, tem que ver se na MB tem saída auxiliar para esse tipo de FAN).

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, PedraX disse:

Ok. Se começar a ter problemas de temperatura deve procurar FAN com maior airflow e trocar (fluxo de ar, é colocado nas especificações como CFM(cubic feet minute-pés cúbicos por minuto, mais ou menos 28 litros/minuto, os FAN de gabinete costumam ter entre 20 a 35 CFM). Nesse caso recomendo procurar FAN que tenha PWM de 4 pinos, tem que ver se na MB tem saída auxiliar para esse tipo de FAN).

Ok, obrigada pela informação! Comprei pasta térmica de boa qualidade então tenho esperança de que não vai ser necessário trocar nenhum FAN.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!