Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sou leiga no assunto e gostaria de tirar umas dúvidas.

Vou fazer um upgrade de placa de vídeo, estou pensando em comprar uma GTX 1660 Super.
Minha fonte atual é Dell 460W (D460AM-02). Ela não possui conector de 8 pinos, nem 6+2 pinos, apenas 6 pinos. A placa de vídeo vai precisar 8 pinos.

Me falaram que eu posso usar um adaptador Molex para 8 pinos (ou SATA para 8 pinos). Tem também adaptadores 6 pinos para 8 pinos.

Isso daria certo? Pelo que entendi cada cabo entrega um valor diferente de W, o cabo Molex entrega menos energia do que um cabo de PCI-e 8 pinos por exemplo. O adaptador corrige isso e faz o cabo entregar mais ou o adaptador fica limitado aos Watts do cabo original? Resumindo, o adaptador vai conseguir alimentar a placa de vídeo corretamente?

Mais uma dúvida, sobre essa fonte... Ela possui 3 linhas +12V, sendo a melhor delas 18A. Não entendo muito bem como funcionam essas fontes de linhas múltiplas, a placa de vídeo será alimentada por apenas 1 linha +12V ou as 3 linhas combinadas? As 3 linhas combinadas entregam 385W. O meu processador + placa de vídeo consomem em torno de 209W então acho que nesse caso essa fonte seria suficiente. Mas se for apenas 1 linha +12V alimentando a placa de vídeo, tem como eu saber qual linha está alimentando ela? Porque tem uma linha +12V que só possui 8A, nesse caso não seria suficiente para a placa de vídeo, mas imagino que seja a linha de maior corrente alimentando ela. Só que se eu usar adaptador Molex para 8 pinos talvez seja a linha 8A alimentando os Molex.

Postado

Depende do projeto da fonte, muitas fontes (provavelmente a maioria delas) apesar de dizerem que tem mais de uma linha de +12v, tem apenas uma, pois os fios amarelos (+12v) estão todos soldados no mesmo barramento dentro da fonte (talvez possa ter alguma limitação de corrente nas trilhas da PCB da fonte, em alguns casos).