Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há uma semana ando lidando com problemas com o processador, depois de reiniciar o PC nem todos os núcleos parecem "ligar", no gerenciador de tarefas mostra 4 núcleos, às vezes 3, chegou até mostra 1 núcleo, e só depois de reiniciar o PC umas 2 ou 3 vezes que todos os núcleos finalmente apareciam. Eu também dava uma olhada no msconfig porém mostrava mesma quantia que o gerenciador de tarefas. Também já tentei dar uma olhada na BIOS, porém não sei muito navegar ali, o máximo que encontrei foi uma opção que mostrava todos os núcleos e o número que eu podia selecionar era 0.

Isso pode talvez ser culpa minha por eu deixar o PC ligado por dias consecutivos há 1 ano desde o upgrade que fiz quando comprei o kit Machinist pela AliExpress, isso pode ter causado problema na BIOS e possivelmente não esteja acompanhando junto com o ligamento do PC, assim resultando em aparecer metade dos núcleos ativos. Já faz um tempinho que a BIOS pareceu demonstrar problemas, como por exemplo em momentos em que não passava da tela de boot (hoje em dia parece não acontecer mais), esse problema em específico foi logo após uma queda de energia, enquanto esse de núcleos foi depois de desligar o PC normalmente e ter ligado no dia seguinte semana passada.

No caso agora está com todos os núcleos ativos, porém eu queria chegar na causa do problema, pois eu iria preferir não ter que ficar reiniciando até todos os núcleos aparecerem.

Querendo esclarecer também que eu fiz o turbo boost no processador, e instalei outra BIOS que não é a que veio com a placa-mãe, no caso instalei a BIOS da placa-mãe HUANANZHI X99, mas não acho que isso possa ter causado os problemas, mas sim eu deixar o PC ligado quase 24/7.

O meu Windows é o 11.

Caso isso seja um problema com a BIOS, o que poderia ser feito?

Componentes do meu PC (caso preciso especificar mais só falar):

Placa-mãe: Machinist X99 RS9 LGA 2011-3

Processador: Intel(R) Xeon(R) CPU E5-2640 v3

memória RAM: 2x8 DDR4 (Machinist)

Placa de vídeo: AMD RX 550 2GB

Postado

Até onde eu sei esses Kit Xeon do Aliexpress não tem suporte ao Windows 11, mas antes de qualquer coisa, esse "problema" tem afetado o desempenho em jogos ? O pc fica travando no dia a dia ? Caso a resposta seja não, fecha o gerenciador de tarefas e vai curtir teu pc

Postado
40 minutos atrás, RS Faria disse:

@Hawkinss

Deixar ligado 24/7 não tem nenhuma influência, pra acontecer esse tipo de coisa.. Esse Xeon é uma peça de servidor, feita justamente pra isso...

Isso é software, seja BIOS ou o Windows..

Seria a solução formatar o PC? Ou posso fazer algo em relação a BIOS?

34 minutos atrás, C. Gabriel Marques disse:

Até onde eu sei esses Kit Xeon do Aliexpress não tem suporte ao Windows 11, mas antes de qualquer coisa, esse "problema" tem afetado o desempenho em jogos ? O pc fica travando no dia a dia ? Caso a resposta seja não, fecha o gerenciador de tarefas e vai curtir teu pc

Funciona normalmente no Windows 11, esses problemas são bem recentes. E sim, quando vejo que no gerenciador de tarefas mostra poucos núcleos, há perca de performance em jogos, que por sinal, descobri esse problema justamente porque eu estava com uma péssima performance em um jogo, e eventualmente notei no gerenciador de tarefas que tinha apenas 1 núcleo.

Postado
agora, RS Faria disse:

@Hawkinss

Vale tentar formatar o Windows, se é que não fez isso lá atrás, quando pegou o kit.. Esse problema de "sumir" núcleos no Windows até que é normal..

Fiz a formatação quando instalei o kit. E sobre sumir os núcleos, realmente somem, a performance em jogos chega a ficar ruim.
Uma outra formatação valeria a pena? E sobre a BIOS, devo fazer algo também?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!